Bife perfeito: 8 dicas para fazer uma carne de restaurante

Quer aprender de uma vez por todas como fazer um bife perfeito? Vem que o TudoGostoso te ensina 8 dicas para fazer um bife perfeito!

Que atire a primeira pedra quem nunca errou no preparo de um bife de carne! É comum sentir dificuldade ao prepará-lo, afinal, existem pequenos detalhes que fazem toda a diferença, mas que ninguém conta. Quer dizer, ninguém contava… porque o TudoGostoso chegou para contar! Confira 8 dicas para fazer um bife perfeito, digno de qualquer restaurante.

dicas para o bife perfeito

Bife perfeito fatiado

8 dicas para fazer o bife perfeito

Temperatura ambiente

Sabe todas aquelas vezes em que você ouve alguém falar em temperatura ambiente? Acredite: ela faz toda a diferença na hora de preparar um bife de dar inveja. Acontece que quando a sua carne está gelada, ela demora ainda mais para cozinhar, o que pode atrapalhar na hora de acertar o ponto. Além disso, ela impede que a crosta caramelizada se forme.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tempero do sucesso

E quando você vai nos restaurantes e fica se perguntando o que eles colocam no bife? Saiba que são apenas 2 ingredientes indispensáveis que, muito provavelmente, você já tem em casa: sal grosso e pimenta-do-reino. Isso mesmo! Muita gente usa o sal refinado para temperar os bifes, mas o sal que ajuda a caramelizar e temperar mais suavemente é o grosso. Quanto a pimenta-do-reino, sempre dê preferência à moída na hora para um sabor mais rico.

Frigideira estupidamente quente

Um dos principais erros é não esperar a frigideira estar bem quente para colocar o bife. Colocá-lo na frigideira fria impede que aconteça a caramelização da crosta, deixando o bife sem cor e sem aquela casquinha. Pior: demora mais que o dobro do tempo para a carne chegar ao ponto certo.

Espere a chapa ficar ligeiramente quente e acrescente o azeite de oliva ou o óleo de sua preferência. Em seguida, coloque a palma da mão perto da chapa. Quando o calor começar a ficar insuportável é porque está na hora de grelhar o bife.

como fazer o bife perfeito

Chef salgando o corte de bife cru

Gordura: deixar ou tirar

É comum que as pessoas retirem a camada de gordura das carnes. No entanto, para fazer um bife suculento, é importante que aquela borda de gordura esteja intacta. Quando a gordura derrete, ela ajuda a caramelizar, além de manter a umidade da carne e garantir o sabor.

Mas se você prefere evitar essa gordura da carne, existe um corte de carne perfeito para você: o filé mignon. Ele é supermacio e tem pouquíssima gordura.

Paciência

Haja paciência mesmo para fazer o bife perfeito! Isso porque, uma vez que você coloca o bife na chapa, não pode ficar mexendo. A gente sabe que é difícil não mexer, mas para ter um bife com qualidade de restaurante é preciso esperar a hora certa de virá-lo. Um bife de aproximadamente 3 dedos de altura precisa de cerca de 2 minutos de cada lado para ficar ao ponto.

Manteiga e ervas frescas

Se você não tem ervas frescas em casa, não é motivo para deixar de fazer um bife grelhado. No entanto, elas ajudam a destacar o sabor da carne. Por isso, enquanto a carne estiver dourando, acrescente ervas frescas de sua preferência como louro, tomilho e manjericão.

A manteiga também é indicada para realçar o sabor dos temperos. Coloque pequenos cubos de manteiga em temperatura ambiente na frigideira junto com a carne e as ervas. Assim que ela derreter, comece a “regar” a carne com ela. Dessa maneira, a carne absorverá melhor o sabor dos temperos.

dicas para o bife perfeito de restaurante

Bife feito ao ponto: bordas rosadas e centro avermelhado

Ponto certo

Ao ponto: essa é a maneira correta de servir uma carne. Nesse estado, a carne se encontra com uma crosta crocante, um interior que forma um degradê do rosado ao vermelho (de fora para dentro). No entanto, muita gente gosta da carne mais passada. Não tem problema! Para uma carne bem passada, é preciso estar atento à firmeza do bife. É isso mesmo, só tem um jeito de saber: tocando. Quanto mais firme, mais passada a carne está.

Os melhores cortes para bife

O corte é essencial para ter um bife macio e suculento. Algumas carnes não foram feitas para serem grelhadas pois são muito duras. Por isso, na hora de escolher o bife, dê preferência aos cortes como filé mignon, contra-filé, fraldinha ou picanha.

8 dicas para o bife perfeito

Diferentes cortes de bife

Recomendadas
Pela Web