O segredo para dispensar o leite de vaca nas receitas low carb

Substituir o leite de vaca nas dietas low carb é mais simples e mais barato do que você imagina. Veja algumas opções e aproveite as receitas com baixo índice de carboidratos!

Você já conhece a dieta low carb? Como o nome sugere, essa é uma dieta com redução de carboidratos com foco, principalmente, no emagrecimento ou manutenção de peso. Mas como é possível imaginar, para segui-la é importante apostar em receitas específicas e mudar alguns hábitos alimentares, como evitar o leite de vaca.

Normalmente, uma alimentação regular é composta de 50% a 60% por carboidratos. Alguns deles são fáceis de identificar no dia a dia, como pão, batata, arroz e macarrão, por exemplo. Mas não é só isso! Os carboidratos estão presentes em vários outros alimentos e até em bebidas, como o próprio leite. A boa notícia é que dá para substituir o leite de vaca nas receitas low carb e o TudoGostoso te mostra como. Veja como nas próximas linhas!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aprenda a substituir o leite de vaca nas receitas low carb de um jeito simples

O leite de vaca é permitido na dieta low carb?

Na verdade, o leite de vaca não é permitido na dieta low carb porque é rico em carboidratos. Se você checar a tabela nutricional de qualquer leite no supermercado, vai notar que, em média, um copo de 200ml tem entre 10g a 12g de carboidrato. Note, ainda, que esse número não muda se o leite for desnatado, por exemplo. O que muda é só a quantidade de gorduras.

Nos parâmetros low carb, essa quantidade é considerada alta, especialmente para uma bebida com poucos nutrientes e que não promove saciedade. Inclusive, vale lembrar que o carboidrato do leite é a lactose, que por sua vez também é um tipo de açúcar. E, por todos esses motivos, ele não se encaixa na dieta low carb.

Outros laticínios e derivados do leite são permitidos na dieta low carb?

Talvez você se depare com alguma receita low carb que leve creme de leite ou queijo. Então será que os derivados do leite são permitidos? É importante lembrar que não é interessante basear a dieta em laticínios se você faz low carb. No entanto, alguns deles podem ser usados opcionalmente por conterem baixo nível de lactose e, consequentemente, de carboidratos.

É o caso destes grupos de laticínios: queijos, iogurte natural e gorduras, como nata, manteiga e creme de leite. Comedidamente, eles podem fazer parte da dieta low carb, já que ela visa a redução e não a eliminação por completo dos carboidratos da rotina alimentar.

Qual leite é permitido na dieta low carb?

O segredo para dispensar o leite de vaca nas receitas low carb é trocá-lo por leites vegetais. Esses, sim, são apropriados para esse tipo de dieta porque contêm baixo teor de carboidratos.

As opções são inúmeras, o mais popular é o leite de coco, mas é possível extrair leite vegetal de praticamente todas as oleaginosas e sementes, como amêndoas, avelãs, castanhas, gergelim, semente de girassol, aveia etc.

A escolha varia mais conforme o gosto pessoal, afinal cada um deles traz um sabor residual que pode agradar mais ou menos a cada pessoa, e também conforme seu custo. Você pode imaginar que um litro de leite de amêndoas pode sair mais caro de produzir do que um litro do de aveia, certo?

Com a crescente da comunidade vegana, já é possível encontrar os leites vegetais vendidos prontos na maioria dos supermercados. Mas prepará-los em casa costuma ser uma opção mais econômica, conforme ensinaremos mais adiante.

Leites vegetais para você experimentar em casa

Leite de amêndoas é opção prática e saborosa de bebida vegetal

Que tal preparar sua própria bebida vegetal? Confira algumas receitas de leite vegetal e experimente!

Leite de amêndoas caseiro

Para esse leite vegetal, você só vai precisar de uma xícara de amêndoas e três xícaras de água. O modo de preparo é bem simples. Confira!

Leite de aveia

Sabia que o leite de aveia tem mais cálcio do que o próprio leite de vaca? Vale a pena experimentar!

Leite de coco

O leite de coco é delicioso e pode ser usado em muitas receitas, inclusive no café. Você vai amar essa combinação.

Leite de castanha do pará

Além da castanha e água, esse leite tem um toque especial de sal e mel. Um sabor a mais para o seu leite do dia a dia!

Leite de inhame

Leite de inhame é uma opção diferente, mas bastante nutritiva. E a receita é uma das mais simples que existem. Aprenda a fazer!

Receitas low carb deliciosas do TudoGostoso

Estar de dieta não significa ficar com fome e nem deixar de comer comidas gostosas. Existem muitas sobremesas deliciosas permitidas na dieta low carb porque levam leites vegetais ou derivados do leite que são liberados. Veja as opções:

Manjar de coco low carb

Uma sobremesa leve, saborosa e fácil de fazer! Leva leite de coco, coco ralado e gelatina diet. Veja o passo a passo!

Trufas de chocolate low carb

Você ama chocolate e não consegue ficar sem? Então essas trufas são perfeitas para você! Para ser ainda mais saudável, leva cacau 100% e chocolate 70%.

Leite condensado low carb

Receita superversátil! Depois de aprender a fazer esse leite condensado à base de coco vai ficar mais fácil adaptar suas receitas favoritas.

Mousse de chocolate low carb

Sobremesa deliciosa, low carb e que fica pronta em 10 minutinhos? Temos! Adicione frutas por cima para ter uma refeição mais equilibrada.

Bolo de chocolate low carb

Você pode estar na dieta low carb e ainda comer bolo de chocolate. Essa receita ainda leva farinha de coco e fica deliciosa. Aprenda a fazer!

Veja mais:

40 receitas low carb fáceis e gostosas para montar as refeições da semana

Receitas low carb para o frio: confira opções fáceis e quentinhas

Menu low carb: confira receitas para uma refeição completa

Recomendadas
Pela Web