Não gosta de cozinhar? Essas 6 atitudes vão facilitar a sua vida

Não gosta de cozinhar, mas quer deixar a tarefa mais fácil? Confira as dicas do TudoGostoso para otimizar os processos e tornar a prática mais prazerosa.

Cozinhar é um verdadeiro martírio para você? Enquanto umas pessoas amam, outras simplesmente detestam a tarefa e fazem de tudo para evitar, incluindo pedir delivery, se alimentar de congelados ou depender de outras pessoas. Mas se você está determinado a incluir a culinária no seu dia a dia, está no lugar certo. TudoGostoso reuniu dicas importantes para tornar o ato de cozinhar mais leve e fácil. Veja quais são!

Se não gosta de cozinhar, busque fazer receitas mais simples

Quais as vantagens de cozinhar?

Por mais que cozinhar não seja uma tarefa agradável para muitas pessoas, vale a pena se esforçar para incluir esse hábito na rotina. Afinal, preparar a própria comida traz diversos benefícios, como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mais autonomia

Cozinhar a própria comida é sinônimo de autonomia em vários sentidos. Você será capaz de selecionar seus ingredientes e temperos, fazendo a comida do seu jeito, com o seu gosto. Também estará apto a se organizar para ter as refeições na hora que quiser, sem ter que depender do entregador chegar com a marmita ou de alguém preparar a comida para você.

Economia de dinheiro

Já experimentou colocar na ponta do lápis seus gastos mensais com pedidos de delivery ou com saídas para comer? Provavelmente é possível reduzir esse valor consideravelmente, adotando mais refeições em casa. Por isso, para quem está buscando economizar dinheiro, cozinhar é uma ótima ideia.

Comida mais natural

É claro que dá para comer comidas saudáveis e de boa qualidade na rua, mas nem sempre checar a procedência dos preparos é algo fácil. Temperos industrializados, óleo vegetal e outros ingredientes como esses costumam ser utilizados nos restaurantes e se você está buscando se alimentar melhor, preparar a própria comida é uma forma de garantir que apenas ingredientes de boa procedência serão utilizados.

Oportunidade de confraternizar

A comida gera ótimas oportunidades de se reunir com os amigos e criar boas memórias, o Natal é a prova disso. Saber cozinhar, portanto, também é uma forma de confraternizar, agradar a quem você ama e gerar bons momentos em volta da mesa. Vale a pena tentar, não acha?

O que fazer quando não gosta de cozinhar?

Bruschettas são aperitivos fáceis de fazer para os amigos

A essa altura você já deve estar convencido a começar a cozinhar, mas como tornar a tarefa mais prazerosa? A dica é simplificar os processos e ressignificar a tarefa. Confira seis formas de fazer isso:

1. Comece com comidas fáceis e rápidas

Se cozinhar é uma atividade custosa para você, que tal encurtar as etapas e simplificar as receitas? Comece com pratos fáceis de fazer porque a medida que for praticando, vai ganhando mais confiança para as receitas elaboradas. Não se preocupe, dá para preparar comidinhas deliciosas e fáceis para agradar os amigos e aproveitar os benefícios de cozinhar desde o início, como as finger foods.

2. Convide pessoas para cozinhar com você

Se cozinhar sozinho é muito entediante, ter a companhia de alguém pode ajudar a melhorar o clima. Sem contar que dá para dividir as tarefas, inclusive aquelas mais chatas. Essa é uma boa forma de se familiarizar com os processos da cozinha sem sofrer tanto.

3. Planeje as refeições da semana

Um pouco de organização é capaz de facilitar demais a rotina na cozinha. Por isso, vale a pena separar o fim de semana ou um dia mais tranquilo para você para pensar em quais pratos pretende fazer nos próximos dias, assim como checar os ingredientes que faltam. Uma dica é ir ao mercado semanalmente, dessa forma fica mais simples checar o que deve ser comprado.

4. Invista em bons utensílios de cozinha

Se acha que cozinhar é uma atividade chata e você ainda precisa se virar nos 30 para cortar carnes com facas de pão ou fazer frituras usando garfos, aí é que fica mesmo difícil ficar motivado a fazer comida, não é?

É claro que não é necessário ter todos os itens de cozinha de cara, mas investir em alguns mais básicos, como uma faca afiada, tábua de cozinha e escumadeira é uma forma de facilitar o dia a dia, além de incentivar a ir para a cozinha mais vezes.

5. Esteja aberto a provar

Iniciar sua jornada como cozinheiro deve ser também uma oportunidade para adentrar no mundo dos sabores e novas experiências. Você vai poder experimentar temperos novos e receitas diferentes, por isso não tenha medo de provar.

Aliás, vale a pena cozinhar algumas comidas que você jurava que não gostava. Muitas vezes tudo é questão da forma de preparo ou tempero que fez você acreditar que não curtia a comida. Fazendo de um jeito diferente é possível ter uma experiência bem melhor. Que tal?

6. Ouça música

Você pensou em associar o ato de cozinhar com uma outra atividade que goste muito? Pode ser ouvir música, escutar podcasts ou qualquer coisa que te deixe mais animado e contente. Temos certeza que, desse jeito, cozinhar vai ficar mais fácil.

Veja mais: 

Receitas fáceis para iniciantes: 10 pratos básicos para quem não tem experiência na cozinha

Cozinha para iniciantes: guia do TudoGostoso traz 8 dicas essenciais para quem nunca cozinhou

SOS dos temperos: o que todo cozinheiro iniciante deve ter em casa

Recomendadas
Pela Web