Faca? Descasque frutas e legumes com água quente, colher ou palito de dente

Aprenda métodos inusitados mas eficientes para tirar a casca de alimentos evitando desperdício

Frutas e legumes são fundamentais na nossa alimentação e todo mundo sabe disso. Mas você sabe quais são os melhores truques para tirar a casca de alimentos tão comuns do dia a dia? Nem sempre a boa e velha faca é o melhor utensílio para descascar frutas e legumes. Com uma colher, palito de dente ou água quente você consegue aproveitar ao máximo de ingredientes como batata e laranja. Descubra no TudoGostoso como fazer esses truques simples que vão revolucionar a sua cozinha.

A manga é uma das frutas que você pode tirar a casca sem usar uma faca ou outro tipo de lâmina

Laranja

Você pode ter uma laranja inteira e sem casca em um minuto usando uma colher. Duvida? Primeiro pegue uma faca e faça um corte na casca ao redor do meio da laranja. Pegue uma colher e passe o cabo por dentro do corte e dê a volta na fruta. Assim que começar a soltar, insira a parte da concha da colher no mesmo corte para desprender o topo. Repita o processo com a outra metade e depois é só abrir a casca e pegar o fruto inteiro dentro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma alternativa para esse método é pressionar a laranja contra uma superfície dura, como uma mesa ou uma tábua, fazendo movimentos circulares. Depois solte a parte de cima e use a colher para desprender o interior da fruta. Com esse truque você “perde” a parte da ponta, mas a casca solta com facilidade. De toda maneira, você terá um fruto inteiro para aproveitar e ainda pode usar a casca para fazer sobremesas ou aromatizar um sal cítrico.

Batata

Alguns gostam de preparar a batata com casca para fazer uma batata frita rústica ou uma batata recheada. Outros gostam dela lisinha para fazer uma batata frita com queijo e calabresa ou um purê de batata. Só que tirar a casca uma a uma com uma faca é cansativo, mas não precisa ser assim.

A dica é usar o choque térmico. Comece fazendo um corte superficial ao redor do meio da batata e coloque para cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos. Como é comum cozinhar a batata para usá-la em receitas, você aproveita o tempo para isso. Em seguida, coloque os tubérculos em uma tigela com água e gelo e então é só puxar a casca com a mão que ela sai fácil e rápido. E você ainda pode aproveitar a casca de batata para receitas!

como tirar casca de batata com batatas sem casca e a casca solta do lado

Só de cozinhar a batata você consegue tirar sua casca com facilidade

Pêssego

A água quente também é o segredo para soltar a casca do pêssego rapidinho. Existem duas formas de fazer. A primeira é fazendo um corte leve em formato de “X” no fundo do pêssego. Depois coloque em água fervendo por 10 a 20 segundos e retire. Por fim é só puxar a casca fora usando a ponta dos cortes.

A segunda técnica dispensa o corte no pêssego. É só colocar na água quente por alguns segundos e, em seguida, mergulhar em um recipiente com água gelada. Use as mãos para esfregar o pêssego e a pele sai sozinha como na batata. É o truque perfeito para fazer uma compota ou geleia de pêssego, entre outras sobremesas com a fruta.

Gengibre

O gengibre é uma raiz benéfica para a saúde e cheia de sabor que serve para fazer um chá de gengibre ótimo para a digestão. Mas, antes de mais nada, você vai precisar tirar a casca do ingrediente. Por ser uma raiz, o gengibre é bem irregular, o que dificulta o processo.

O primeiro pensamento que temos é usar uma faca para tentar cortar camadas da casca fora. Só que isso faz com que perca partes preciosas do alimento e ainda pode se machucar. Por isso, o melhor jeito de descascar gengibre é usando uma colher! Segure o talher perto da parte da concha e use ela para raspar a raiz. A casca sai mais fácil do que você imagina e no final ainda terá o ingrediente inteiro.

como tirar casca de gengibre com raiz inteira no fundone fatiada na frente

O gengibre é irregular e pode ser desafiador descascar, mas com uma colher você faz isso em segurança

Lichia

A lichia é uma fruta pequena e vermelha rica em vitamina C e que está cada vez mais presente nas dietas. Para aproveitar o fruto orgânico e puro, o indicado é comprá-lo inteiro e extrair a polpa em casa. Mas como tirar a casca de um fruto tão pequeno? O segredo é o palito de dente! Pegue um palito de dente e atravesse a fruta perto do talo. Torça o palito até sentir que a casca está solta. E então é só espremer que a polpa sai sozinha.

Kiwi

Para ter todos os benefícios do kiwi é bom aproveitar a fruta o máximo possível. Para isso, o truque é fácil! Corte o topo e a base do kiwi para ter um cilindro da fruta. Pegue uma colher e coloque entre a casca e o miolo e dê a volta na fruta. O interior do kiwi vai sair fácil e inteiro, pronto para receitas com kiwi deliciosas, como a torta mousse de kiwi e a caipirinha de kiwi.

Manga e abacate

E que tal um truque que vale por dois ou até três? Com a mesma dica você consegue tirar a casca da manga e do abacate. O protagonista desta história é o copo de vidro. Pegue o fruto e corte em duas partes iguais pelo comprimento. Segure um pedaço pela casca e passe raspando pela borda. O copo serve como faca e separa a fruta, deixando o interior dentro do copo e a casca fora dele.

O método funciona por serem alimentos macios com cascas flexíveis. Tanto é que a mesma técnica também funciona com o kiwi. É uma maneira prática de descascar essas frutas para fazer sobremesas com manga como o smoothie da fruta e receitas com abacate como guacamole ou sorvete.

O copo é um aliado para tirar a casca de vários alimentos

Veja mais:

Como afiar lâmina do liquidificador: truque com casca de ovo vai te surpreender

Truque para descascar alho em poucos segundos: testado e aprovado pelo TudoGostoso!

Descascar camarão desse jeito vai economizar o seu tempo na cozinha

Recomendadas
Pela Web