Não segure a faca de cozinha errado! Aprenda a manusear o utensílio de forma segura

Corte alimentos como um chef de restaurante cinco estrelas com uma dica simples e útil de como segurar a faca de cozinha!

Será que você segura faca de cozinha da maneira correta? Embora cada um tenha o seu método e todos possam funcionar, existe uma forma certa para segurar o utensílio que a maioria dos profissionais usa. Não se trata de frescura! Algo simples como a posição da sua mão no cabo da faca influencia no corte e também no seu conforto. Se você quer aprender como manusear uma faca de cozinha como um verdadeiro chef, confira no TudoGostoso o jeito certo de usar a ferramenta culinária.

como segurar faca de cozinha: pessoa cortando cebola com uma faca em uma tábua de madeira

Existe uma maneira mais segura e confortável de usar a faca de cozinha

Como NÃO segurar faca de cozinha?

Antes de começar, você agora deve estar pensando se segura a faca de cozinha certo ou não. Então vamos analisar as maneiras mais comuns para entender porque, apesar de funcionarem, não são as mais indicadas. O primeiro erro é segurar a faca pelo cabo. Apoiar a mão mais perto da base exige mais esforço e cansa mais. Quanto mais longe da lâmina, mais força você precisa aplicar, então evite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O segundo erro é segurar com o indicador em cima da parte da lâmina. Ficou surpreso? Esta posição é uma das mais populares e muitos acreditam ser a correta, mas não é. Neste caso você está colocando toda a força em um dedo e ainda limita seus movimentos e força o seu pulso. Ou seja, é mais uma mania que vale a pena trocar.

como segurar faca de cozinha: dica de como não segurar faca com dedo em cima do cabo

Segurar o cabo pela ponta e botar o dedo indicador em cima cansa o pulso e ainda pode causar acidentes

Como segurar a faca de cozinha do jeito certo?

Mas então qual o jeito certo de segurar a faca de cozinha? O truque é balancear a faca com o polegar e o indicador da sua mão dominante. Normalmente o ponto de equilíbrio fica na lâmina bem perto do cabo, em uma parte justamente chamada de “apoio”.

Quando encontrar o ponto, mantenha os dedos sobre ele e com o resto da mão segure em volta do cabo. Assim você terá dois dedos apoiados na lâmina e o dedo do meio ficará na quina entre a lâmina e o cabo.

como segurar faca de cozinha: pessoa segurando faca de cozinha com dedos perto da lâmina

Quanto mais perto sua mão estiver do centro de equilíbrio da faca, mais estabilidade você terá

Ao segurar a faca de cozinha dessa maneira, você ganha mais suporte para o corte e os movimentos ficam mais naturais. Você consegue cortar mais rápido, com mais precisão e menos esforço. No fim até o seu pulso agradece e não fica dolorido mesmo após fatiar vários legumes ou carnes.

Como escolher a faca de cozinha ideal para cada corte?

Outra dica legal para facilitar o seu dia a dia na cozinha é escolher o tipo de faca certo para cada atividade. Claro que, na falta de opções, usar a mesma para tudo pode servir. Mas, se você tiver ao seu alcance uma variedade maior de ferramentas culinárias, vale a pena usar o mais indicado para cada ação.

A faca de cozinha mais tradicional e versátil é também chamada de faca do chef. Ela é uma das facas básicas da culinária, tem de 15 a 30cm de comprimento e sua lâmina é lisa e curva, facilitando o movimento de corte. Pode ser usada para legumes, frutas e até carnes!

como segurar faca de cozinha:: faca de chefe em cima de uma tábua de madeira

A faca de cozinha tem uma base larga para apoiar a mão e uma ponta fina para facilitar o corte de vários alimentos

Algumas pessoas preferem ter uma faca diferente para cada tipo de alimento. Se estiver procurando por uma faca de legumes, lâminas pequenas são mais adequadas. Por outro lado, as lâminas grandes são ideais para carnes. Ambas têm lâminas mais lisas que facilitam o trabalho. Agora, se quiser cortar pão, a faca ideal é a longa e serrilhada.

Dicas para manusear a faca de cozinha adequadamente

Se você quer usar a faca de cozinha como um verdadeiro chef, é bom seguir boas práticas de manuseamento e de armazenamento dessas ferramentas tão importantes. Para os cortes serem limpos e fáceis, procure afiar as facas de tempos em tempos. Se possível, guarde-as em um cepo ou em outro local separado em vez de deixá-las soltas na gaveta.

como segurar faca de cozinha: pessoa segurando pepino com os dedos dobrados e cortando com uma faca de cozinha na tábua

Mantenha os dedos dobrados para não se cortar enquanto fatia alimentos

Ao fatiar ou picar ingredientes nas tábuas de corte, não segure os alimentos com a ponta dos dedos para fora. Em vez disso, deixe os dedos sobrados com as pontas segurando por dentro. Assim os ossinhos dos dedos servem de apoio e você evita acidentes. Segurança é fundamental ao usar essa ferramenta de cozinha.

Veja mais:

Receitas fáceis para iniciantes: 10 pratos básicos para quem não tem experiência na cozinha

Carne para churrasco: aprenda a escolher os melhores cortes

Recomendadas
Pela Web