Garrafa térmica com gosto estranho? Descubra como acabar com esse problema!

Já sentiu um gosto estranho ao beber na garrafa térmica? Esse pode ser um sinal de que ela está suja. Veja como lavá-la da forma correta.

É tradição de quase todo brasileiro ter uma garrafa térmica de café em casa. Outro hábito é carregar uma garrafinha de água para o trabalho. Só que, muitas das vezes, esses objetos não recebem os cuidados de limpeza necessários. Um indicativo de sujeira acumulada é aquele gostinho estranho na água ou no café. Isso acontece pelo acúmulo de sujeira e pela proliferação de micro-organismos no objeto. Mas você não precisa ficar desesperado! O TudoGostoso reuniu dois truques de limpeza para acabar de vez com esse problema e mais seis dicas para conservar a garrafa térmica por mais tempo. Confira!

Como limpar garrafa térmica: uma pessoa está lavando a garrafa térmica em água corrente

Veja como tirar o gosto estranho da garrafa térmica

Pode lavar garrafa térmica com água fria?

Pode, mas esse método não tem tanta eficiência quanto a água quente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pode colocar gelo dentro da garrafa térmica?

Apesar de muitas pessoas colocarem gelo, isso não é recomendado, pois o gelo pode arranhar o objeto.

Pode colocar a garrafa térmica na geladeira?

Esse é outro erro muito comum entre as pessoas. A garrafa térmica deve ser mantida em temperatura ambiente para não alterar suas propriedades.

Dicas de conservação

Antes de você saber como eliminar de vez com o gosto estranho da sua garrafa térmica, confira algumas dicas para conservar o item por mais tempo.

1 – Produtos abrasivos

A garrafa térmica não deve ser lavada com produtos abrasivos, como a água sanitária, durante o dia a dia. Esses tipos de produtos vão apenas danificar o material.

2 – Esvazie a garrafa térmica

Sempre que puder, guarde a sua garrafa térmica sem qualquer resquício de líquido. Quando a garrafa é armazenada molhada, ela pode proliferar micro-organismos.

3 – Escovas de limpeza

Evite utilizar as escovas de limpeza. As cerdas da escova podem riscar a garrafa térmica, por isso evite utilizá-la na sua rotina de limpeza.

4 – Máquina de lavar louça

Outro cuidado importante é não colocar a garrafa na máquina de lavar louça. A água quente que sai da máquina pode danificar as propriedades térmicas do item.

5 – Mantenha a garrafa longe do micro-ondas

O interior da garrafa é metálico e esse material pode danificar o micro-ondas, além disso o objeto não pode ficar próximo a qualquer aparelho que emita calor.

6 – Detergente

Durante a semana, lave a garrafa térmica com detergente neutro com água quente, mas, lembre-se, de utilizar o lado macio da esponja.

Saiba como limpar sua garrafa térmica: pessoa lavando a garrafa

Confira dicas de conservação para fazer a sua garrafa térmica durar por mais tempo

Como tirar o gosto estranho da garrafa térmica

Não sabe como tirar o gosto estranho da garrafa térmica? Confira duas formas de deixá-la limpa:

Com vinagre

Para lavar a garrafa térmica, prepare a seguinte solução: um pouco de vinagre branco, água fervente e bicarbonato de sódio. Acrescente a mistura dentro da garrafinha e deixe agir entre 8-12 horas. Depois é só retirar a porção com água corrente.

Com bicarbonato de sódio

Uma vez por semana, use esse método para limpar a garrafa térmica e tirar os resíduos que ficam presos no objeto. Para isso, coloque duas colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio na parte interna. Após isso, encha a garrafa com água quente e espere 12 horas. Depois desse método, sua garrafinha térmica estará limpinha e sem gosto ruim.

Veja mais: 

Limpeza prática: produtos para uma cozinha limpa sem complicações

Truques de limpeza para a cozinha: lista com 15 dicas incríveis

Limpeza ecológica com vinagre: confira as dicas do TudoGostoso

Recomendadas
Pela Web