Suflê perfeito: 8 dicas para fazer um prato incrível

Se você é apaixonado por suflês, você precisa ver as nossas dicas para fazer um suflê perfeito digno de restaurante!

O suflê é um prato típico da França feito à base de claras. Os primeiros registros dessa nuvem de sabor apareceram no país por volta do século XIX, mas até hoje ninguém sabe quem foi o inventor da receita. É possível preparar diferentes sabores desse prato, como suflê de queijo, de legumes e  suflê de chocolate. No entanto, é preciso técnica e paciência para preparar um prato digno dos melhores restaurantes, com todo o volume de um bom suflê. Para você conseguir fazê-lo em casa, o TudoGostoso vai te mostrar 8 dicas incríveis para você conseguir preparar o suflê perfeito. Confira abaixo!

dicas para suflê perfeito

Suflê de baunilha com calda

Dicas para fazer o suflê perfeito

1) As claras em neve são o ingrediente principal de qualquer suflê. Portanto, é de extrema importância que elas sejam superbem feitas. O recipiente em que elas serão batidas precisam estar bem lipos, sem nenhum traço de gordura. A gordura desestabiliza as claras e faz com que elas não cresçam.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2) Fatores como a idade do ovo e a temperatura também influenciam muito nas claras em neve. Quanto mais frescos os ovos forem, melhor. E a temperatura precisa ser ambiente! Seguindo essas duas regras, as suas claras em neve ficarão branquinhas e supervolumosas!

3) A última dica que damos em relação às claras em neve é sempre incorporá-la lentamente ao restante dos ingredientes. De pouco em pouco e sempre mexendo do meio para fora e de baixo para cima. Isso impede as bolhas de ar de quebrarem e, consequentemente, impede seu suflê de murchar. Se a sua receita for doce, coloque o açúcar junto com as claras, aos poucos. O açúcar ajuda a estabilizar as claras em neve, deixando-as mais brilhosas e fofinhas.

truques para o suflê perfeito

Suflê de queijo bem grande

4) Os suflês normalmente são feito em ramequins, aqueles potinhos de cerâmica individuais. Quanto maior a forma, mais difícil será para cozinhá-los completamente sem que eles acabem murchando.

5) Untar os ramequins é indispensável! Um recipiente bem untado impede que a massa grude no material. E você já imagina o que acontece quando gruda, né? Não cresce de jeito nenhum! Para os suflês doces como chocolate e doce de leite, o açúcar cristal também é uma ótima opção!

6) Se você quer um suflê perfeito, ele precisa ser uniforme e bem reto. Para isso, despeje a massa até o topo do potinho e depois passe uma espátula ou uma faca sem serra para deixar a superfície bem reta e certa.

suflê perfeito

Suflê de chocolate

7) O cozimento dessa receita precisa ser bem lento para que o suflê não fique cru por dentro. No entanto, como a maioria dos fornos a gás não chegam a uma temperatura menor de 180º C, a dica é assar em banho-maria.

8) Nada de ficar abrindo a porta do forno o tempo todo! Suflê é tipo bolo: se abrir a porta do forno ele pode “solar”. Apesar de não levar fermento nas receitas, a mudança de temperatura faz com que o suflê murche. Então, assim que ele terminar de assar, desligue o forno mas não o tire de lá de dentro! Coloque uma colher de pau na porta, deixando-a entreaberta. Dessa maneira, o suflê irá esfriar de maneira mais gradual e não correrá o risco de ficar todo murcho.

como fazer o suflê perfeito

Suflê perfeito bem gigante

Recomendadas
Pela Web