Descascar camarão desse jeito vai economizar o seu tempo na cozinha

Apenas um ingrediente é capaz de facilitar muito o processo de descascar camarão. Veja as dicas do TudoGostoso!

Não há como negar: comidas que levam camarão são deliciosas. Apesar de irresistíveis, pratos como moqueca, escondidinho, estrogonofe ou gratinado contam com um inconveniente em comum: ter que descascar camarão. Se você já se aventurou nessa missão antes, sabe que pode ser bastante trabalhosa, principalmente se for uma quantidade grande ou se os camarões forem bem pequenos.

Para ganhar tempo, é possível simplesmente comprar os camarões já descascados, mas além de serem mais caros, fica mais difícil verificar se o fruto do mar é realmente fresco e confiável. Então para você não ter que abrir mão da qualidade e nem da praticidade, TudoGostoso ensina dois truques eficazes para descascar camarão sem sofrer. Vem ver!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É possível descascar camarão mais fácil usando vinagre

Como escolher camarão fresco?

Como mencionamos anteriormente, a casca é um fator importante para conferir na hora de escolher camarão fresco. Quando for comprar o fruto do mar para a sua receita, também preste atenção na cabeça, que deve estar firme e grudada ao corpo. Se estiver mole, provavelmente o camarão já foi congelado e descongelado, então é bom evitá-lo.

Além disso, verifique a coloração da casca, que deve ser cinza ou rosada, dependendo do tipo de camarão. Confira, ainda, o cheiro do crustáceo, que deve ser fresco e com cheiro de oceano.

Qual o jeito mais fácil de descascar camarão?

Depois de escolher os frutos do mar frescos e bonitos, é hora de descascar camarão. Normalmente as pessoas apenas vão removendo as cascas com as mãos, sob água corrente, separando a casca em um recipiente e a carne em outro. Esse método funciona, mas demora, por isso veja os truques que vão ajudar:

Truque do vinagre

Parece mágica, mas apenas o vinagre é capaz de poupar muito trabalho ao descascar o camarão. E fique tranquilo, seu uso não vai interferir no sabor do alimento. Tudo o que você precisa fazer é colocar os camarões com casca de molho em água com vinagre.

Não tem muitas regras, você pode usar o vinagre que tiver em casa e colocar uma boa quantidade na água, sem precisar medir exatamente. Coloque os camarões de molho por pelo menos 15 minutos e então comece a descascar normalmente, como está acostumado.

Depois do molho no vinagre, você verá que a casca vai parecer mais flexível e ficará menos aderida à carne, o que facilitará muito a etapa de remover as cascas. Testa e conta para a gente o que achou, ok?

Truque do congelamento

Outra dica para facilitar o processo de descascar é remover as cascas quando o camarão ainda estiver um pouco congelado. É claro que essa dica não vale para camarões frescos, nesse caso use o truque do vinagre.

Basicamente, tudo o que você deve fazer é descascar o camarão quando ainda estiver meio congelado. Isso faz com que a casca saia facilmente, acelerando o processo e mantendo os camarões mais inteiros.

Receitas deliciosas com camarão

Camarões frescos devem estar com a cabeça bem fixa ao corpo

Agora que você já aprendeu a descascar camarão de um jeito fácil, já pode se inspirar com as maravilhosas receitas do TudoGostoso à base do crustáceo. Certamente você vai ficar com água na boca ao conferir esta lista:

Bobó de camarão

O bobó de camarão é um prato cheio de sabor, vale a pena caprichar na quantidade porque todo mundo vai querer repetir. Leva leite de coco, cheiro-verde, azeite de dendê, mandioca e diversos outros ingredientes deliciosos. Faça para sua família!

Camarão na moranga

Esse é outro prato maravilhoso, que além de sabor tem bastante presença para compor um almoço especial, não acha? Você vai precisar de camarão, azeite, alho, cebola, tomates, sal, pimenta, creme de leite, requeijão cremoso, uma moranga, cheiro-verde e ketchup. Confira o modo de preparo!

Moqueca de camarão

Depois de preparar essa moqueca de camarão, você só precisa de um arroz branco quentinho e mais nada para acompanhar. Aprenda a fazer e pare de passar vontade!

Risoto de camarão

O risoto de camarão é delicioso e prático porque é um prato único. Você resolve tudo com uma panela só, sem fazer sujeira e sem abrir mão do requinte e sabor. Vale a pena experimentar!

Escondidinho de camarão

Um prato à base de camarão, requeijão, mandioca, leite de coco e manteiga de garrafa simplesmente não tem como dar errado. Esse escondidinho é diferente de tudo o que você já provou!

Veja mais:

5 receitas caseiras incríveis para remover manchas de ferrugem do fogão e forno

Descubra como conservar o azeite em casa

Garrafa térmica com gosto estranho? Descubra como acabar com esse problema!

Recomendadas
Pela Web