Molho bechamel: veja como fazer

Quer saber o que é e como fazer molho bechamel de um jeito bem simples e muito gostoso? Então vem conferir as dicas que a gente separou para você.

Imagine reunir a família em volta da mesa e saborear aquela lasanha suculenta e deliciosa. E molhos bem feitos podem dar um sabor a mais para a sua comida, deixando-a bem gostosa. Dentre os utilizados em vários preparos, um deles é o molho bechamel. Quer saber mais um pouco sobre o que é e, claro, como preparar com uma receita prática e superfácil de fazer em casa? Continua aqui com a gente!

O que é e como fazer molho bechamel

Se você já ouviu falar, mas ainda não provou, com certeza já se perguntou o que é molho bechamel. Essa receita clássica francesa de textura aveludada é muito similar ao conhecido molho branco. Uma mistura perfeita que resulta da combinação de manteiga, leite, farinha e os temperos certos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por ser de cor clara e sabor muito versátil, pode ser usado no preparo ou para acompanhar vários pratos. É muito comum vir junto com massas, frangos, carnes e gratinados. É um dos molhos-mãe da culinária francesa, isso porque serve também como base para o preparo de outros molhos.

panela com molho bechamel bem branquinho, sendo mexida com um fouet, ao lado de uma porção de farinha de trigo

Molho bechamel lisinho: prepare a sua receita com a ajuda de um fouet

Como fazer o molho bechamel perfeito

Se você não tem muita experiência no preparo desse prato, algumas dicas para evitar erros bobos são fundamentais. A primeira e mais importante delas é a atenção na hora de usar a farinha. Deixe cozinhar bem, junto com a manteiga, para só depois adicionar o leite aos poucos. Assim você evita que seu molho fique com aquele gostinho desagradável de farinha crua.

Também é muito importante mexer enquanto ele estiver no fogo, para não empelotar ou queimar. Faça tudo isso em fogo baixo ou médio. Se quiser um molho bem cremoso, mexa tudo com um fouet ou bata por pouco tempo usando mixer ou liquidificador. Se quiser, acrescente também um pouquinho de creme de leite, que não vai na receita original, mas pode servir como um truquezinho a mais para incrementar a receita.

A diferença entre molho bechamel e molho branco

Muita gente pode achar que se tratam apenas de nomes diferentes para o mesmo preparo. Mas existe uma diferença básica entre os dois: o leite. Na receita de bechamel, você precisa colocar o leite já temperado, ao contrário do branco que leva o ingrediente ainda cru.

Na hora de temperar, a receita clássica recomenda uma infusão com cebola, folha de louro, noz moscada e pimenta-do-reino. Mas muita gente acrescenta sabores mais ousados, como o da páprica, da pimenta calabresa ou do alho. Lembre-se apenas de tomar muito cuidado com as proporções, afinal temperos muito fortes podem roubar o sabor suave característico desse molho.

Receita de molho bechamel

Para preparar, siga o passo a passo dessa receita de molho simples, respeitando detalhes como medidas, tempo de forno e ponto ideal. Acrescente o sal na quantidade que preferir, mas sem exageros. Tenha em mente que você pode optar por usar em pratos que já estão salgados na medida certa.

Depois de desligar o fogo, ele tende a continuar engrossando um pouco mais. Se achar que passou do ponto que você deseja, acrescente mais leite aos poucos, até regular.

Agora que você já sabe direitinho tudo para preparar um delicioso molho bechamel, aqui vai uma receita de lasanha de frigideira para um almoço rápido e cheio de sabor.

Recomendadas
Pela Web