Descubra como conservar o azeite em casa

Você tem dúvidas sobre como armazenar o azeite em casa da forma correta? A primeira dica é: não exponha o produto à luz. Quer saber mais?

O azeite oferece uma série de benefícios à saúde, como, por exemplo, ele previne contra doenças degenerativas, auxilia na saúde do coração, entre outros. Para conservar as propriedades do azeite, ele precisa ser guardado da forma correta. Por isso, é importante entender como conservá-lo em casa e aumentar o seu tempo de duração. Pensando nisso, o TudoGostoso te mostra como escolher o azeite no supermercado e mais 5 dicas sobre como armazená-lo da forma correta. Confira!

Como conservar o azeite em casa: garrafa de azeite em cima da mesa

Você sabe como guardar o azeite? Confira!

Do que é feito o azeite?

O azeite de oliva é feito a partir da azeitona. Para ser chamado de azeite, ele não pode conter nenhuma outra mistura de óleo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quanto tempo dura o azeite depois de aberto?

Quando o azeite é armazenado da forma correta, depois de aberto, ele pode durar por até 2 meses.

Onde guardar o azeite?

O azeite deve ser armazenado a uma temperatura de 20ºC, longe de calor, da umidade e da luz. O correto é guardá-lo em um vidro de cor escura e com a tampa bem fechada.

O que acontece se colocar o azeite na geladeira?

Não é recomendado armazenar o azeite dentro da geladeira. Isso porque o produto não pode sofrer oscilações de temperatura, pois esse processo acelera a oxidação.

Quais são os tipos de azeite e para que serve cada um?

Descubra quais são os azeites existentes no mercado e quais são as principais características de cada um.

Azeite virgem

Esse azeite é extraído da azeitona por processos mecânicos. Sua acidez não ultrapassa 2%. Ele pode ser usado para fazer frituras e também para temperar pratos.

Azeite extravirgem

O azeite extravirgem é considerado o melhor tipo disponível no mercado. Ele é feito a partir da primeira prensagem realizada em azeitonas de qualidade. Exatamente por isso, sua acidez não ultrapassa 0,8%. Ele pode ser consumido frio, em saladas, mas também pode ser utilizado em pratos quentes. Dica: nunca utilize esse tipo de óleo para fritar alimentos, pois ele terá uma perda nutricional muito grande.

Azeite refinado

Ele é considerado o menos saudável da categoria. Como ele é obtido apenas depois das primeiras prensagens da azeitona, o azeite passa pelo processo de refinamento. Sua acidez pode chegar aos 3%. Além disso, ele pode ser usado em frituras.

Azeite aromatizado

O azeite aromatizado é preparado a partir dos azeites tradicionais junto com os óleos essenciais. Atualmente, existem diferentes versões, que podem ser harmonizadas com massas, com saladas e com outros alimentos. Para isso, você precisa ficar atento ao rótulo do produto que especifica qual a melhor combinação.

Azeite orgânico

Um produto só pode ser considerado orgânico quando ele possui uma produção sustentável. Para identificá-lo, procure pelo selo de produção orgânica.

Azeite especial

O azeite é considerado especial quando em sua composição é adicionado um tipo de ingrediente que oferece mais sabor ou aroma.

Como conservar o azeite em casa: diferentes azeites em cima de uma mesa

Você conhece todos os tipos de azeite?

Como saber se o azeite é verdadeiro?

Para se certificar de que você está levando um bom azeite para casa, procure pelo selo de origem certificada, como o DOP (Denominação de Origem Protegida), DOC ou Terroir.

Como escolher o azeite?

Se você tem dúvidas sobre como escolher um bom azeite, confira como fazer essa seleção. Primeiro, desconfie de produtos com valores muito abaixo da média do mercado. Dê preferência por azeites com produção recente, ou seja, aqueles que foram produzidos a menos de seis meses. Se possível, peça para experimentar o azeite. E, claro, fuja daqueles que tiverem gosto de vinagre. Na hora de pegar o azeite na prateleira, escolha aquele que estiver mais afastado da exposição da luz. Opte por embalagens menores que podem durar por menos tempo e, dessa forma, ficarem menos expostos aos efeitos da oxidação.

Como conservar o azeite em casa: moça escolhendo azeite

Como escolher o melhor azeite?

Confira 5 dicas sobre como armazenar o azeite em casa

Agora que você já conhece os tipos de azeite existentes no mercado e como escolher o melhor para o seu estilo de vida, confira algumas dicas para armazená-lo da forma correta.

1 – Luz

Mantenha o azeite longe de luz, pois a incidência direta pode oxidar o produto e, consequentemente, perder suas propriedades.

2 – Calor

Não guarde o azeite próximo aos eletrodomésticos, como a geladeira e o fogão, pois a troca constante de temperaturas também acelera o processo de oxidação.

3 – Temperatura ambiente

O ideal é armazenar o azeite a uma temperatura ambiente.

4 – Tampa fechada

Quando a tampa da embalagem do azeite fica aberto, o produto entra em contato com o ar e sofre com a oxidação. Por isso, mantenha sempre a tampa fechada.

5 – Vidro em pé

O azeite deve ser guardado na vertical para evitar que o produto tenha contato com o ar e, dessa forma, retardando o processo de oxidação.

Como conservar o azeite em casa: diferentes garrafas de azeite em pé em uma mesa

Mantenha a garrafa do azeite sempre no sentido vertical.

Veja mais: 

Alho em conserva: triturado e com azeite, economiza tempo na cozinha

Óleo, azeite e manteiga: saiba quando usar cada tipo de gordura

Azeite de oliva: por que ele é chamado de ouro líquido?

Recomendadas
Pela Web