Limpeza ecológica com vinagre: confira as dicas do TudoGostoso

Quer aprender a fazer uma limpeza ecológica com vinagre e deixar tudo limpinho e brilhando? Confira as dicas do TudoGostoso e economize tempo e dinheiro!

Todo mundo sonha com uma casa e uma cozinha sempre muito bem organizada e limpinha. Existem diversos produtos de limpeza no mercado que ajudam a deixar a sua cozinha sempre cheirosa e limpa, mas há um produto natural que você deve ter aí na sua casa que pode fazer o mesmo serviço: o vinagre. Por isso, o blog do TudoGostos vai te ensinar a limpar a cozinha do chão às janelas de uma maneira fácil e prática utilizando o vinagre. Confira a seguir como fazer uma limpeza ecológica com vinagre e deixe tudo brilhando (e sem gastar muito).

Limpeza ecológica com vinagre: confira as dicas do TudoGostoso

limpeza ecológica com vinagre

Limpeza ecológica com vinagre: confira as dicas

Tirando manchas e desinfetando

Para retirar manchas e desinfetar da melhor forma sua bancada, travessas ou tábuas, use o vinagre! Faça uma mistura de 1 copo de água e 1 copo de vinagre para desinfetar e tirar manchas mais fáceis. E use uma mistura de 1 copo de água morna, 1 colher de detergente e 1 colher de vinagre para as manchas mais resistentes. Utensílios de madeira, por exemplo, pedem uma limpeza mais profunda a cada 15 dias, e você pode fazer isso com o vinagre.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na limpeza de toda a cozinha

O vinagre é um ótimo aliado na limpeza da sua cozinha toda, do chão às janelas. Por isso, combine 1 xícara de vinagre com 5 xícaras de água para limpar o chão e 1 xícara de água e 1 xícara de vinagre para limpar as janelas! Na primeira mistura, você só precisa juntar a água e o vinagre e esfregar o chão com uma vassoura. Dica: use água quente ou morna para intensificar a limpeza. E, na segunda mistura, coloque em um borrifador, espirre nas janelas e passe um pedaço de papel-toalha, pano limpo ou jornal. Outro lugar perfeito para a limpeza com vinagre é a pia da cozinha! Além de deixá-la com um cheiro mais agradável e higienizada, você pode desentupir o ralo com ele. Coloque 1 colher de bicarbonato de sódio no ralo e 1 copo de vinagre por cima, espere a reação acontecer e a espuma subir. Depois enxágue com água morna e com 1 colher de detergente de limão.

limpeza ecológica com vinagre

Use o vinagre para uma limpeza completa da cozinha!

Truques importantes

Com o vinagre, é possível deixar seus panos de prato mais brancos, tirar fitas ou adesivos dos potes e espantar as formigas da sua cozinha. E para todos esses métodos você vai precisar de no máximo 1/2  xícara de vinagre! Para retirar adesivos de potes e pratos, coloque um pouco de vinagre sobre eles e espere 1 hora. Lave normalmente e você verá como a cola sairá facilmente. Já para mandar as formigas embora, coloque um pouco de vinagre em um borrifador e espirre nos cantos e soleiras da porta.

Cheiro ruim? Use vinagre!

Cozinhou e queimou alguma coisa ou esqueceu muita louça na pia? Calma! Com o vinagre, o cheiro ruim vai embora da sua cozinha com facilidade. É só você colocar uma panela com 1 copo de água e 1 copo de vinagre para ferver um pouco e esperar o cheiro ruim ser neutralizado. Além disso, você pode usar o vinagre para tirar cheiro de peixe das mãos e vasilhas de plástico: é só deixar uma pequena quantidade agir no local por alguns minutos e depois lavar normalmente.

Veja mais: 10 dicas de cozinha que você precisa conhecer

Seus eletrodomésticos também podem ficar mais limpos

O vinagre ainda pode deixar seus eletrodomésticos brilhando! Desde o micro-ondas, a máquina de lavar e até mesmo a torradeira, esse ingrediente vai limpar e higienizar a maioria dos itens da sua cozinha!

E o vinagre branco pode ser usado em vários outros tipos de limpeza! Experimente essa limpeza ecológica com vinagre em outros cômodos da casa. Assim, você vai ter utensílios e uma casa mais limpinha e higienizada.

Recomendadas
Pela Web