Mel cristalizado tem jeito? Descubra como amolecer o mel empedrado

Não jogue seu mel cristalizado no lixo! Aprenda a causa deste problema e como consertar para ficar fluido novamente

Todo mundo já ouviu falar que mel não estraga. Mas e quando o mel cristaliza? É seguro comer? Tem como consertar ou ele está perdido? Não precisa se desesperar! O mel cristalizado é na verdade um bom sinal e você ainda pode conseguir aquele mel lisinho de volta. Confira no TudoGostoso qual a causa deste problema e como amolecer o mel para continuar utilizando.

mel cristalizado: pote de mel no fundo com um prato com o mel cristalizado e pedaços

O mel cristalizado não tem a aparência mais bonita, mas ele pode ser consumido normalmente

O mel cristalizado está estragado?

A primeira coisa que você precisa saber é que o mel cristalizado não está estragado. Apesar do mito, o mel na verdade até pode estragar. Nesses casos o mel fica com um cheiro mais forte puxando para o alcoólico e um gosto azedo. Mas não é fácil de acontecer por ter uma validade quase infinita.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O mel cristalizado ocorre com mais frequência e é um fenômeno normal do mel puro e não afeta seu sabor e nem seus benefícios para a saúde. Em outras palavras, você pode ficar tranquilo que ele ainda é próprio para consumo. Nada de jogar o mel cristalizado fora, viu!

É normal o mel cristalizar? Qual a causa desse fenômeno?

O processo de cristalização do mel é normal e não é motivo de preocupação. Cerca de 80% da composição do mel puro é de açúcar, enquanto o resto é água. É por este motivo que ele é tão durável e é também por isso que ele pode cristalizar.

A explicação está na temperatura. Existem moléculas de glicose e de frutose no mel. Em temperaturas entre 33ºC e 35ºC as moléculas se movem e ficam líquidas. Mas, quando esfria, a glicose do mel se separa da frutose e forma cristais sólidos e opacos. Por isso que é mais comum o mel cristalizar durante o inverno.

mel cristalizado: pote com mel cristalizado e uma colher tirando mel

A cristalização do mel ocorre quando ele fica em temperaturas mais baixas

Por causa de conservantes e aditivos, o mel falsificado não cristaliza. Ou seja, a cristalização é um sinal positivo de que seu mel é puro e de alta qualidade. É um processo que pode acontecer em qualquer momento com um bom mel.

Uma curiosidade é que o mel claro e o escuro se comportam de maneira diferente. O mel mais claro, como o mel de flor de laranjeira, tem mais frutose então a glicose não se separa com facilidade. Com o mel mais escuro, como o mel de eucalipto, o oposto acontece. Por ter mais glicose, ele cristaliza em pouco tempo.

O que fazer com o mel cristalizado?

Você não precisa necessariamente tomar alguma medida. O mel cristalizado continua com gosto bom e todos os nutrientes. A única coisa que muda é a textura. Algumas pessoas até preferem o mel cristalizado para espalhar em um pão caseiro ou em uma torrada e para sentir o crocante os cristais na boca. Mas se você prefere o mel líquido para usar em caldas, bebidas ou para aquela receita de pão de mel perfeita, calma que ainda tem jeito!

mel cristalizado: mesa de madeira com um pote com colher tirando o mel dele e um prato com favas de mel no fundo

Tem quem prefira o mel cristalizado para passar no pão, mas em receitas o mel fluido é mais indicado

Truque para amolecer o mel cristalizado

Como a causa do mel cristalizado é a temperatura, a solução é derreter os cristais. O melhor método é colocar a embalagem do mel em banho-maria. Esquente uma panela com água até chegar em uma temperatura entre morna para quente com aproximadamente 35ºC. Se estiver muito quente para suportar, tire do fogão e espere amornar. Coloque o pote com mel e deixe por 30 minutos ou até perceber que os cristais sumiram.

É um truque bem simples e rápido e você pode fazer quantas vezes for necessário. Mas cuidado com a temperatura! Nada de colocar o mel no micro-ondas ou na água borbulhando de tão quente. Deixar o mel em temperaturas elevadas vai queimar todos os nutrientes que fazem bem para a gente.

Dicas para evitar a cristalização do mel

Se você não quer ter o trabalho de amolecer o mel, deixe ele sempre em temperatura ambiente. Durante o inverno, prefira cantos mais protegidos dos ventos frios. E pare de guardar na geladeira! Colocar seu precioso mel na geladeira achando que vai conservá-lo melhor é pedir para ele cristalizar. Contanto que tenha esses cuidados você consegue atrasar o processo de cristalização. Mas lembre-se que é algo natural que vai acontecer depois de um tempo na prateleira.

Veja mais:

Truque para o mel não grudar na colher te ajuda a acertar a dose nas receitas

Como fazer waffle na air fryer, sanduicheira ou micro-ondas: veja truques e abra mão da máquina de waffle

Lanche da tarde no trabalho: o que comer e qual é a melhor maneira para levar em uma lancheira

Recomendadas
Pela Web