6 dicas para utilizar o alho: confira

Como descascar o alho? Como tirar o cheiro que ele deixa nas mãos? Confira 6 dicas para utilizar o alho!

Não há como negar que o alho é um dos ingredientes indispensáveis na cozinha! Isso porque ele é responsável por temperar as comidas e deixá-las com aquele gostinho maravilhoso. Porém, apesar dos benefícios e de ser uma ótima alternativa para substituir o sal nos pratos, lidar com o alho pode ser uma missão. Como descascar? Como tirar aquele cheiro das mãos? Confira a seguir 6 dicas para utilizar o alho que vão deixar tudo mais fácil:

Recipiente com alguns dentes de alho descascados e com várias cabeças de alho ao redor

Recipiente com alguns dentes de alho já descascados

6 dicas para utilizar o alho

Descasque vários dentes de alho sem nenhuma dificuldade

Para descascar o alho não tem mistério e leva apenas 20 segundos. Isso mesmo, leitor! Basta colocar os dentes de alho em um pote, fechá-lo bem e chacoalhar bastante por 20 segundos! Você vai ver como eles vão sair totalmente descascados e prontos para uso. Parece mágica, né?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Vai descascar só 1 ou 2 dentes de alho? Existe um truque bem fácil!

Se você não for descascar vários, basta colocar um dente de alho sobre uma tábua, cortar as extremidades do alho e, em seguida, “deitar” uma faca larga sobre o alho. Depois é só dar umas batidinhas sobre a faca, “esmagando” o alho. A casca vai sair com uma facilidade incrível. Mas olha lá, hein: é sempre bom ter cuidado ao utilizar facas!

Dente de alho descascado com o auxílio da lateral de uma faca

Dente de alho sendo descascado sobre uma tábua de madeira

Sem cheiro de alho nas mãos

O cheirinho de alho refogando na panela é fantástico. Mas cheiro de alho na mão é terrível! Os grãos ou a borra de café podem ser ótimos aliados nessas horas. Após manusear o alho, esfregue as mãos sobre a borra (ou os grãos) e, em seguida, lave normalmente. Prontinho: sem aquele cheiro inconveniente!

Óleo temperado

Descascou alho demais e não sabe o que fazer com o que restou? Não se preocupe, leitor! Colocar os alhos já descascados em um vidro com óleo de cozinha (ou azeite) pode ser uma boa opção para impedir que ressequem. O melhor de tudo é que você ainda pode reaproveitar o óleo ou azeite e utilizá-lo para temperar saladas.

Pote de vidro com dentes de alho e alecrim mergulhados no óleo

Óleo com dentes de alho e alecrim

Xô, mau hálito!

Apesar de maravilhosamente delicioso, o alho em excesso pode deixar aquele cheirinho desagradável na boca e que parece não sair de jeito nenhum! Mas calma que tem solução: comer uma maçã como sobremesa ou beber uma limonada após comer alho podem ser boas soluções para se livrar do mau hálito.

Tempero prontinho para uso 

O que a gente gosta mesmo é de praticidade na cozinha, né? E como o alho faz toda a diferença no preparo dos pratos, que tal já deixá-lo ali amassadinho e pronto para uso? Fazer um tempero caseiro de alho é fácil, vai poupar seu tempo, render bastante e ainda contribuir para fazer comidas deliciosas. Vale a pena!

Tempero caseiro de alho

Tempero caseiro de alho, cebola e salsinha

Recomendadas
Pela Web