Pare de guardar as suas facas do jeito errado agora mesmo: aprenda como fazer com o TudoGostoso!

Aprenda como guardar as facas do jeito certo para elas durarem muito e não perderem o fio!

Você sabia que pode estar guardando suas facas de maneira errada? Pois é! Para que as nossas facas estejam sempre afiadas e em boas condições, é preciso saber como armazená-las. Mas não se preocupe, não é difícil guardar as facas do jeito certo. O TudoGostoso explica o que fazer, o que não fazer e dá dicas de como guardar as facas para que elas durem muito. Vem com a gente!

como guardar facas de cozinha do jeito certo

As nossas facas de cozinha precisam ser guardadas do jeito certo para aumentar a durabilidade

Qual a melhor maneira de guardar as facas?

A melhor maneira de guardar as facas de fio, que são aquelas que usamos no preparo das receitas, é separando-as de outros talheres e até mesmo de outras facas. Manter tudo junto dentro da gaveta é o pior tratamento para suas facas: as lâminas batem umas nas outras toda vez que abrimos e fechamos a gaveta, e quando procuramos por outros talheres. Quando isso acontece, elas podem perder o fio mesmo sem uso! Por isso, é importante aprender como guardar as facas do jeito certo para que elas durem muito mais. Para isso, é só seguir as dicas do TudoGostoso!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Onde guardar as facas de cozinha?

Existem muitas formas diferentes de guardar as facas de cozinha para que elas durem bastante e fiquem sempre afiadas. Hoje, nós vamos ensinar as 4 formas mais utilizadas pelos chefs para você nunca mais ter problemas com as suas facas.

Nas barras magnéticas

As barras magnéticas são, sem dúvidas, uma formas mais práticas e econômicas de guardar as facas. Para quem tem uma cozinha pequena, sem muito espaço de gaveta ou bancada, elas são ideais porque podem ficar presas à parede. O melhor é que nem precisa furar, você pode prendê-las com fita adesiva apropriada que é encontrada facilmente em lojas de decoração e materiais de construção.

como guardar facas de cozinha do jeito certo

As barras magnéticas são práticas para guardar as facas de cozinha e ideais para quem tem cozinha pequena

Nas bainhas

As bainhas foram uma das primeiras maneiras de guardar e transportar faca do jeito certo, desde os tempos remotos. Quando pensamos em bainhas, logo pensamos em espadas, mas elas também são feitas para lâminas menores como as facas de cozinha. As bainhas para facas são excelentes para quem precisa transportá-las com frequência, como em viagens. Os materiais mais utilizados são couro e madeira, e não dá para negar que eles conferem ainda mais estilo as suas facas. O único problema das bainhas é que elas precisam ser feitas sob medidas para garantir que servirão nas suas facas.

Nos cepos de madeira

Os famosos cepos ou porta facas são práticos e você consegue encontrar com facilidade em lojas especializadas e também pela internet. Alguns jogos de faca já são vendidos com o porta facas para facilitar na hora de guardar. Além disso, eles funcionam muito bem como um objeto de decoração da sua cozinha, e permitem que as facas fiquem sempre a mão.

como guardar facas de cozinha do jeito certo

Os cepos de madeira, ou porta facas, são ótimos para armazená-las e ainda funciona como um item de decoração da cozinha

Na gaveta

Os cepos de madeira e a barra magnética não são a melhor opção para quem tem criança em casa. Nesses casos, não tem jeito, a melhor forma de guardar as facas é na gaveta mesmo. Porém, é preciso ter alguns cuidados na hora de armazenar as facas na gaveta para não as danificar.

Para começar, o melhor é forrar o fundo da gaveta com feltro. Além disso, deixe essa gaveta reservada apenas para suas facas. Outra dica de como guardar as facas de cozinha na gaveta é utilizar organizadores específicos para facas, porque assim elas ficam separadas e não perdem o fio.

Dicas de conservação das facas de cozinha

Além de seguir as formas apropriadas de guardar as facas, é importante saber o que você pode e não pode fazer para manter suas facas bem conservadas!

A primeira dica do TudoGostoso é sempre secar as facas assim que lavar, para que elas não manchem. Além disso, guardar as facas ainda úmidas pode fazer com que elas percam o fio e até enferrujem.

Outra dica é nunca usar o lado áspero da esponja para não arranhar sua faca. Também não deixe as facas de molho porque elas podem perder o fio. O ideal é lavar as facas assim que terminar de utilizar para garantir que elas não ficarão com sujeiras encrustadas que são difíceis de retirar.

A ponta da lâmina é a parte mais frágil de qualquer faca; por isso, tome bastante cuidado para que ela não amasse nem entorte, porque pode prejudicar o seu uso.

como guardar facas de cozinha do jeito certo

Um organizador de facas para as gavetas é a pedida certa na hora de armazenar as facas para durarem mais!

Veja mais:

Não segure a faca de cozinha errado! Aprenda a manusear o utensílio de forma segura

6 produtos de cozinha para sempre ter em mãos

 

Recomendadas
Pela Web