Purê de batata: como fazer receitas deste acompanhamento simples e nutritivo

O purê de batata é um acompanhamento que agrada a todos e, apesar de simples, surgem muitas dúvidas ao executar a receita. Como engrossar o purê? Qual a melhor batata? Confira os truques para um delicioso purê de batatas

O purê de batata é um ótimo acompanhamento para as suas refeições. Ele pede poucos ingredientes e é menos calórico do que uma batata frita. Mesmo sendo fácil de fazer, sempre tem aquelas perguntas que surgem quando preparamos algo. Qual batata é melhor para fazer purê? Como evitar que ele fique aguado? O TudoGostoso está aqui para ajudar a tirar estas e outras dúvidas e para mostrar truques e receitas de como fazer um purê de batata delicioso. Confira!

Purê de batata: purê de batata em pequeno pote em formato de panela com alho de um lado e um pano xadrez do outro

O purê de batata é um acompanhamento prático e saudável.

Como fazer purê de batata simples?

Fazer um purê de batata simples é fácil e qualquer um é capaz de preparar. O purê é feito a partir de batata cozida e espremida com o espremedor. Outros ingredientes são adicionados para dar consistência e sabor, como leite, margarina e sal. Algumas receitas incrementam mais, mas todas começam com esta simples base. E uma dica: adicione o sal nas batatas durante o cozimento para que absorvam o sal uniformemente. Se colocar o sal só depois de fazer o purê, tem mais chances de que umas partes fiquem com sal e outras sem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Que tipo de batata é melhor para fazer purê?

Se você for ao mercado, provavelmente vai encontrar uma boa variedade de batatas para escolher. Só que nem todas elas são adequadas para fazer purê. Para que seu purê de batata fique mais cremoso, a batata precisa ser mais seca e com consistência farinhenta, o que indica que ela tem mais amido. Assim, a melhor batata para fazer purê é Asterix. As batatas Bintje, Baraka e Caesar também têm polpa seca e podem ser usadas no purê. Você também pode fazer purês diferentes e deliciosos usando batata-doce ou batata-baroa.

Qual é a batata Asterix?

A batata Asterix também é conhecida como batata rosa. Este nome denuncia a principal característica desta batata: a sua casca bem rosada. Por dentro ela é amarela como as outras, mas a sua casca rosada destoa e é fácil de localizar no mercado.

Qual a diferença da batata rosa e branca?

As batatas são mais diferentes entre si do que parecem e saber escolher a ideal para cada preparo é essencial para a receita não desandar. A batata rosa, ou Asterix, é bem sólida e seca, então quando cozinha esfarela e a polpa fica mais clara, por isso é boa para purê de batata e ainda serve para fritar, mas não fica boa em sopas ou saladas.

Entre as batatas mais brancas e amareladas, também existem algumas diferenças. As batatas Caesar, Bintje e Baraka, por exemplo, são mais secas e firmes, ainda que nem tanto quanto a Asterix. Já a Ágata, a Cupido e a Monalisa têm muita água na composição, então não ficam boas para purê ou fritura e são melhores em saladas e sopas.

Como fazer purê de batata sem o espremedor?

Usar o espremedor de batata é o método mais conhecido, mas não o único. Como a batata cozida desmancha facilmente, você consegue fazer purê amassando com um garfo ou com uma escumadeira. E fica a dica: não use o mixer ou o processador para fazer purê de batata porque isso altera a consistência e o purê fica pegajoso.

Purê de batata: porção de purê de batata em uma pequena panela branca e vermelha com tampa do lado

O ponto certo do purê de batata depende do preparo.

O que fazer para engrossar o purê de batata?

O purê de batata pode ficar aguado por alguns motivos. Pode ser pelo excesso de água das batatas, por cozinhá-las demais ou por adicionar leite em excesso. Mas calma porque você não precisa se desesperar ou jogar fora se acontecer. Felizmente, é possível consertar e engrossar o purê.

Aquecer o purê é uma boa maneira porque assim ela evapora a água. Você pode colocar no fogão, mexendo apenas de vez em quando para não grudar no fundo, colocar no micro-ondas por até dois minutos ou assar no forno por 10 a 15 minutos.

Adicionar ingredientes secos é outro método para engrossar o purê de batata. Leite em pó, flocos de batata, farinha, amido de milho, tapioca e queijo parmesão funcionam para esta tarefa. Escolha a opção que preferir e adicione uma quantidade pequena e misture. Vá colocando mais aos poucos até ficar no ponto desejado.

Viu como é fácil engrossar o purê de batata? E se você quiser saber como evitar ficar com um purê aguado para não ter o trabalho de engrossá-lo depois, nós temos mais dicas. Primeiro, na hora de comprar, prefira batatas menores porque elas têm mais amido e menos água. Segundo, depois de cozinhá-las, tire toda a água e seque-as com papel toalha para a água não entrar na mistura. Assim você terá um purê delicioso e com ótima consistência.

Pode comer purê de batata na dieta?

Sim. A batata tem nutrientes que fazem bem para a nossa saúde, mas muitas vezes fica de fora das dietas por causa das calorias. Só que isso depende do preparo. A batata frita, por exemplo, é mais calórica porque tem fritura em óleo na mistura. Mas isso não acontece com um purê que é feito com batatas cozidas.

Uma porção de 100g de purê de batata tem menos calorias do que a mesma porção de arroz. Ou seja, o purê de batata é um ótimo substituto ao arroz e uma boa fonte de carboidratos, importante para dar energia mesmo durante a dieta.

O que combina com purê de batata?

O purê de batata é um bom acompanhamento para um almoço ou um jantar e entra como a parte de carboidrato do prato. Por isso, comer junto de uma proteína é perfeito para uma dieta balanceada. Frango, peixe e carnes magras como filé mignon ficam uma delícia com o purê de batata. Se quiser um prato livre de carne, um purê com legumes salteados ou recheados fica igualmente saboroso.

10 receitas de purê de batata para fazer de acompanhamento

Purê de batata

Esta receita básica é fácil de preparar no dia a dia e usa um toque de alho para fazer a diferença no sabor.

Purê de batata: purê de batata em uma vasilha azul com uma pilha de batatas ao fundo

O purê de batata simples é fácil de fazer, mas você pode incrementar com os temperos certos.

Purê de batata simples

Para quem gosta de colocar mais tempero, aqui tem uma ótima indicação de purê de batata que leva salsinha, cebolinha e pimenta.

Purê de batata cremoso

Se você gosta que o seu purê fique mais cremoso, experimente usar creme de leite e requeijão na mistura.

Purê de batata-baroa

A batata-baroa, também chamada de mandioquinha, rende um bom purê e tem o mesmo modo de preparo.

Purê de batata-doce

Dá para fazer purê de batata-doce, se você preferir este tubérculo rico em fibras e outros nutrientes. Para prepará-la corretamente, veja as dicas de como cozinhar batata-doce.

Purê de batata ao forno com frango desfiado

O purê de batata ao forno com frango pode ser tanto acompanhamento como uma refeição inteira por si só.

Purê de batata com bacon e frango

Por que não incrementar esta gostosura com cubinhos de bacon?

Purê de batata recheado

Rechear o purê de batata com queijo e presunto como nesta receita fica muito saboroso.

Purê de batata com bacalhau

O purê de batata preparado com bacalhau é um prato completo.

Lasanha de purê de batata e frango

O purê de batata substitui a massa pronta nesta lasanha deliciosa.

Veja mais:

Batata smile: aprenda como preparar e congelar em casa

10 receitas com batata feitas no forno: práticas e deliciosas

Recomendadas
Pela Web