Dicas para o ovo cozido perfeito

Conheça as dicas para fazer ovos cozidos perfeitos!

dicas para acertar o ponto do ovo cozido

Confira as dicas para fazer ovo cozido no ponto desejado!

Ovo cozido é um ingrediente que faz parte de várias receitas, além de ter diversos benefícios para a saúde. Fazer cozido é simples: só são necessários água e ovo. Mas você sabe acertar no ponto desejado do ovo? Conhece os truques para que a casca não rache? Confira as dicas para fazer o ovo cozido perfeito!

Primeiro passo: acertando a forma de cozinhar

Antes de mais nada, é importante lembrar que para cozinhar o ovo de maneira correta é preciso, primeiro, colocá-lo no fundo da panela. Em seguida, enchê-la de água fria até 2 dedos acima do ovo. Só, então, levar ao fogo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pode parecer bobagem, mas um dos erros que as pessoas mais cometem é ferver a água antes de colocar os ovos. Não faça isso! As cascas podem acabar quebrando com o choque térmico, fazendo com que a clara acabe vazando, impedindo seu ovo de ficar lisinho e lindo.

Agora, é costumeiro guardar os ovos na geladeira, certo? Mas antes de cozinhá-los, lembre-se de deixá-los do lado de fora para atingir temperatura ambiente.

Ovos são acompanhamentos perfeitos e fáceis de serem preparados na correria do dia a dia. Confira algumas receitas com ovos para incrementar o seu almoço! Eles também estão presentes no preparo da maioria das sobremesas, então, coloque-os na sua lista de compras!

como acertar o ponto do ovo cozido

Gema molinha não é para qualquer um! Veja como acertar o ponto!

Gema mole sim, clara mole não!

Para uma gema mole, o tempo pode variar de 5 a 7 minutos. Esse tempo deve ser contado quando a água começar a ferver e não assim que levar a panela ao fogo. Se você é muito fã da gema dessa forma, outra dica que damos é colocar umas gotas de vinagre ou limão na água, pois eles ajudam a clara a coagular mais rápido. Apesar de gema mole ser uma delícia, clara mole e crua não dá!

O ponto certo para um ovo completamente cozido

Para a gema mais cozida, o tempo de cozimento pode variar entre 12 a 15 minutos. Mas nada de deixar os ovos cozinhando por mais tempo do que isso para ter certeza de que estão cozido. Depois que passar do ponto, eles começam a ficar azulados e adquirem um gosto não muito bom. Se você também ama ovos cozidos, não deixe de conferir a receita de deliciosos ovos recheados!

Recomendadas
Pela Web