Formas corretas de preparar o filé mignon

Separamos algumas dicas para deixar o filé mignon digno de ganhar ainda mais destaque no seu prato! Vem ver como os detalhes fazem diferença nessa carne deliciosa.

Aposte no filé mignon para montar os pratos, uma carne macia e super saborosa!

Saboroso e suculento: o filé mignon possui sabor e maciez na medida, sendo irresistíveis para compor os pratos.

Os pratos se tornam saborosíssimos quando possuem o filé mignon como um de seus componentes. Suculento e delicioso, ela é considerada uma “carne de primeira”, cheia de maciez e sabor que vale a pena investir em receitas que a utilizem – mas vale a pena lembrar que as “carnes de segunda” também fazem receitas de dar água na boca!

A textura e o sabor são capazes de encantar o paladar logo na primeira garfada. Podendo ser servida tanto pura quanto acompanhamento, essa carne se torna ainda mais fantástica com a adição de diferentes temperos e molhos que ressaltam seu sabor, deixando-a irresistível.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Está na dúvida em como deixar seu almoço digno de elogios? Ou então como fazer um jantar especial para os amigos com um filé mignon preparado no capricho? Então vem ver as gostosuras que um filé mignon é capaz de fazer!

Antes de tudo, limpeza: ao comprar a carne, lembre-se de pedir ao açougueiro para já limparem a carne. Caso contrário, limpe em casa, e em seguida, lave a carne para se certificar de ter tirado qualquer impureza.

shutterstock_490546975

Se você é daqueles que amam a carne “ao ponto”, o filé mignon te promete muito sabor e maciez!

Filé mignon na frigideira

O filé mignon também pode ser preparado na frigideira, o que o deixa ainda mais saboroso. Você pode experimentar a carne na versão bife ou medalhão. A frigideira ajuda a selar a carne e, para os que curtem uma carne ao ponto, ela também pode deixar a carne mais dourada por fora e suculenta por dentro. Quanto mais tempo no fogo médio, menos rosa ela ficará.

– Depois de limpas, passe sal por toda o filé mignon (mas sem exagerar, ok?), e em seguida adicione pimenta-do-reino. Mas lembre-se de passar o sal apenas no momento que for colocá-la na frigideira.

– Leve a frigideira ao fogo e adicione 2 colheres (sopa) de óleo. A frigideira já deve estar quente quando for adicionar a carne.

– Em seguida, coloque a carne e deixe-a ali selando de um lado, sem mexer nela. Quando você notar que a parte de cima da carne começou a ficar “úmida”, chegou o momento de virar o lado da carne na frigideira. Repita o mesmo procedimento com o outro lado, esperando a parte superior ficar úmida.

– Quando a parte superior estiver úmida e os dois lados selados, retire da frigideira.

Aposte em molhos diversos para deixar o filé mignon ainda mais suculento.

Temperos naturais e molhos especiais podem deixar o filé mignon ainda mais atraente. Aposte em diferentes molhos!

Faça também com manteiga!

A manteiga pode deixar o filé mignon ainda mais irresistível. Para isso, basta trocar as 2 colheres (sopa) de óleo pela manteiga.

Coloque-a na frigideira e espere derreter. Assim que estiver derretida, adicione a carne e deixe dourando de um lado (sem mexer ou furar a carne) e, após dourar, vire para baixo o lado que estava para cima. Em seguida, repita o processo até que ambos lados do filé mignon estejam corados. Desligue o fogo e o retire da frigideira.

Tempero pra que te quero

Você pode substituir o sal por dentes de alho amassados e/ou outros temperos naturais, deixando que o filé mignon passe a aderir o gosto do tempero antes de ser levado à frigideira. Isso dará um sabor ainda mais incrível a carne.

Filé mignon no forno

Geralmente os pratos com filé mignon vão ao forno para concluírem seu cozimento, para serem gratinadas ou para a carne aderir mais o sabor dos molhos. Em um caso ou outro, a carne pode ir direto ao forno depois de temperada (dispensando ser grelhada), como no caso da receite do filé mignon facílimo e delicioso, que conta com molho inglês, mostarda e alho.

Nos outros casos, o filé é colocado no forno para finalizar o procedimento, sendo frita e depois indo direto ao forno. Nesse processo temos as receitas saborosíssimas de filé mignon ao molho gorgonzola e tomates recheados, ao molho de quejo, com falso molho madeira, e o delicioso filé mignon ao molho mostarda.

Você pode encontrar o filé mignon em medalhão ou bife. Use a criatividade e faça diferentes combinações com a carne.

Você pode usar o filé mignon na versão bife ou medalhão. Use e abuse da criatividade fazendo diversas combinações com a carne!

Recomendadas
Pela Web