Leite condensado de verdade: veja a diferença para a mistura láctea e aprenda como economizar com receita caseira

A versão mais barata de leite condensado feito com “mistura láctea” gerou polêmica na internet. Mas, afinal, é ou não é leite condensado?

Hoje mais do que nunca os consumidores estão atentos ao que leem nas letrinhas miúdas das embalagens de alimentos. Se o hambúrguer de picanha do McDonalds e o hambúrguer de costelinha do Burger King já viraram polêmica nos fast-foods, agora o assunto está nas prateleiras dos mercados. A Nestlé começou a vender uma versão mais econômica do seu famoso Leite Moça, o leite condensado da marca. Só que a novidade é, na realidade, uma “mistura láctea condensada”.

Apesar de o próprio rótulo do novo produto não deixar explícito o nome “leite condensado”, como a versão original tem, a embalagem parecida foi criticada por induzir o consumidor ao erro. Em nota, a Nestlé afirma que o produto é diferente na aparência e no nome e que foi chamado de “Moça Pra Toda a Família” por ser uma alternativa barata sem perder a qualidade da marca. Mas, afinal, a mistura láctea é ruim ou não? Descubra a diferença entre os produtos e aprenda como fazer um leite condensado caseiro no TudoGostoso!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Leite condensado: tigela de madeira e colher de madeira com leite condensado e biscoitos de waffle atrás

A aparência e até o gosto podem ser parecidos, mas fique atento para as diferenças entre o leite condensado e a mistura de leite

A polêmica do composto ou mistura láctea

Não é de hoje que produtos com “mistura láctea” ou “composto lácteo” são vendidos no mercado e causam confusão. Se você consome leite em pó, já pode ter visto um “composto lácteo” em latas similares às embalagens do tradicional leite em pó. Mas eles não são a mesma coisa. Enquanto o leite em pó, pela lei, deve conter apenas produtos da desidratação do leite de vaca natural, o composto lácteo é diferente.

Pelo menos 51% do composto deve ser leite de vaca, mas inclui derivados como soro de leite e aditivos como açúcar. Não chega a ser um produto exatamente ruim já que a maioria do produto é feito de leite, mas é importante conhecer as diferenças para não ser enganado. O mesmo acontece com a polêmica recente do leite condensado.

Qual a diferença entre leite condensado e o produto com mistura láctea?

Tanto o leite condensado quanto a mistura láctea têm leite e açúcar, mas a concentração é diferente. O leite condensado é feito com a redução da água no leite e adição de açúcar que dá aquele resultado cremoso e docinho, perfeito para fazer receitas de doces e sobremesas como o nosso tradicional brigadeiro ou uma refrescante mousse de limão.

Já a mistura láctea condensada é feita com uma união de leite, soro de leite ou outros derivados e aditivos como o amido de milho, contanto que 51% da composição seja leite. É o uso dessas alternativas ao leite natural que deixa o produto mais barato.

Leite condensado: lata aberta com leite condensado

Avalie bem a composição e informação nutricional antes de escolher entre o leite condensado e a mistura láctea condensada

Como fazer leite condensado caseiro?

Escolher entre o leite condensado tradicional e a mistura láctea mais barata depende das prioridades de cada um. Mas ainda existe uma terceira opção: fazer a receita de leite condensado caseiro do TudoGostoso. Apesar de não ser o método tradicional, você pode improvisar um leite condensado com leite de verdade na sua casa.

Para fazer o leite condensado caseiro, você precisa de uma xícara de leite em pó, uma xícara de açúcar cristal e meia xícara de água fervente. Se quiser fazer uma quantidade maior de leite condensado, é só aumentar proporcionalmente. O modo de preparo não tem mistério: bata tudo no liquidificador até ficar no ponto certo com aquela textura que todos conhecem. Depois já pode se deliciar com ele puro, usar em receitas rápidas com leite condensado ou colocar no recheio de um bolo ou no seu frapê de café.

Receitas deliciosas para fazer com seu leite condensado

Pudim de leite condensado

O pudim é uma das primeiras receitas que pensamos quando falamos de leite condensado, a ponto de várias marcas usarem o doce para ilustrar seus produtos.

Leite condensado: dois pequenos pudins de leite condensado

O pudim de leite condensado é uma receita simples e tradicional na mesa dos brasileiros

Tapioca de leite condensado

O leite condensado é ótimo como recheio rápido para doces, como nessa tapioca incrível com coco.

Canjica com leite condensado

O coco e o leite condensado se encontram novamente neste preparo delicioso de canjica para ninguém botar defeito.

Abacaxi com creme de leite condensado

Esta receita de doce de abacaxi leva creme belga, um preparo que leva leite condensado, gema de ovo e leite.

Pão doce de leite condensado

Você pode usar o leite condensado para fazer uma massa de pão doce perfeito para acompanhar o seu café.

Veja também:

Como cozinhar leite condensado de caixinha na panela de pressão

Leite condensado vegano: confira 2 receitas práticas

Como fazer brigadeiro: com chocolate, vegano, de café e mais

Recomendadas
Pela Web