Dicas para não deixar o açúcar empedrar

Açúcar empedrado? Não mais! Vem conferir dicas bem simples que vão acabar com aquela formação de torrões e deixar o açúcar bem soltinho.

Confira truques bem simples para deixar seu açúcar soltinho.

Açúcar empedrado: não mais! É bem simples deixar seu açúcar bem soltinho.

Dá um certo incômodo quando o açúcar fica empedrado no pote, não é mesmo? Diferentemente dos desenhos que víamos quando crianças, isso de “2 pedras de açúcar, por favor” não nos pertence mais! É válido ressaltar que o fato de estarem juntinhos como pedra não é sinônimo de que estejam estragados. Então nada de jogar fora, hein? Xô desperdício.

Mas então por que eles empedram, TudoGostoso? Tudo gira em torno da umidade. Com o passar do tempo, o açúcar vai perdendo sua umidade natural, tornando-se ressacado e fazendo com que os grãos se unam, formando aquele clássico “unidos venceremos” – versão açúcar. Diante das pedrinhas, passamos ali alguns minutinhos tentando desmanchá-las com uma colher.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A boa notícia é que você não precisa mais desperdiçar seu tempo destruindo açúcar empedrados. Afinal, você poderia estar investindo esse tempo em coisas melhores, como praticar receitas maravilhosas.

Dicas de ouro para um açúcar soltinho!

Nada passa com potes bem fechados

Começando pelo mais básico! Após retirar o açúcar da sua embalagem, o ideal é guardá-los muito bem em potes hermeticamente fechados, preservando assim a umidade do açúcar e até mesmo suas demais propriedades.

Papel toalha exercendo um bom papel

O TudoGostoso já te contou das maravilhas que os papéis podem fazer na cozinha, dando uma ajuda e tanto. E até quando se trata do açúcar eles podem ajudar! No caso do papel toalha, comumente ele é utilizado para absorver gordura. Mas nesse caso você irá molhá-lo, deixando-o úmido. Em seguida, basta colocar o papel em meio ao recipiente onde está o açúcar durante 6 horas, e voilà!

Confira dicas simples que fazem com que os grãos de açúcar se desgrudem uns dos outros.

Alguns truques bem simples podem fazer que os grãos de açúcar se desgrudem, evitando a formação de torrões.

Um pãozinho cai bem

Como o açúcar está ressecado, e por isso empedrado, o jeito é dar uma ajudinha para devolver essa umidade. Sendo assim, a solução pode estar em um pão francês! Parta um pedaço dele e coloque junto com o açúcar por um período de 6 horas. Ah, e não se preocupe: não precisa ser pão fresco não. Pode reaproveitar aquele que sobrou do café que não tem problema!

Mas se o problema for um local úmido demais… Dá-lhe frutas secas!

Frutas secas ou até mesmo pedaços de biscoito água e sal podem ser ótimos para absorver a umidade em excesso no açúcar. Sendo assim, coloque-os por um tempo no recipiente na qual está o açúcar de forma que um grão desgrude do outro, desmanchando a pedra de açúcar.

Micro-ondas para efeito imediato

Mas se você quer algo prático e rápido para desmanchar de vez os torrões de açúcar, coloque a quantidade que irá utilizar em um recipiente próprio para micro-ondas, e em seguida leve-o para esquentar por 2 minutos. Porém, vá pausando de 30 em 30 segundos para verificar, afinal as potências e o tempo variam de aparelho para aparelho.

Recomendadas
Pela Web