Finger food: comidinhas fáceis para impressionar os amigos em casa

Está com a grana curta e ficou caro comer na rua? Que tal preparar um boteco em casa acompanhado das finger foods? Confira!

Finger food, ou na tradução ao pé da letra “comer com os dedos”, é uma prática tradicional dos principais pratos dos botecos de rua. Essa categoria corresponde aos pequenos pratos, também conhecidos como petiscos, dispostos para serem consumidos em poucas mordidas. Normalmente, eles são servidos em palitos, pratinhos ou copos, tudo para colaborar com o seu principal objetivo: ser algo prático e rápido de ser saboreado. Pensando em te ajudar a montar o seu boteco em casa, o TudoGostoso preparou uma seleção com 12 receitas de finger foods para você fazer para os seus convidados. Veja!

Finger food: bruschettas em cima da mesa

Veja como preparar receitas de finger food

O que é finger food?

O finger food é um tipo de prato que pode ser consumido com as mãos. Ele costuma ser servido em porções individuais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como surgiu o termo finger food?

O termo “finger food” surgiu quando a atriz Joan Collins pediu a um garçom, em um restaurante, um tipo de comida ao qual ela pudesse comer com as mãos e sem borrar o batom.

Em quais ocasiões posso servir finger food?

O prato pode ser disposto em diferentes ocasiões: em eventos informais, para quem pretende montar um boteco em casa, por exemplo, ou até mesmo em celebrações mais formais, como casamentos e formaturas.

Como servir finger food?

O finger food pode ser servido conforme o evento o qual ele é disposto. Em eventos informais, ele pode ficar disposto em uma mesa e os convidados podem se servir; já em ocasiões formais, os finger foods podem ser servidos como entrada.

Finger food: moça servindo em um prato petiscos delicados

Veja qual a melhor maneira para servir o finger food

Como criar uma apresentação sofisticada dos pratos?

Você pode deixar a apresentação mais bonita escolhendo os itens certos, como a louça que acompanhará a finger food. Nesse caso, você pode selecionar potes e travessas sofisticadas. Peças brancas combinam com um clima mais formal, já as coloridas podem ficar boas em ambientes entre amigos.

Como montar seu menu em casa com finger food

Se você deseja montar um menu prático para servir os seus amigos e convidados, uma solução é apostar nos finger foods. Eles vão bem em diferentes ocasiões. Confira!

Cestinha de salpicão

Em 30 minutos, você prepara esse prato que pode ser saboreado usando as mãos. Ele serve até 10 porções.

Dadinho de tapioca

Ele é perfeito para lembrar aquela comidinha de boteco feito em casa. Para deixar esse finger food ainda mais gostoso, que tal caprichar em uma geleia de pimenta?

Finger food: dadinho de tapioca com molho de pimenta

Que tal preparar esse dadinho de tapioca? A opção é um finger food de lamber os dedos

Bruschetta

Prática e simples de fazer! A receita leva pão italiano e tomate ao forno. Que tal experimentar?

Pizza de pão de forma

Uma forma prática de servir os seus convidados com finger foods é aproveitar o pão de forma para fazer uma deliciosa pizza. Que tal tentar essa receita?

Canapés 

São tipos de aperitivos leves e refrescantes. Eles podem ser recheados por geleias ou pastas e vão bem em qualquer tipo de evento. Para conferir como fazer esse finger food, confira os ingredientes e modo de preparo da receita.

Finger food: canapés em uma mesa

O canapé é uma ótima opção para qualquer tipo de evento. Confira como fazer esse finger food.

Bolinho de arroz recheado

Apesar de ser muito popular no Brasil, o bolinho de arroz não surgiu por aqui. Existem diversas teorias sobre a origem deste finger food, mas o que todos têm certeza é sobre o incomparável sabor desse petisco.

Espetinho de frango empanado

O espetinho de frango é uma opção de petisco para quem quer variar e não comer apenas carne vermelha. A receita fica pronta em 40 minutos.

Polenta frita com queijo

Feita a base de milho, a polenta é perfeita para ser servida como acompanhamento ou mesmo como uma entrada. Nessa receita, ela rende até 8 porções.

Finger food: tábua com polenta frita de queijo

Veja como fazer esse finger food delicioso

Anéis de cebola

Se você vai reunir os amigos em casa, que tal preparar anéis de cebola crocantes? Eles ficam perfeitos com molhos, como o barbecue.

Tábua de frios

Para quem vai fazer um evento mais formal, um tipo de finger food que pode te ajudar a fazer sucesso é a tábua de frios. Nessa versão, você pode servir queijo minas, queijo gorgonzola, ovos de codorna, salame, presunto, azeitonas e damascos.

Finger food: tábua de frios em cima da mesa

Essa é uma excelente opção de finger food para eventos mais formais

Batata frita gratinada

Se você tem um evento mais informal, a batata frita gratinada pode ser uma aposta. Para quem prefere as batatas mais sequinhas, uma boa dica é usar uma air fryer.

Burrito de ovo

Esse é um prato típico do México que consiste em uma tortilla de farinha recheada com maionese e ovo. Que tal fazer e servir aos seus convidados?

Veja mais: 

Comida de boteco: 6 receitas que trazem o barzinho até você

Bloquinho dos petiscos: 30 receitas simples e fáceis para o carnaval em casa

Veja como preparar uma tarde de petiscos deliciosa e cheia de sabor

Recomendadas
Pela Web