Óleo, azeite e manteiga: saiba quando usar cada um

Quer aprender quando usar cada tipo de gordura nas suas receitas? Fica de olho nessa super dica que o TudoGostoso preparou para você!

Você é do tipo que fica confuso com a infinidade de ingredientes à disposição na sua frente? Nossa culinária é riquíssima e cada receita tem o seu jeitinho de ser feita. Por isso, quem decide se aventurar na cozinha pode ter dúvidas de quando usar óleo, azeite e manteiga no preparo dos alimentos. Não basta só observar qual o mais saudável, para fazer essa escolha é preciso levar em consideração as técnicas de preparo, a cultura do lugar de origem, a consistência e, lógico, o sabor do prato. Quer saber quando é a hora de usar esses ingredientes na sua receita? Acompanha com a gente aqui embaixo!

Óleo, azeite e manteiga: saiba quando usar cada um

Óleo, azeite e manteiga

Como não errar na hora de usar óleo, azeite e manteiga nas suas receitas

Quais as particularidades de cada ingrediente?

Para começar, nada melhor do que falar das diferenças de cada um deles na hora de cozinhar. Então anota aí como se comportam óleo, azeite e manteiga nos pratos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O óleo vegetal é rico em gorduras poli-insaturadas (que auxilia na redução do colesterol), começa a queimar em temperaturas mais altas e, ao contrário do que muita gente pensa, não é composto apenas de gorduras ruins.

Já o azeite, considerado um óleo mais natural e saudável, tem como característica a adição de sabor nos alimentos. Queima em temperaturas muito inferiores: por isso, se a sua intenção é usar para frituras, prefira a versão extravirgem, que é filtrada e aguenta temperaturas por volta de 180º C

Por sua vez, a manteiga, naturalmente de origem animal, possui nutrientes não encontrados nos óleos anteriores. É claro que estamos falando da manteiga original, não da margarina, muito comum em mercados. Apesar de queimar em temperaturas mais baixas, dá um sabor delicioso aos grelhados e refogados.

Quando é a hora de usar óleo, azeite e manteiga?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada um deles, vamos ao que interessa: como saber quando usá-los? Para responder a essa pergunta, o primeiro ponto é pensar nos seus componentes e em como se comportam.

Óleo: mais utilizado para frituras, também é um ingrediente superimportante para receitas que pedem uma base mais fluida. Combinado a isso, normalmente não adiciona sabor nos alimentos, o que torna o seu uso ótimo para molhos, como é o caso da maionese.

Azeite: entrega um plus de sabor e aroma aos pratos. Por conta do seu ponto de ebulição, é mais usado em preparos que exigem pouco tempo de fogo, caso de grelhados e salteados, além de ser delicioso para a finalização dos pratos.

Manteiga: ela é a queridinha dos chefs. Base para receitas clássicas como o hollandaise, é superversátil e serve perfeitamente tanto para o preparo de massas, quanto para molhos com uma textura mais aveludada.

Curtiu? Para entender melhor o que usar em cada prato, preste bastante atenção nos ingredientes e quantidades indicados nas nossas receitas. E não deixe de ver mais dicas úteis e deliciosas aqui no nosso blog.

Recomendadas
Pela Web