Harmonização de cerveja e alimentos: veja como combinar

Quer saber com o que acompanhar perfeitamente a cervejinha? Veja nossas dicas de harmonização de cerveja e alimentos e saiba o que comer com a sua bebida

A cervejinha faz parte do dia a dia de boa parte dos brasileiros e combina muito bem com um petisco delicioso, tanto nos cardápios de boteco, quanto nas receitas à disposição para fazer em casa, são muitas as opções de pratos. Mas você sabia que também são inúmeros os aromas e variedades de cerveja disponíveis? E aí surge a dúvida, como escolher o aperitivo certo para a sua bebida? Ou como descobrir o que beber naquele seu jantar especial? Preparamos um guia para te ajudar na harmonização de cerveja com alimentos e ajudar a montar a combinação perfeita.

Harmonização de cerveja e alimentos: veja como combinar

Aprenda como fazer a harmonização entre cerveja e alimentos

Como iniciar a harmonização de cerveja com os alimentos

A grande sacada de combinar cerveja e comida vai além de ajudar a conservar o paladar de cada um, sem que um sabor se sobreponha ao outro e se percam suas principais características. É também fazer com que juntos elevem ainda mais a qualidade no paladar, formando um terceiro sabor, ainda melhor e mais potente. Alguns truques podem te ajudar a fazer a harmonização:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Intensidade: cervejas de sabor mais forte, devem ser combinadas com pratos mais intensos. Do mesmo jeito que cervejas mais sutis devem combinar com receitas de sabores mais leves.

Contraste ou semelhança: nesse caso, pode-se fazer a combinação por complementação, usando sabores que diferentes mas que combinem entre si, ou por aproximação, usando sabores parecidos.

Mas nada melhor que aprender na prática. Nossa dica é começar observando os truques, procurar o que agrada ao seu paladar e ir testando. Um ótimo exemplo é: gosta de chocolate? Prove cervejas com notas de cacau amargo, combinando com um brownie um pouco mais doce.

Harmonizações para cada tipo de cerveja

Pilsen

A pilsen é aquela cervejinha do verão. Mais clara e leve, ela combina muito bem com pratos igualmente sutis e mais frescos. Alimentos muito fortes e temperados, assim como os muito gordurosos, como queijos, mandioca ou azeitona, podem quebrar e se sobrepor ao sabor da cerveja pilsen. Combine com frutos do mar, saladas ou aperitivos fritos sem muita gordura.

SARDINHA FRITA

CAMARÃO FRITO DE PRAIA

PASTEL

Weiss ou Trigo

A vantagem aqui é a acidez. Por conta dela, esse tipo de cerveja pode ser combinada com uma variedade imensa de alimentos. Elas combinam bem com saladas de sabor mais marcante, com diversos queijos e até com pratos mais marcantes, como os da culinária mexicana.

RISOTO COM QUEIJO DE CABRA E TOMATES

CHILLI

PETISCO DE FRANGO AO MOLHO DE IOGURTE

Stout

São cervejas inglesas, escuras, com notas de chocolate e café. Casam perfeitamente com sobremesas, como bolos de chocolate, mousses variados ou cheesecakes com frutas vermelhas. Caso você queira saborear com uma comidinha salgada, aposte em carnes defumadas ou grelhadas, queijo tipo gorgonzola, salame ou presunto cru.

APERITIVO DE GORGONZOLA COM FRUTAS VERMELHAS

COSTELINHA COM BARBECUE

BROWNIE DE CHOCOLATE

IPAS’s (Indian Pale Ale)

As IPA’s estão cada vez mais populares. Elas formam um ótimo par com algumas das nossas comidas mais tradicionais, que possuem um alto teor de gordura. São ótimas para consumir com carnes vermelhas, bacon, pizzas ou receitas com molhos mais fortes. O seu lúpulo concentrado, limpa o paladar para aproveitar muito bem todos esses sabores.

PIZZA DE CALABRESA

RISOTO DE BACON, ALHO PORÓ E LIMÃO SICILIANO

HAMBÚRGUER CASEIRO

Recomendadas
Pela Web