Limpe o armário da cozinha do jeito certo

Você passa pano molhado no armário de cozinha de MDF? Sabia que você pode estar fazendo errado? Confira como limpar da forma correta!

Você sabe como limpar o armário de cozinha da forma correta? O móvel de MDF precisa de cuidados diferentes do que o armário de madeira, por exemplo. Para isso, vale prestar atenção nas recomendações dos fabricantes. Mas independente do tipo, os armários precisam ser higienizados diariamente e mensalmente de forma distinta. Pensando em te ajudar nisso, o TudoGostoso separou algumas dicas e cuidados para a limpeza de cada tipo de armário de cozinha.

Como limpar armário de cozinha: pessoa limpando armário branco

Confira dicas de limpeza para o seu armário de cozinha

O que deve ser avaliado antes de começar a limpeza do armário?

Antes de começar a limpar o armário da cozinha, avalie qual é o tipo de material dele. Os mais comuns são: MDF (composição compacta e sem camadas aparentes), MDP (mais leve do que o MDF, porém suporta mais peso), compensado (feito com lâminas de madeira), fórmica (material laminado e resistente à umidade) e de madeira.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quais os cuidados nos armários de cozinha de MDF, em fórmica e de madeira?

Os armários em MDF não são tão resistentes à umidade, por isso eles podem ser limpos com um pano levemente umedecido com água e sabão/detergente neutro ou com álcool e água. Dica: evite o uso em excesso de água para não danificar o material. Se o MDF estiver engordurado, limpe com detergente neutro e esfregue com uma esponjinha (do lado macio) em cima da sujeira. Atenção: não esfregue com força e não deixe a água escorrer, pois ambos podem estragar o seu armário.

Os armários em fórmicas devem ser limpos com um pano úmido com álcool ou limpador à base de amoníaco. Atenção: evite utilizar produtos que possam riscar com o acabamento do móvel, como facas e escova de aço.

Já os armários de cozinha de madeira precisam ser higienizados com um pano seco para remover o pó e um pano úmido para retirar os resíduos mais resistentes. Se você desejar dar um brilho, uma opção é utilizar um lustra móveis.

Como limpar armário de cozinha: pessoa passando esponja no armário

Confira como limpar corretamente armário de cozinha em MDF

Como fazer a limpeza diária e semanal

Diariamente, tente optar por um pano seco para remover a poeira e a gordura que podem acumular nas superfícies. Já uma vez por semana, passe um pano úmido com uma misturinha (2 colheres de detergente líquido em 2 litros de água) na parte externa. Lembre-se de no final passar novamente um pano para secar.

Como fazer a limpeza mensal

Uma vez ao mês, você pode fazer uma limpeza mais intensa. Para isso, use a mesma mistura do item anterior. Se o seu armário de cozinha suja pouco, tente fazer a limpeza, pelo menos, a cada 3 meses.

Limpeza do armário de cozinha: pessoa passando um pano seco no armário

Confira como limpar da forma certa o armário de cozinha

Como deixar o armário de cozinha branco novamente?

Se você notou manchinhas amareladas no armário de cozinha, existem alguns truques de cozinha para acabar com esse problema. Primeiro, comece limpando o móvel com um pano úmido com água e detergente. Após, faça uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio em uma tigela. Então, coloque o pano na mistura e passe de forma delicada em cima das manchas do armário. Por último, deixe as portas do móvel abertas para ajudar na secagem.

Como limpar o armário de cozinha colorido?

Esse tipo de armário exige mais cuidado pois pode ser danificado com mais facilidade. Para limpá-lo, utilize um pano de microfibra com uma solução com uma parte de água para duas de bicarbonato de sódio. Dica: evite produtos abrasivos.

Veja mais: 

Como retirar a gordura do armário de cozinha: vejas as dicas

Organizadores de cozinha: 5 acessórios de acrílico perfeitos para gavetas, armários e geladeira

Como acabar com as traças do armário da cozinha: confira as dicas

Recomendadas
Pela Web