7 formas inacreditáveis de reaproveitar a borra de café

Sabia que dá para reaproveitar a borra de café na cozinha, no jardim e até como cosmético? O TudoGostoso mostra diversas formas práticas de usar o resíduo de pó de café. Aprenda todos os truques e coloque em prática hoje mesmo!

Se você tem o hábito de beber um cafezinho, provavelmente joga fora uma quantidade significativa de borra de café todos os dias, não é? Embora muita gente acredite que seja lixo, o resíduo de grãos moídos pode ter diversos usos muito práticos para cozinha, jardinagem e até como cosmético, sabia? Ele serve para neutralizar odores, afastar insetos e até retirar sujeiras pesadas das louças. Ficou curioso? Aprenda, abaixo, os truques que o TudoGostoso separou para você nunca mais jogar borra de café no lixo!

Borra de café é o pó que sobra após o café ser coado

1. Neutralizador de odores da geladeira

Alguns alimentos como cebola, peixe e outros frutos do mar têm um cheiro bem forte, capaz de empestear até a geladeira. Isso já aconteceu com você? Com o tempo, conviver com os odores a cada vez que abrimos o eletrodoméstico pode ser bem desagradável.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A boa notícia é que já existem produtos com a finalidade de neutralizar esses cheiros. E, melhor do que isso: você pode ter a mesma função usando a borra do café, sem gastar nenhum dinheiro. Basta colocar a borra em uma tigela na geladeira para absorver e bloquear o mau cheiro.

2. Abrasivo natural para limpar panelas

Está com os braços cansados de tanto esfregar o fundo de uma panela queimada? A borra de café também pode te ajudar com isso. As partículas do grão servem como um abrasivo natural. Você só precisa colocar uma quantidade de borra na esponja úmida e esfregar. Atenção: se as suas panelas são antiaderentes, não use esse truque ou você pode arranhar o revestimento.

3. Pesticida natural para plantas

Quer proteger as suas plantinhas de lesmas, caracóis, pulgões e moscas? Faça uma fortaleza de borra de café envolvendo seu jardim com um círculo de borra. O cheiro forte e a textura porosa vão impedir que os insetos se aproximem, mantendo seus temperos, flores e outras plantas seguras. Para garantir a eficiência deste pesticida natural, lembre-se de renovar a borra do café periodicamente, assim que o cheiro tiver saído ou depois de uma chuva, por exemplo.

4. Fertilizante do solo

As borras das cápsulas de café também podem ser reaproveitadas

Se toda manhã o café tem o poder de te fazer sentir mais acordado e forte, a borra de café pode ter efeito parecido com as plantas, se aplicado no solo. Por ser rico em nitrogênio, fósforo e potássio, a borra torna a terra bem mais nutritiva para replantar mudas.

Aliás, tenha em mente que qualquer tipo de borra de café serve para essa finalidade, desde os de máquina, coador e até que sobram nas cápsulas da café. Todos podem ser reaproveitados para deixar suas plantas mais saudáveis.

5. Antipulga caseiro

Seus pets também podem ficar protegidos de pulgas com borra de café. A recomendação é esfregar um pouco de borra na pele do animal após o banho. Além de afastar os insetos, o café também evitará que o bichinho fique com aquele típico cheiro de “cachorro molhada”, afinal a borra é um neutralizador de odores, lembra?

6. Esfoliante para a pele

Além de todas essas funções, as micropartículas de café também atuam como esfoliante e podem ser usadas na pele e nos pés para deixá-los mais macios e limpos. Apenas tenha cuidado para não irritar a pele, principalmente se a sua for sensível.

Uma maneira prática de usar a borra de café para essa finalidade é misturando-a com restinhos de sabonetes que sobram no box. Ao misturar bem, você terá uma pastinha cheirosa perfeita para lavar e esfoliar as mãos, por exemplo.

7. Tratamento para olheiras

Que tal se livrar das olheiras com este tratamento caseiro? A cafeína contida na borra de café ajuda a dilatar os vasos sanguíneos que contribuem para a formação das olheiras. Para ter um olhar descansado, a dica é fazer uma pastinha com borra de café e azeite de oliva e aplicar na região por cerca de 20 minutos, uma vez por semana.

Veja mais:

Você nunca mais vai sofrer com porta-tempero entupido depois dessa dica!

Como conservar banana por mais tempo: aprenda o truque do TikTok

Como saber se o gás está acabando: aprenda a hora certa de trocar o botijão

Recomendadas
Pela Web