Guisar, saltear e marinar: o que são essas técnicas culinárias

Que tal aprender mais sobre cozinha? Confira o que é guisar, saltear e marinar um alimento!

O que é saltear os alimentos e como fazer

Saltear é umas das técnicas básicas de preparo de alimentos: confira o que é.

Mesmo que não tem muita experiência na cozinha, já deve ter se deparado com alguns termos culinários ou já utilizou algumas técnicas para fazer alguns pratos. Além de muito amor, é preciso conhecer algumas delas para que as receitas sejam um sucesso e recebam muitos aplausos. Hoje, vamos te mostrar 3 técnicas básicas para o preparo de alimentos. Mas não pense que são coisas complicadas ou difíceis de fazer! Talvez, você já utilize algumas delas, mas não conheça os nomes. Venha saber quais são!

O que significa guisar um alimento

O que é um guisado: confira aqui no TudoGostoso!

Guisar

O guisado é um prato feito com alimentos refogados e depois cozidos com um pouco de água ou vinho. Essa técnica de cocção de alimentos é bom para alimentos mais firmes, como carnes. O alimento é cozido lentamente em líquido, que depois pode ser usado para um delicioso molho. As carnes são cortadas em tamanho pequeno ou médio, e podem ser seladas ou não antes de se colocar a água ou vinho. Confira as receitas de guisado de frango e guisado irlandês.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Como saltear os alimentos

Veja para que serve e como saltear os alimentos.

Saltear

Saltear, nada mais é do que, em uma frigideira, cozinhar os alimentos por pouco tempo em fogo alto em um pouco de gordura. Também é preciso movimentar a frigideira, para que todas as partes do alimentos sejam cozidas de forma igual. Com o salteamento, o alimento fica com uma casquinha crocante e macio por dentro. Quando salteados, os alimentos ficam com mais cor e textura melhor. Para saltear, é necessário ter uma frigideira grande, com lados baixos e um cabo longo para que você não queime sua mão durante o manuseio. A frigideira tem que ser esquentada em fogo alto. Você deve colocar óleo ou azeite na frigideira e esquentar por 30 segundos. Depois, coloque uma quantidade pequena do alimento a ser salteado e vá movimentado a frigideira. Os alimentos devem ficar mais ou menos tempo sendo salteados, dependendo da maciez ou rigidez deles.

Como marinar alimentos

O que significar marinar um alimento: confira e veja como fazer.

Marinar

Marinar é deixar um alimento absorvendo o tempero por algum tempo (podem ser minutos ou até mesmo algumas horas) antes de ele ser cozido. O tempero geralmente tem algum elemento ácido, como limão, vinho ou vinagre, além de ervas. Isso serve para, claro, temperar o alimento de forma mais acentuada e também para amaciá-lo. As marinadas servem para carnes, aves, peixes e até legumes, que ficam muito mais saborosos e suculentos depois desse “banho de imersão” no tempero. Dica: se for marinar carnes brancas, utilize o vinho branco. Se for marinar carnes vermelhas, utilize o vinho tinto. Sucos ácidos, como de laranja e limão, também podem ser usados. Para a marinada, utilize aço inoxidável, de vidro ou louça, de preferência com tampa. Também há embalagens plásticas específicas para marinadas. Confira algumas receitas nas quais os alimentos são marinados: lagarto ao molho de laranja, lombinho com batatas coradas, matambre enrolado e pernil de cordeiro assado.

Quer saber mais? Confira 2 matérias que produzimos sobre técnicas de cozinha, Banho-maria: o que é e como fazer e Branqueamento: o que é, para que serve e como fazer.

 

Recomendadas
Pela Web