Legumes na air fryer: receitas e truques que você precisa saber

Quer aprender a fazer legumes na air fryer? O TudoGostoso te ajuda! Confira como fazer receitas mais saudáveis e nutritivas usando apenas a panela elétrica queridinha dos cozinheiros de plantão

É muito fácil fazer legumes na air fryer. E você não precisa ser um expert e nem um chef de cozinha para acertar no preparo. Basta ter em mãos uma fritadeira sem óleo, habilidade para temperar os alimentos e as dicas do TudoGostoso para arrasar nas receitas. Além de deixar a rotina bem prática, o alimento feito na air fryer ganha versões mais saudáveis e nutritivas pra acompanhar a proteína, funcionam como petisco para receber os amigos e familiares em casa e podem, ainda, ajudar no cardápio de quem está deixando de comer carne.

Legumes na airfryer: prato com cenoura, batata e outros legumes

Legumes na air fryer: confira como deixar esse alimento ainda mais gostoso

 O que não pode usar na air fryer?

Não é recomendado utilizar água e carvão. Além disso, alguns alimentos devem ser evitados, como aqueles preparados com massa líquida que leve ovo ou aveia, pois o líquido pode escorrer e cair dentro da air fryer. O queijo e as hortaliças (como a couve ou o espinafre) devem ser evitados. O primeiro pode entrar pelos buracos do cesto e o segundo pode grudar no ventilador do equipamento e até queimá-lo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pode usar papel alumínio ou manteiga na air fryer?

Sim, mas você precisa tomar alguns cuidados. Nunca coloque o papel alumínio ou manteiga dentro da air fryer sem um alimento, pois esses papéis podem ser aspirados pelo aquecedor e queimá-lo.

O papel alumínio pode ser utilizado na cesta ou para embalar o alimento, e ele nunca deve ultrapassar as bordas do cesto. Já o papel manteiga pode ser utilizado dando um espaço entre os alimentos para que o ar possa circular.

Você sabe a diferença entre legumes e verduras?

As verduras são as as flores (alcachofra, brócolis e couve-flor) e as folhas  (acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, entre outras), já os legumes são as raízes (beterraba, cenoura, mandioca, nabo e rabanete, entre outras), os caules (aipo, aspargo e palmito), os tubérculos (batata) e os frutos (abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros).

Como cozinhar legumes a vapor na air fryer?

O processo é bem simples e rápido. Coloque os legumes na air fryer e programe para 15 minutos, em uma temperatura de 200ºC. Ao passar 7 minutos, abra a air fryer e vire os legumes para que eles possam cozinhar de forma uniforme.

Legumes na air fryer: receitas e dicas de preparo

Agora que você já sabe a diferença entre legumes e verduras, aprenda como fazer receitas práticas e rápidas usando a air fryer. Para conferir como fazer essa receitas, basta clicar em cima do nome do prato.

Batata rústica na air fryer

A batata rústica na air fryer é uma opção para conquistar amigos e familiares. Para prepará-la, você vai precisar dos seguintes ingredientes: pimenta-do-reino moída, páprica picante, orégano, sal, azeite, alho e batatas.

Legumes na airfryer: batatas assando na airfryer

Batata na air fryer: veja o modo de preparo desse legume

Mix de legumes na air fryer

Se você está procurando por uma alimentação mais saudável, essa é uma opção de receita que promete ser nutritiva e saborosa. O mix de legumes na air fryer rende até 3 porções e fica pronta em apenas 30 minutos. Para prepará-la, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 cenoura grande, 3 batatas grandes, 1/2 abobrinha, ervas, sal, páprica, azeite ou óleo de coco.

Legumes na airfryer: abobrinha, cenoura, batata e outros legumes em cima de uma mesa

Mix de legumes na air fryer: opção prática, rápida e saudável

Chuchu na air fryer

Muita gente acha que o chuchu é um legume sem graça. Nada disso! Ele pode ficar interessante temperando-o da maneira correta, como nessa receita, e colocando-o para assar na air fryer. Confira essa receita!

Abóbora assada na air fryer

A abóbora não precisa ser lembrada só no Halloween, ela é um alimento gostoso e nutritivo e pode ser usado no dia a dia. Aprenda como deixá-la com um gostinho mais delicioso colocando-a para assar na air fryer.

Veja também: 

Receitas com legumes: 45 opções fáceis de fazer

Receitas leves para começar a semana

Recomendadas
Pela Web