Exagerou no açúcar? Aprenda a salvar uma receita que ficou muito doce

Colocou açúcar demais em uma sobremesa e acha que estragou a receita? Calma, nem tudo está perdido! Reunimos alguns truques que podem te ajudar a salvar um preparo. Veja as sugestões do TudoGostoso!

De vez em quando é normal errar a mão na cozinha e acabar preparando algo diferente do esperado, né? Errar é frustrante, mas pode ter solução. Quando o problema é açúcar demais, por exemplo, existem alguns truques para equilibrar o sabor doce e camuflar o excesso de açúcar.

Se você quer corrigir uma sobremesa muito enjoativa ou desagradável de comer por conta do açúcar, continue com a gente. Listamos algumas soluções para recuperar uma receita que ficou muito doce. Vamos lá?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Chantilly ou sorvete ajudam a equilibrar o açúcar

Consumir uma sobremesa que ficou doce demais pode ser uma missão bem difícil, principalmente se for um pedaço muito grande. Então a primeira dica é servir pedaços menores do que o imaginado.

Além disso, você pode complementar a receita com um chantilly para equilibrar os sabores. Bata o chantilly sem açúcar para deixar o mais suave possível. Provar os elementos individualmente pode causar estranheza, mas se misturar tudo pode dar muito certo, principalmente com bolos, tortas e brownies.

Você também pode trocar o chantilly por uma bola de sorvete com sabor neutro, de preferência o de creme. A temperatura gelada também ajuda a disfarçar o doce. Para doces em compota que passaram do ponto no açúcar, a dica é servir com creme de leite. Fica muito gostoso!

Veja como fazer chantilly caseiro:

Tente disfarçar com uma cobertura de chocolate amargo

Seu pavê ou mousse ficou doce demais? Uma cobertura de chocolate amargo pode te ajudar a compensar o sabor. Essa também é uma solução que funciona bem com bolos e tortas. Basta usar como base o cacau em pó no lugar do achocolatado para ter uma cobertura bem marcante.

Outra alternativa é fazer uma ganache com chocolate meio amargo. Opte por um que seja pelo menos 70%. Quanto maior a porcentagem, mais cacau o chocolate tem e, consequentemente, menos açúcar. Escolha o que melhor combina com a sua necessidade.

Que tal incluir uma calda de frutas cítricas?

Suco e raspas de limão ajudam a cortar o doce

Ainda seguindo nessa lógica de camuflar o sabor doce, outra alternativa é incluir acidez à sobremesa. Você pode preparar uma calda bem concentrada de suco de limão, laranja ou maracujá, por exemplo. Não coloque açúcar e use para regar bolos, tortas e demais sobremesas que permitam essa adaptação. Um toque de vinagre também pode servir.

Outra forma de agregar acidez ao prato é incluindo as próprias frutas, como pedaços de morango em um creme de chocolate muito doce ou, ainda, as raspas das frutas cítricas. Além de dar um aroma e sabor diferentes, deixa o prato mais bonito.

As especiarias podem ajudar a camuflar o sabor doce

Outros ingredientes que podem te ajudar a corrigir uma receita muito doce são as especiarias, principalmente as com toque apimentado. Algumas opções são gengibre, noz-moscada, canela, cravo e, claro, a própria pimenta. Apenas vá adicionando aos poucos para não deixar o preparo muito apimentado, ok?

Considere aumentar a quantidade de receita

Se você notar que colocou açúcar demais enquanto ainda estiver cozinhando, pode ser que dê tempo de corrigir a receita dobrando o volume. Nesse caso, você deve acrescentar mais quantidade dos outros ingredientes da receita, com exceção do açúcar, claro.

Por exemplo, se você está preparando uma geleia de frutas vermelhas e perdeu a mão no açúcar, colocar mais frutas e água pode ajudar a solucionar o problema.

Experimente acrescentar uma pitada de sal

Dependendo da receita, um toque de sal também pode te ajudar a equilibrar os sabores. Na verdade, o sal já é usado em muitas sobremesas porque auxilia a acentuar os sabores dos demais ingredientes. Uma massa de bolo muito doce pode ser corrigida com sal, por exemplo, e dá para fazer receitas como caramelo salgado também.

Veja mais:

Como salvar bolo solado? 4 truques para reaproveitar a massa e evitar desperdício

Você nunca mais vai sofrer com porta-tempero entupido depois dessa dica!

Como conservar banana por mais tempo: aprenda o truque do TikTok

Recomendadas
Pela Web