Mixer ou liquidificador: quais as diferenças e qual o melhor para você?

Mixer ou liquidificador? Qual o melhor para você e quais as diferenças entre eles? Confira no TudoGostoso além de algumas receitas de liquidificador!

Sabe aquele momento que queremos equipar nossa cozinha, mas não sabemos como? Então, o TudoGostoso vem para responder algumas dúvidas suas. Se você estava em dúvida do que comprar, mixer ou liquidificador, pode ficar tranquilo! A gente separou quais as diferenças entre mixer e liquidificador e qual deles é o melhor para você. As receitas de liquidificador e as receitas de mixer podem ficar ainda melhores se você souber como e qual usar. Confira as dicas.

Mixer ou liquidificador: quais as diferenças e qual o melhor para você?

Uma pessoa usando um mixer ao invés de um liquidificador em uma panela em uma cozinha

MIxer ou liquidificador: veja qual é o melhor para você

Para que serve o mixer?

O mixer é um aparelho ideal para quem procura praticidade e rapidez na cozinha. Diferente do liquidificador e de outros processadores, ele entrega um resultado justo com menos dificuldade. Com ele conseguimos preparar receitas mais cremosas e leves, que precisam de mais volume e ar como souflés e milkshakes. Superfácil de limpar, ele pode ser limpo apenas com água e sabão neutro. Além disso, ele te traz mais mobilidade na cozinha, podendo ser usado para misturar receitas diretamente na panela – resistindo melhor aos preparos quentes. Por isso, se você mora sozinho ou está atrás de uma economia de tempo nas suas receitas, o mixer é a pedida certa!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dica: você ainda pode optar pelo famoso mixer 3 em 1 que, diferente do mixer simples ou do minimixer, ainda pode fatiar e triturar.

O mixer é um liquidificador?

Muito se pergunta se o mixer é um liquidificador, se o mixer faz a mesma coisa que o liquidificador ou, ainda, o que substitui o liquidificador. E a gente responde: não, não e nada! O mixer e o liquidificador, por mais que tenham algumas funções parecidas, são aparelhos bem diferentes. Como já falamos, o mixer serve para pessoas que estão atrás de praticidade, que preparam receitas com pouco rendimento. Já o liquidificador serve para preparos mais robustos, para uma maior quantidade de pratos. Hoje no mercado você consegue encontrar produtos de diversas potências e com diferentes tipos de copos – tanto em tamanho quanto em material, plástico ou vidro. O liquidificador é perfeito para receitas em que você precisa triturar, misturar ou picar ingredientes mais sólidos como massas, legumes crus e até gelo. Sua limpeza é um pouco mais delicada e demorada, mas ele compensa no preparo de uma grande quantidade. Por isso, se você está atrás de resultados potentes e em grande quantidade, procure agora o tipo de liquidificador ideal para você!

Um liquidificador triturando gelo e algumas frutas em um fundo branco

O liquidificador pode ser usado para triturar gelo

Mixer, liquidificador ou multiprocessador?

Bom, aí vai depender do que você quer. Como falamos, em resumo o mixer é mais prático, mais leve e mais fácil de ser limpo, mas não aguenta ingredientes maiores e mais rígidos. Já o liquidificador é mais potente, maior e resistente, mas mais difícil de limpar e menos prático. E ainda podemos adicionar o multiprocessador nessa briga, que pode vir junto com o mixer 3 em 1 ou separado. Ele é um plus, talvez um aparelho que você pode ter na sua cozinha junto com um dos anteriores. Ele serve para fatiar e picar os ingredientes com mais precisão.

Receitas com mixer e liquidificador

É claro que, como falamos, tudo vai depender também da potência dos seus aparelhos, mas normalmente eles possuem certas receitas específicas. Cada preparo vai exigir um uso diferente, o que vai fazer você ter que usar um ou outro.

Receitas salgadas de liquidificador

Pizza de liquidificador

Que tal usar seu liquidificador para preparar uma deliciosa receita de pizza?

Torta salgada de liquidificador

Mais uma opção para deixar a hora do lanche ainda mais gostosa!

Pão de queijo de liquidificador

Em alguns minutos você prepara esse pão de queijo cheio de sabor.

Receitas doces de liquidificador

Bolo de chocolate de liquidificador

O liquidificador serve para bater massas mais pesadas, como esse bolinho de chocolate!

Pudim de liquidificador

Quer uma sobremesa prática e gostosa? Confira como fazer esse pudim de liquidificador.

Receitas salgadas com mixer

Molho de tomate

Experimente fazer seu molho de tomate em alguns minutos usando o seu mixer.

Sopa de cebola

Deixe a sopa de cebola mais cremosa e leve o mixer até a panela para bater os ingredientes.

Purê de batata

Com alguns cliques vc transforma as batatas cozidas em um delicioso purê!

Receitas doces com mixer

Muffin

O recheio de muffin só vai ficar gostoso e cremoso se você usar o mixer!

Vitamina de abacate

Acordar, tomar uma delícia dessa e, ainda, sem gastar tanto tempo na cozinha: tudo de bom.

Veja mais: 

6 sobremesas fáceis de liquidificador: confira

Recomendadas
Pela Web