Fruto ou fruta: as diferenças entres os dois

É fruta ou fruto? Você certamente já ouviu falar que o tomate, por exemplo, é um fruto e não uma fruta! Mas o que isso quer dizer? O que é fruto, então? E fruta? Calma que o TudoGostoso está aqui para te ajudar a responder todas essas perguntas. Acredite: não é só você que tem …

frutos e frutas

Saiba quais são as diferenças entre fruto e fruta.

É fruta ou fruto? Você certamente já ouviu falar que o tomate, por exemplo, é um fruto e não uma fruta! Mas o que isso quer dizer? O que é fruto, então? E fruta? Calma que o TudoGostoso está aqui para te ajudar a responder todas essas perguntas. Acredite: não é só você que tem essas dúvidas! Muita gente fica confusa na hora de diferenciar e reconhecer os dois. Portanto, venha conferir com a gente e descubra de uma vez por todas se o tomate é fruta ou fruto!

Toda fruta é um fruto

Para começar, saiba que toda fruta é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta. Hein? Não entendeu? É que fruto se encaixa numa categoria mais ampla e dá nome ao órgão da planta resultante do desenvolvimento do ovário. E fruta é uma nomenclatura genérica que se dá aos frutos adocicados, portanto, está dentro da categoria de frutos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
tomate

O tomate é um fruto carnoso que apresenta vários benefícios para a nossa saúde.

Confira a seguir as características de cada um:

Fruta

A fruta é um fruto doce comestível que rodeia a semente da planta e tem a função de protegê-la.  É a parte polposa, é rica em suco e, na maioria das vezes, pode ser consumida crua. E você sabia que, em termos botânicos, a palavra fruta nem existe? Nós utilizamos “fruta” para diferenciar os frutos doces dos amargos. Alguns exemplos de frutas são: banana, melancia, abacaxi, uva, pêssego, maçã, kiwi, melão e muito mais! E você sabe como escolher as melhores frutas? Aqui no TudoGostoso você aprende como escolher frutas sem erro.

Fruto

Tomate é fruto! A confusão entre fruta e fruto se dá porque alguns desses alimentos são designados como legumes por não apresentarem sabor adocicado. Antes de saber mais sobre os frutos, confira quais são os benefícios do tomate para a saúde! Voltando aos frutos: como já dissemos, eles fazem parte de uma categoria mais geral. Eles podem ser classificados como carnosos, que é o caso do tomate, berinjela, pepino e pimentão, e como secos, que são as sementes comestíveis, como as castanhas, as nozes e as amêndoas.

Mistério resolvido! Agora você já sabe tudo sobre frutos e frutas! Que tal aproveitar essas frutas e conferir alguns doces caseiros com frutas ou receitas com frutas supernutritivas?

Recomendadas
Pela Web