Diferenças entre bolo com óleo e bolo com manteiga: confira

Confira as diferenças entre bolo com óleo e bolo com manteiga!

Você já deve ter percebido que alguns bolos são feitos com óleo enquanto outros são feitos com manteiga, não é mesmo? Você sabia que existe uma razão para isso? Pois é! Hoje vamos explicar as diferenças entre bolo com óleo e bolo com manteiga, além de mostrar quando usar cada um. Confira!

confira diferenças entre bolo com óleo e bolo com manteiga

Bolo feito com óleo

Diferenças entre bolo com óleo e bolo com manteiga

A principal diferença é que o bolo com manteiga não pode ser levado para a geladeira. “Mas como assim, TudoGostoso?”. Calma que a gente explica! Sabe quando você tira a manteiga da geladeira e você precisa deixar do lado de fora por um tempo para poder usá-la, porque ela está muito dura? Então, o mesmo acontece com a manteiga que está no bolo. Quando o bolo com manteiga é levado para a geladeira, a manteiga que está presente nele acaba endurecendo, deixando o bolo bem ressecado e desagradável ao paladar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Já o bolo com óleo pode ser colocado na geladeira tranquilamente que continuará fofinho e com a mesma consistência. Ele também tende a ser mais molhadinho. Além disso, o bolo com óleo pode ser preparado com antecedência, podendo ser até congelado (sempre enrolado em papel-filme). Ele continuará se mantendo úmido, sem problemas!

diferenças entre bolo com óleo e bolo com manteiga

Naked cake: um bolo que deve ser feito com manteiga para aguentar o recheio

Quando usar cada um

Outra diferença é que o bolo feito com manteiga é mais um pouco mais firme e mais estruturado. Ou seja, é o bolo ideal para rechear. Os bolos feitos com óleo são fofos “demais” para quem pretende cortar para rechear, porque podem acabar quebrando. Pode perceber que é preciso um certo cuidado até na hora de desenformar para que eles não quebrem.

Portanto, o bolo feito com manteiga deve ser usado para bolos com recheios, naked cakes, bolos feitos com pasta americana (já que ela não se dá com a geladeira). Já o bolo feito com óleo é mais usado para bolos prensados: aqueles que precisam ir para a geladeira para o recheio firmar. Agora ficou fácil escolher a receita para cada ocasião, não é mesmo?

Recomendadas
Pela Web