5 dicas de economia doméstica fáceis de seguir

Veja no blog do TudoGostoso como gastar menos e com mais sabedoria: confira 5 dicas de economia doméstica fáceis de seguir.

As despesas com a casa representam grande parte dos gastos mensais de muita gente. Por isso, planejamento e controle são palavras fundamentais na hora de pensar no orçamento. Precisando de uma ajudinha? Confira 5 dicas de economia doméstica fáceis de seguir:

dicas de

Confira 5 dicas de economia doméstica fáceis de seguir

5 dicas de economia doméstica fáceis de seguir

Faça uma lista de compras

Parece uma dica boba, mas é superimportante ver o que está faltando na despensa e na geladeira e fazer uma lista antes de ir ao mercado ou à feira. Sair para fazer compras sem saber do que você realmente precisa pode significar gastos extras: saiba exatamente o que você vai comprar quando sair de casa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Organize suas finanças

Pode ser no computador, através de uma planilha, ou em um caderno mesmo: anote quanto você ganha e quanto você gasta por mês. Também existem aplicativos que podem te ajudar com isso. Anote a renda mensal da casa, os gastos com água, eletricidade, internet, gás, mercado e despesas extras (remédios, algum serviço de manutenção ou algo do tipo). Dessa forma, você sabe exatamente quanto pode gastar e também poupar.

Economize energia através de algumas atitudes

Algumas atitudes podem ajudar a economizar energia, como desligar eletrodomésticos e eletroportáteis da tomada; apagar a luz quando sair de um cômodo; instalar lâmpadas de LED; trocar, sempre que necessário, a borracha de vedação da geladeira; limpar o filtro do ar-condicionado; não usar extensões ou benjamins (eles ajudam a desperdiçar energia).

Economize água sempre que possível

Economizar água é bom para o planeta e para o seu bolso! Veja se você já segue estas dicas: fechar a torneira enquanto escova os dentes; consertar torneiras com vazamentos; esperar juntar bastante roupa para lavá-la; retirar os restos de comida da louça antes de lavá-la; não ficar muito tempo no banho.

Defina prazos e metas

Se você tem o sonho de comprar, por exemplo, um sofá novo, que tal estabelecer um prazo para isso? Assim, você saberá quanto terá que economizar por mês para atingir esse objetivo. Pagar as compras à vista é uma ótima forma de saber exatamente quanto você gasta e de controlar o orçamento. Além disso, muitos estabelecimentos dão descontos para quem paga à vista.

Recomendadas
Pela Web