Dicas para tirar boas fotos de comida

Quer dicas para tirar uma foto incrível daquele prato maravilhoso? Confira aqui no TudoGostoso!

Aprenda como tirar fotos lindas e suculentas de comida.

Confira algumas dicas para tirar fotos lindas, apetitosas e atraentes de comidas!

Quem nunca ficou com água na boca só de ver uma foto linda de um prato caprichado? Cada vez mais, as pessoas postam nas redes sociais as fotos de seus pratos, deixando os seguidores e amigos só na vontade!

As belas imagens servem como um convite para que experimentemos os pratos ou até mesmo nos incentivam a reproduzi-los em casa. Se você adora fotografia e comida, o TudoGostoso vai te dar algumas dicas de como tirar incríveis fotos de comida!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Organize os ingredientes no prato, tornando-os mais atraentes.

Disponha os ingredientes de uma forma atraente no prato, despertando o olhar e o interesse de todos!

Organize o ambiente

Antes de mais nada, organize a casa! Utilizar pratos, talheres, recipientes ou demais utensílios sujos pode pegar mal, né? Então, conserve o ambiente limpinho, afinal, local onde se faz comida deve estar sempre bem higienizado. Se for tirar foto da comida em um restaurante ou bar, organize a mesa: deixe de lado o que não for o prato a ser fotografado!

Monte seu prato

Disponha os alimentos de uma forma atraente no prato! Nada de misturar os componentes do prato. Por isso, monte cuidadosamente seu prato e fique atento aos detalhes para poder realçar o melhor de cada receita.

Utilize a luz para ressaltar as qualidades da sua comida.

Utilize a luz a seu favor para ressaltar todas as qualidades do prato.

De olho na luz

A luz vai ser uma das suas maiores aliadas na hora de tirar uma boa foto! Isso porque a iluminação consegue realçar o melhor das cores e texturas da comida na imagem. Por isso, escolha lugares iluminados e brinque com os pontos de luz — sempre posicionando o prato a favor delas para evitar sombras (e tomando cuidado para você não fazer a sombra). Ou então utilize fontes externas de luz, como velas ou luminárias. Ah, e evite o flash! Ele pode arruinar a sua foto, deixando-a com textura e cores artificiais.

Brinque com o foco e o ângulo

Se a intenção é tirar foto da comida, atente-se sempre para o fato de que ela é a estrela do prato! Por isso, brincar com o foco é uma ótima ideia, ressaltando o prato e desfocando o fundo. Use e abuse da criatividade ao fazer o enquadramento, posicionando o prato em seu melhor ângulo.

Ah, e falando em plano de fundo, é fundamental ficar atento a ele: se for um local com muitos detalhes, invista em fotos feitas por cima dos pratos. Assim, você irá retratar apenas o prato na mesa — simples, direto e incrível!

Caso seja necessário, adicione ingredientes ao prato para deixá-lo mais apetitoso.

Caso seja necessário, adicione ingredientes extras, como ervas, para deixar os pratos mais apetitosos e atraentes.

Fazendo mais com menos

Assim como dito na dica anterior, muitos detalhes em uma foto podem fazer com que a comida perca a importância. Por isso, que tal incluir elementos não muito chamativos na foto? Dispense acessórios demais, tal como talheres e objetos desnecessários, ou pratos e panos com muitos desenhos. Mas, como uma exceção à regra, você pode incrementar seu prato na foto adicionando ervas, em pratos salgados, ou pedaços de chocolate e morangos no caso de receitas doces, por exemplo.

Alimentos frescos resultam em fotos melhores

Selecionar boas frutas, verduras e legumes é superimportante na hora de tirar a foto. Caso eles apresentem apenas alguns machucados, é só posicioná-los de forma que a as imperfeições fiquem escondidas. Além das cores vivas e atraentes, você pode borrifar um pouco de água sobre as frutas ou até mesmo pincelar óleo de oliva. Eles ficarão com aparência de fresquinhos e saborosos!

Inclua as mãos nas fotos para deixá-las mais humanizadas.

Dicas para fotografar comidas: simples e práticas.

 

E aí, gostou das dicas? Que tal utilizá-las para tirar fotos das receitas e compartilhá-las no TudoGostoso? Nós vamos amar as fotos e suas receitas vão ganhar muitos fãs e elogios! E se tiver mais algumas dicas, compartilhe com a gente, viu?

Recomendadas
Pela Web