Macarrão al dente: dicas para nunca mais errar o ponto da massa

Aprenda como cozinhar a massa sempre no ponto certo para suas refeições deliciosas e dignas de orgulhar as mammas italianas

Cada um tem seu gosto para massas, mas o macarrão al dente, ou macarrão ao dente, é um ponto específico de cozimento da massa que é considerado o mais indicado para as receitas. Mas como fazer para acertar no ponto enquanto prepara? Confira as dicas do TudoGostoso para identificar o estado de cozimento e sempre deixar o macarrão al dente.

macarrão al dente: prato branco com espaguete

O macarrão al dente é o ponto mais indicado para as suas massas

Qual é o ponto do macarrão al dente?

A expressão “macarrão al dente” vem do italiano e significa, nada mais nada menos, do que “ao ponto”. No Brasil, algumas pessoas também o chamam de “macarrão ao dente”. Mas que ponto é este afinal? O chamado de cozimento perfeito é quando a massa já não está crua, mas também não está macia demais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na boca, o macarrão fica com uma textura resistente ao dente e que precisa ser bem mastigada. É a consistência ideal para saborear bem a massa sem que ela desmanche na boca. A mesma expressão “al dente” pode ser usada para outros alimentos. Arroz, legumes e outras massas também ficam deliciosas quando deixadas nesta textura mais firme.

Por que fazer macarrão al dente?

Fazer macarrão al dente não é uma regra rígida que deve ser seguida. Dentro de casa vale a preferência pessoal. Algumas pessoas optam pela massa mais macia, enquanto outras gostam dela mais dura. Mas, em restaurantes, chefs profissionais precisam saber como chegar neste ponto por ser o mais servido. É tão importante que acertar essa textura da massa foi desafio do MasterChef 2022.

prato de macarrão com molho bechamel e folhas verdes por cima, em uma mesa de madeira

O macarrão al dente é o servido em restaurantes por um bom motivo

O principal motivo para fazer macarrão al dente é a valorização do prato. Você consegue sentir mais todos sabores dos molhos e acompanhamentos da massa quando ela oferece mais resistência.

Além disso, só de mastigar mais você fica saciado, enquanto um macarrão muito macio desmancha rápido. Se você quer se alimentar bem e não ficar com fome tão cedo depois daquele prato caprichado de massa, o ideal é fazer um delicioso macarrão al dente.

6 dicas para sempre acertar no ponto do macarrão

Você deve estar pensando: como fazer macarrão al dente enquanto ele cozinha? Deve só esperar e contar com a sorte? Não se preocupe porque não precisa ir na tentativa e erro toda vez que cozinha massa. Veja 6 dicas para acertar na massa sempre!

1. Ferva a quantidade de água certa e com antecedência

Para conseguir controlar o tempo certo do cozimento, a água deve estar borbulhando quando for adicionar a massa. É bom também acertar na quantidade. A proporção ideal é 1 litro de água para 100g de massa. Vale lembrar que o ideal é entre 80g e 100g de macarrão por pessoa. Então se você for preparar comida para várias pessoas, vai precisar de uma panela bem grande.

2. Adicione sal na água fervida

Um dos passos mais importante para alcançar o sonhado macarrão al dente é colocar uma boa quantidade de sal na água assim que começar a ferver. Estamos falando de pelo menos 1 colher (sopa) de sal. Melhor ainda se for sal grosso. Não se preocupe que não ficará salgado. A função do ingrediente é evitar que a massa fique grudenta e deixar ela mais apetitosa do que cozinhando apenas com sal. Mas lembre de só adicionar o sal depois que a água já estiver fervendo, caso contrário vai levar mais tempo para entrar em ebulição.

macarrão al dente: pessoa tirando macarrão da panela

Coloque a massa na água já servida e com sal para ficar com a textura ideal

3. Se quiser macarrão al dente, evite massa com ovos

A massa com ovos é uma delícia e ótima para um prato com massas, mas não serve para fazer um verdadeiro macarrão al dente italiano. Por isso, se quiser fazer neste ponto sem sufoco, prefira a massa grano duro.

4. Fique de olho no tempo de cozimento

O tempo de cozimento do macarrão al dente é fundamental. O ideal é seguir as instruções da embalagem, já que cada massa tem uma especificação. Normalmente, uma massa de grano duro bem italiana precisa de 5 a 10 minutos, no máximo, para cozinhar. E uma dica de ouro! Se você for adicionar molho depois, retire o macarrão da água com 2 minutos de antecedência e termine de cozinhar no molho. Assim o sabor integra mais sem passar do ponto.

5. Não coloque o macarrão em água fria

Um mito comum sobre o preparo de massas é que você deve colocá-las em água fria para interromper o cozimento. Não faça isso! O contraste em temperatura tira o amido, muda a consistência e não ajuda a deixar o macarrão al dente.

macarrão al dente: pessoa servindo macarrão espaguete

Quando o macarrão terminar de cozinhar, nada de colocar na água fria

6. Confira se o macarrão está ao dente antes de servir

E como verificar se deu certo? O truque é pegar um pedaço da massa, cortá-la e olhar seu interior. Se tiver um “fio”, ou seja, uma parte branca por dentro, ela ainda está crua. Se você cortar e a cor estiver homogênea em toda a massa, então já está cozida. O teste do paladar também funciona bem: prove um pouquinho da massa e preste atenção na mastigação. Se estiver firme, mas não muito dura, já pode tirar do fogão e servir!

Receitas deliciosas para fazer com macarrão al dente

Macarrão ao alho e óleo simples

O macarrão ao alho e óleo é tão simples quanto seu nome. Deixe a massa no ponto certo, jogue na frigideira rapidamente com um fio de óleo ou azeite e alho frio. Uma delícia que você pode servir com queijo ralado!

Macarrão al dente com frango e queijo minas

Uma receita fácil e bem saborosa para seu dia a dia é esta de macarrão al dente com pedacinhos de frango bem temperado e um queijo minas cheio de fresco.

Macarrão à carbonara

Creme de leite, pimenta-do-reino e bacon ficam incríveis nesta receita de macarrão!

Penne ao molho de calabresa

Você não precisa usar apenas espaguete ou fettuccine nas suas receitas de macarrão al dente. Massas curtas como o penne são deliciosos e bem tradicionais.

Macarrão ao molho branco

O molho branco com requeijão é aquele perfeito para quem gosta de massas bem cremosas!

Veja mais:

Receitas inusitadas com macarrão: aprenda a fazer salgadinho, muffin, escondidinho e mais!

Miojo caseiro: aprenda a fazer usando macarrão que cozinha em menos de 3 minutos

Recomendadas
Pela Web