Os segredos do frango frito perfeito

Apesar de ser um prato rápido e prático, fazer um frango frito perfeito exige algumas medidas que garantem a crocância da casquinha, a suculência do interior e pedaços da ave bem sequinhos.

Um frango perfeito, com a crosta crocante e o interior suculento, pode ser mais fácil de se fazer do que você imagina. Siga nossas dicas e delicie-se!

Frango frito é um prato muito popular, presente na maior parte dos restaurantes e redes de fast food do planeta. Sua popularidade se dá pelo fato de ser fácil, rápido e prático de ser feito, além do sabor, que agrada a maioria absoluta dos consumidores de carne pelo mundo.
Por ser uma opção de prato que apresenta tantos pontos positivos, é ótimo saber prepará-lo em casa. Desse modo, podemos controlar a qualidade e a procedência dos ingredientes, variar nos temperos e condimentos, criar deliciosos acompanhamentos e garantir que a receita saia mais saudável, menos calórica e gordurosa. Uma ótima dica é executar a receita com um belo frango orgânico!
Mas não pense que, por se tratar de um prato tão popular, ele é facílimo de ser preparado. Então, para que seu frango frito fique no ponto certo, com aquela casquinha crocante por fora e macio e suculento por dentro, reunimos dicas que o ajudarão a servir o frango frito perfeito.
Vem com a gente!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Antes de tudo, é importante saber que alguns cortes de frango são mais indicados para a fritura, como as sobrecoxas e os filés. Nem todas as partes do animal devem ser fritas, já que algumas têm partes onde o óleo pode acumular e outras que podem não cozinhar muito bem.

Para o frango ideal, você precisará de temperos a gosto, ovos e dois tipos de farinha: a de rosca e a de trigo. Bata muito bem os ovos até formar uma espuma. Então passe o frango no ovo batido e deixe escorrer para tirar o excesso. Em seguida, envolva o pedaço de carne na farinha de rosca — certifique-se de que a carne esteja completamente coberta com a farinha de rosca. O próximo passo é com a farinha de trigo. Peneire bem a farinha e jogue sobre a carne já envolta em farinha de rosca. Você pode peneirar o trigo já sobre os bifes, isso facilita e encurta o processo! O importante é nunca deixar de envolver o frango no trigo, já que é ele que garante uma casquinha crocante!

A fritura do frango deve ser feita por imersão, de modo que todas as partes do bife fritem ao mesmo tempo e por igual. Para isso, no caso de estar preparando bifes, três ou quatro dedos de óleo na frigideira ou panela resolvem.

Para finalizar, coloque o frango em um prato forrado com papel-toalha para que a gordura seja absorvida e você tenha um bife bem sequinho e ainda mais crocante.

Outras dicas podem levá-lo a preparar um frango frito perfeito. Não frite em óleo muito quente, 180º C é a temperatura ideal. Mantenha sempre o fogo de baixo a médio para evitar que o óleo aqueça mais que o desejado.

Você também pode temperar os ingredientes que utilizará para empanar o frango. Colocar um pouquinho de sal e pimenta-do-reino em pó no ovo batido e na farinha de rosca pode deixar os sabores do prato mais intensos. Mas não dê bobeira! Caso utilize essa dica, reduza um pouquinho o tempero do frango para que ele não fique salgado.

Uma outra medida interessante é retirar os pedaços de ave da frigideira com o auxílio de um garfo. Isso evita que a escumadeira leve óleo para o prato ou travessa onde vai servi-los, reduzindo a gordura.

Por último, mas não menos importante: ao começar a fritar o frango, preaqueça o forno em temperatura baixa e em seguida desligue o fogo. Armazene os pedaços já fritos dentro do forno, mantendo-os quentinhos e evitando que fiquem borrachudos.

Recomendadas
Pela Web