Mesa de café da manhã: como preparar uma mesa especial

Quer saber como começar o seu dia muito mais alegre e cheio de disposição? Veja as dicas do TudoGostoso de como montar uma mesa de café da manhã bem bonita usando truques práticos

Com certeza você já ouviu por aí que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. É nela que você ingere os nutrientes que dão ânimo para aguentar as atividades com muita energia e disposição. Mas além de opções gostosas e balanceadas, uma mesa de café da manhã bonita e bem arrumada aumenta a sensação de bem estar, ajudando a passar um dia muito mais feliz. Então vamos às dicas de como fazer uma mesa posta matinal de encher os olhos!

Como montar uma mesa de café da manhã

A primeira coisa que você precisa ter em mente na hora de preparar o seu desjejum é que não precisa investir muito tempo e dinheiro para dar um toque a mais, é perfeitamente possível deixar sua mesa de café da manhã simples e bonita. Basta usar itens que você tem em casa e muita criatividade. Mas é claro que você pode caprichar e dar uma cara mais refinada para ocasiões especiais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
mesa de café da manhã simples, com café, manteiga, queijo, pão e suco

Monte uma mesa de café da manhã simples e charmosa

Mesa de café da manhã simples

Mesas simples são ótimas para o dia a dia da família ou de quem mora sozinho. Vamos começar falando de tudo o que você pode fazer mesmo com a correria da rotina, para começar o dia de forma mais agradável.

1. Deixe todos os produtos que você vai usar em potes fora das embalagens tradicionais

Além de ser um charme – afinal, as suas tigelas podem fazer parte da decoração – você ainda prolonga a vida útil dos alimentos. Lembre-se de escolher utensílios com tampa, para vedar bem quando terminar a refeição.

2. Use jogos americanos

Eles são simples e ajudam a dar um toque a mais na decoração. Bonito e útil, o jogo americano também evita que sujeiras caiam direto na mesa, facilitando na hora de deixar tudo arrumadinho. Dúvida de como combinar? Aposte nas cores mais neutras e nos jogos sem estampas, assim você não precisa se preocupar em comprar vários e pode decorar como quiser.

3. Corte os alimentos antes de por à mesa

Que tal deixar os queijos, as fatias de bolo, os pães ou as frutas já cortadinhos antes de comer no café? Não só pela praticidade de ter os alimentos todos prontos para comer, mas também para trazer uma bossa para a sua mesinha do café.

4. Invista nas toalhas ou caminhos de mesa

Essa dica é clássica, cobrir a mesa com toalhas ou caminhos bonitos é ótimo para esconder as imperfeições, além de ser uma forma de decorar gastando pouco. Aqui vale a mesma recomendação que usamos para os jogos americanos: tons neutros são versáteis e fáceis de combinar com qualquer coisa.

Mesa de café da manhã elaborada

mesa de café da manhã sofisticada, com frutas, ovo, cestas com pães e decoração

Dicas práticas de como fazer uma mesa de café da manhã mais arrumada para os seus convidados

Vai receber convidados e precisa montar uma mesa de café da manhã sofisticada? Fique sabendo que é possível fazer decorações baratas e lindas. Aliando as dicas acima com alguns outros elementos você consegue ter um ambiente pronto para qualquer evento. Olha essas dicas que fáceis.

1. Capriche na escolha dos talheres e louças

Agora que você quer incrementar o décor, os utensílios vão ser uma mão na roda. Opte por usar bules, xícaras, copos, pratos e talheres mais bonitos. Se você não sabe como ou não tem muitos itens para combinar, as cores claras e neutras são coringas para qualquer mesa. Com os talheres é só seguir o mesmo raciocínio, quanto mais neutro mais fácil de adequar.

2. Encha a mesa com outros elementos

Que charme ficam os ambientes decorados! Sabe aquele arranjo que fica parado na estante? Ele pode ser o elemento central da decoração, basta pegar vasos, copos, garrafas ou vasilhas compridas, com um pouco de água, para colocar lindas flores. Luzes de natal também são uma ótima forma de improvisar elementos de décor. E que tal adicionar uma surpresa linda, com bilhetinhos escritos à mão, para os seus convidados?

3. Bote os alimentos em uma segunda mesa

Dica perfeita para quem tem pouco espaço e vai receber visitas. Disponha os alimentos em uma outra mesa, e deixe os utensílios e arranjos onde seus convidados irão sentar. O aparador da sala, ou uma mesinha de apoio na cozinha, podem servir perfeitamente para ajudar nessa tarefa.

4. Guardanapos de tecido são aliados

Tem guardanapos de tecido guardados em casa? Não deixe para usá-los apenas em almoços ou jantares especiais, coloque no seu café da manhã para substituir o papel toalha. Você pode usar aros ou porta-guardanapos, se quiser incrementar ainda mais.

O que servir no café da manhã

Ficou na dúvida do que servir aos convidados, ou quer variar um pouquinho o cardápio do dia a dia, mas não tem muito tempo para preparar receitas de café da manhã? Opte por alimentos supergostosos e fáceis de encontrar em quaisquer padarias ou mercados. Deixe à disposição geleias, mel, bolos e tortas, frutas, broas, cereais, iogurtes, sucos diversos e biscoitos ou manteigas temperadas.

Agora você já sabe como montar uma mesa de café da manhã especial. Fique à vontade para se aventurar como a imaginação mandar. Aproveite para ver mais dicas práticas, que vão te ajudar a deixar seus dias deliciosos e cheios de charme.

Veja mais:

Como substituir o pão no café da manhã: veja essas dicas incríveis

5 produtos para facilitar o seu café da manhã

Panqueca de banana e aveia: receita nutritiva para o café da manhã

O que comer no café da manhã para ter mais energia durante o dia

Recomendadas
Pela Web