Decoração para chá de panela: 8 dicas

Confira no blog do TudoGostoso 8 dicas de decoração para chá de panela que vão deixar noivos e convidados encantados!

Chá de panela, também conhecido como chá de cozinha, é o nome dado à comemoração que antecede a data tão aguardada do casamento! Tradicionalmente, a ideia desse chá consiste em reunir parentes e amigos dos noivos, que serão presenteados com utensílios que vão desde colher de macarrão ou até um faqueiro, por exemplo. Como o clima é de muita união, festa e descontração, é claro que as brincadeiras para os noivos adivinharem os presentes não ficariam de fora, sendo marca registrada dos chás de panela. Está planejando essa comemoração? O TudoGostoso vai te mostrar a seguir como organizar uma decoração para chá de panela que vai deixar noivos e convidados encantados. Confira!

Exemplo de um chá de panela rústico

Exemplo de um chá de panela rústico

Como organizar uma decoração para chá de panela

Arranjos de flores diferenciados

Flores vão ser sempre uma ótima pedida — e não precisa ser da mais cara, não! Basta juntar várias e saber bem onde colocá-las. Vale colocá-las dentro de garrafas de vidro vazias e limpas; dentro de cestinhas de bicicleta, na frente do local onde será o chá ou dentro de louças novas/antigas. Fica um charme!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Garrafas de vidro utilizadas como arranjo de flores

Garrafas de vidro utilizadas como arranjo de flores

Jogo de luzes

Sabe aquele pisca-pisca que está lá dentro do armário, de férias, esperando o Natal? Ele pode brilhar muito antes dessa data! Você pode colocar as luzes em volta da mesa principal ou até mesmo na parede, fazendo um belíssimo jogo de luzes. Se quiser, você também pode colocar o pisca-pisca dentro de vidros vazios, dando um efeito especial, ou até mesmo dentro de raladores!

Pisca-pisca dentro de garrafas de vidro

Pisca-pisca dentro de garrafas de vidro

Votos de amor

Nessa época especial, nada melhor do que deixar algumas palavras de carinho para o casal, né? Por isso, quadro negro, um mural ou até um “varal” são ideias muito bem-vindas! Quanto ao quadro negro, deixe giz de várias cores ao lado. Quanto ao mural e o varal, você pode deixar post-its e canetas ao lado de um espaço na parede e deixar que as pessoas colem/preguem os recadinhos ali. Para deixar esse local ainda mais convidativo, vale deixar ali algumas fotos do casal com os amigos!

Deixe os doces ainda mais bonitos

Que tal dar um destaque aos doces? Na mesa de guloseimas, vale colocá-los sobre bases e suportes que irão deixá-los mais expostos — e claro, deixarão a mesa farta e belíssima. Vale investir em todo tipo de docinho: cake pop, pão de mel, brigadeiros de copinho, cupcakes, casadinho (é claro!) e o que mais desejar!

Mesa de guloseimas

Mesa de doces

Letras e mais letras

Você já deve ter visto aquelas letras grandes decorativas, né? Elas podem ser simples à primeira vista, mas dão um toque superespecial e delicado às decorações! E o bom é que você pode formar diferentes palavras: vale colocar só as iniciais dos noivos, palavras como “amor” ou o que mais desejar formar. Fica lindo!

Letras com as iniciais dos noivos

Letras com as iniciais do nome dos noivos

Beleza que vem de cima

Que tal colocar flores dentro de garrafinhas de vidro vazias e limpas, potes de maionese lavados e limpos ou pequenas gaiolas, e amarrá-los à beirada de uma janela, a uma árvore ou algum lugar mais alto? O arranjo vertical cria uma atmosfera romântica incrível e memorável, dando um charme a mais para o seu chá. Mas você também pode ir além das flores: vale fazer uma decoração aérea com fitas diferentes, corações, fotos e o que desejar.

Arranjos de flores aéreos dentro de vasilhas coloridas e pendurados com fitas

Arranjos de flores aéreos colocados dentro de vasilhas coloridas e pendurados com fitas

Lembrancinhas

Elas não são obrigatórias, mas são uma forma de agradecimento aos convidados! Mas calma lá: deixe os bem-casados reservados para a data do casamento, ok? No chá de panela, vale presentar os amigos com colheres de pau com um recadinho amarrado em um laço, um abridor de latas ou temperos em vidrinhos decorados, por exemplo.

Balões nunca perdem a graça

Vale desde balões em formatos de letras ou números — aqueles que possuem cores metalizadas — ou mesmo os clássicos balões coloridos, que podem até mesmo ser transparentes! E com os balões dá para soltar a criatividade, né? Você pode tanto espalhá-los pelo local da festa quanto fazer arranjos e formatos belíssimos com vários deles. Não dá pra negar que eles dão um ar incrível às comemorações, né?

Balões coloridos

Balões coloridos

Curiosidade: você sabe de onde surgiu o chá de panela?

Segundo uma lenda, tudo aconteceu na Idade Média quando um pobre moleiro holandês se apaixonou por uma rica donzela. A fim de ajudar o casal, os amigos se reuniram para presentá-los com utensílios que pudessem ajudar na formação do futuro lar.

Há ainda uma outra lenda que afirma que os chás de panela surgiram como uma forma de os amigos ajudarem as noivas com poucos recursos e que possuíam um baixo dote — que era considerado essencial para que as mulheres casassem nos tempos antigos — a conseguirem bons pretendentes.

Arranjos de flores aéreos

Arranjos de flores aéreos

Recomendadas
Pela Web