Esse truques valiosos vão fazer suas panelas durarem mais: confira no TudoGostoso

Panela para a vida toda! Veja no TudoGostoso como fazer suas panelas durarem mais com truques e dicas práticos.

Assim como todos os utensílios de cozinha e eletrodomésticos, as panelas precisam de cuidados especiais na hora de usar e conservar. Afinal, uma panela boa não é barata, e não dá para ficar comprando sempre, não é mesmo? Mais do que isso, elas são a nossa melhor amiga na hora de fazer de receitas deliciosas como cachorro-quente e canjica, e por isso é importante saber como cuidar bem delas. Pensando nisso, o TudoGostoso compilou 6 truques valiosos que vão fazer suas panelas durarem mais. Com eles, as suas panelas vão poder ser passadas de geração para geração!

dicas de como fazer a panela durar mais

Veja como fazer suas panelas durarem bem mais com essas dicas do TudoGostoso

Como fazer as panelas durarem mais

1 – Use os utensílios certos

Se você quer que suas panelas durem mais, é preciso escolher bem na hora de comprar os utensílios de cozinha. Sempre dê preferência aos utensílios de silicone e madeira; eles são os mais indicados porque não vão arranhar as panelas. Utensílios de metal arranham as panelas, prejudicando a camada de proteção que elas possuem e muitas vezes até danificando. Muita gente acha que esse cuidado só é necessário em panelas antiaderentes, mas não é verdade! As panelas de inox, alumíno e ferro, por exemplo, também precisam de cuidados para não arranhar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2 – Escolha a panela certa na hora de usar altas temperaturas

Não é qualquer panela que pode ser usada para preparos em fogo alto, e muito menos para ir ao forno. Usar a panela certa para cada tipo de preparo é essencial se você quiser fazer suas panelas durarem muito tempo.

Nada de usar panelas antiaderentes na hora de fazer fritura, e muito menos levar ao forno! Esse tipo de panela não suporta altas temperaturas, já que elas podem até soltar o antiaderente. Para cozinhar em fogo médio e baixo, elas são excelentes e muito fáceis de limpar também. Para altas temperaturas, escolha as panelas de inox e de ferro fundido. As panelas de ferro são ótimas se a receita precisar ir do fogo ao forno.

dicas de como fazer a panela durar mais

Escolher a panela certa para cada tipo de preparo é essencial para garantir a durabilidade delas

3 – Faça a cura das panelas

Curar as panelas significa aquecê-las com uma fina camada de óleo. Esse processo tem o objetivo selar a camada de proteção das panelas, além de evitar que os alimentos grudem durante o preparo, e assim não seja necessário esfregar muito e usar produtos que possam danificar a panela. Normalmente, é necessário curar as panelas apenas umas vez, antes do uso, e serve para todos os tipos: antiaderente, de barro, de inox etc. No entanto, curar a panela de ferro é um cuidado essencial para que ela não fique enferrujada, e é aconselhado fazer regularmente para manter a durabilidade.

4 – Use apenas o lado macio da esponja

O lado mais áspero, assim como palhas de aço, podem arranhar toda a sua panela e até remover o teflon no caso das antiaderente. Por isso, muita paciência na hora de limpar as panelas. Fazendo a cura, o processo de limpeza também fica mais fácil. Porém, o TudoGostoso já ensinou dicas de como limpar panela queimada fácil se a sua panela estiver pedindo socorro!

5 – Não lave a panela se ela ainda estiver quente

Nunca lave sua panela quente em água fria! Por causa do choque térmico que acontece assim que a panela quente entra em contato com a água gelada, a sua panela pode amassar, entortar e até rachar! Sabe aquela sua panela que você jura que está bamba, mas você não sabe como ficou assim? Spoiler: foi colocando a panela quente debaixo da água fria. Por isso, o ideal é deixar a panela esfriar antes de prosseguir para a limpeza.

Ah, e o ideal é secar as panelas assim que terminar de lavar, viu? Isso evita manchas nas panelas de alumínio e de inox e impede que as panelas de ferro enferrujem.

6 – Não use socador de alho nas panelas

Sim, a gente sabe que existe essa tradição de amassar o alho direto na panela para que ela fique com ainda mais gostinho. Porém, sentimos dizer que esse método, sem dúvidas, estraga muito as panelas! Já começa que você consegue perceber que elas ficam amassadas e tortas, e que se torna até difícil equilibrá-las no fogão. Isso pode até causar um acidente culinário feio. Socar o alho nas panelas antiaderente, então, é pior ainda porque vai remover todo o teflon e a sua panela nunca mais será a mesma.

Agora, se você seguir todas as nossas dicas, suas panelas vão durar muito mais!

dicas de como fazer a panela durar mais

Nunca foi tão fácil cuidar das suas panelas seguindo essas dicas

Veja mais:

Como limpar panela queimada com papel-alumínio

Descubra por que você não deve guardar panelas dentro da geladeira

Panelas com tampa de vidro: design e funcionalidade na cozinha

 

Recomendadas
Pela Web