Ovo cozido: tempo de cozimento é o segredo para acertar o ponto da gema

Se você sempre erra o ponto da gema quando faz ovo cozido, não perca as dicas do TudoGostoso. Aprenda o tempo certo para cada gema, mole, cremosa ou dura, e deguste o seu ovo do jeitinho que preferir!

Você sempre teve dúvidas em como fazer o ovo cozido da forma correta? Se você ainda não sabe o tempo certo de cozimento para conseguir um ovo mollet, aquele com a gema mole, ou mesmo o ovo duro, com a clara e a gema sólidas, o TudoGostoso te indica alguns truques culinários. Descubra também como fazer ovo cozido no micro-ondas, como descascar o ovo cozido, quais os benefícios desse ingrediente queridinho para o nosso corpo e, por fim, aprenda como fazer receitas que levam ovo. Confira!

Ovos cozidos

Aprenda a fazer o ovo cozido perfeito

Ovo cozido: tempo define gema mole, cremosa ou dura

O tempo fará toda a diferença no aspecto do ovo. Para o ovo mollet (clara cozida firme e a gema mais mole), o cozimento deve ser de 5-6 minutos. Para obter o ovo cremoso (gema cremosa), o processo deve ser de 7 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos. Já para o ovo duro (completamente cozido, com clara e gema sólidas), 10-15 minutos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como fazer ovo cozido?

Lembre-se, antes de tudo, não deixe o ovo na geladeira, pois a temperatura dele interfere no cozimento. O ovo precisa ser mantido em temperatura ambiente.

O processo é bem simples: em uma panela pequena, ferva água ao fogo médio. Quando a água estiver fervendo, leve o ovo até a panela e abaixe o fogo. Conte os minutos (de acordo com a sua preferência, ou seja, se deseja uma gema mais mole ou mais dura) e apague o fogo após esse tempo. Pronto! O ovo estará cozido.

Como ter certeza que o ovo está cozido?

Para saber se o ovo está cozido, existem alguns truques culinários que podem te dar uma mãozinha. O primeiro é “rodopiá-lo” em uma bancada lisa. O ovo cozido vai rodopiar, já o ovo cru não vai girar. O segundo truque é agitá-lo. Caso você sinta um movimento no interior, o ovo ainda está líquido. A última dica é observar se o ovo está com a casca quebrada enquanto ele cozinha. Se ele começar a rachar, isso significa que ele já está cozido. Mas, atenção, não deixe a casca quebrar demais, pois isso revela que o ovo passou do ponto e cozinhou demais.

Como acertar o ponto do ovo cozido: dois ovos em um prato

Como acertar o ponto do ovo cozido: descubra truques

Como fazer ovo cozido no micro-ondas?

Se você está sem tempo de ficar observando o ovo cozinhar na panela, uma outra opção é prepará-lo no micro-ondas. Para isso, você precisa colocar o ovo dentro de um recipiente que possa ir ao eletrodoméstico (lembre-se de não usar alumínio). Em seguida, coloque água até cobrir o ovo e uma pitada de sal. O truque culinário é acrescentar algumas gotas de vinagre. Esse ingrediente ajuda a amolecer a casca e evita que o ovo exploda. Após essa etapa, ligue o micro-ondas e deixe-o cozinhando por 3-5 minutos. Após o tempo, desligue. O seu ovo cozido estará pronto!

Como descascar o ovo cozido?

Para facilitar, você pode colocar o ovo cozido ainda quente em um recipiente com água fria. Isso fará com que a casca solte do ovo. Após isso, dê pequenas pancadinhas na bancada da cozinha. Pronto, agora é só retirar a casca com calma.

Quais os benefícios do ovo para o nosso organismo?

O ovo é fonte de vitaminas A, E, do complexo B, além de ter minerais. O alimento ajuda a aumentar a massa muscular, na perda de peso, fortalece o sistema imunológico, diminui o colesterol ruim, fortalece os ossos, ajuda a combater a anemia, entre outras vantagens.

Confira 5 receitas com ovo cozido

Agora que você já sabe como fazer o ovo cozido, que tal preparar deliciosos pratos usando esse alimento? Clique nos nomes das receitas para ver os ingredientes e o modo de preparo. Bom apetite!

Salada de tomate com ovo cozido 

Quer preparar uma saladinha? Esse prato é simples e saudável! O melhor: leva só 10 minutos para ficar pronto!

Maionese com ovo cozido

Para fazer essa receita, são necessários os seguintes ingredientes: leite, sal, suco de 1/2 limão, óleo, ovo cozido, cebolinha verde, alho e azeite. O prato fica pronto em 15 minutos!

Ovo cozido: maionese em um recipiente branco em cima da mesa

Confira como fazer essa receita que leva ovo cozido

Pizza à portuguesa

Já pensou em parar de pedir pizza e fazer a sua própria versão em casa? Isso é possível! E, claro, não pode esquecer do ingrediente principal: o ovo cozido!

Moqueca de ovo

Essa é uma receita low carb e criativa! Confira o modo de preparo e os ingredientes.

Farofa de ovos

Esse é um dos pratos mais comuns na gastronomia brasileira. E ela pode ficar ainda melhor com o ovo cozido.

Veja também: 

Como descascar ovo de codorna facilmente: veja dicas

Como higienizar ovo e outros alimentos que não podem ser lavados

 

Recomendadas
Pela Web