De olho no peixe! Dicas de como escolher o melhor peixe para sua Páscoa

Confira dicas para escolher seu peixe perfeito para a Páscoa sem cometer erros!

Peixe fresquinho

Peixe fresquinho: confira as dicas para não ter erro!

No período da Quaresma e com a proximidade da Semana Santa, a compra de peixes aumenta muito no Brasil. O motivo é que na cultura cristã, nessa época, é comum as pessoas não comerem carne vermelha, principalmente na Sexta-Feira da Paixão. Aí vem a grande questão: você sabe dizer se o peixe que vai consumir nessa Páscoa está em extinção ou ao menos sabe de que região ele veio?

A maioria dos peixes consumidos hoje no Brasil é de água salgada. A variedade de espécies é grande, mas a verdade é que os consumidores escolhem quase sempre os mesmos tipos, como o linguado, o salmão, a pescada e o robalo. O salmão e o linguado são importados, já o robalo e algumas espécies de pescada, que são nacionais, estão em extinção, além de serem peixes mais caros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso é tão importante entrar nessa discussão e mostrar para o consumidor que os peixes nacionais, além de serem encontrados em maior variedade e quantidade no país, as espécies locais são bem mais baratas e consumir esses peixes contribui para a valorização do pescador brasileiro.

Nessas horas, os chefs de cozinha, jornalistas, blogs e sites de receita tem uma função muito importante, que é mostrar para o consumidor e cozinheiro de casa que o Brasil tem peixes maravilhosos e super versáteis na hora do preparo. Aqui no TudoGostoso mesmo você encontra pratos incríveis com vários tipos de peixes.

Peixe branco com alecrim

Peixe com alecrim é tudo de bom para este período de Páscoa

É bom mesmo ficar atento, porque na Semana Santa, a procura aumenta e o preço sobe bastante, apesar da grande quantidade de peixes que lotam os mercados, feiras e peixarias. Nessa época do ano, a busca pelo peixe inteiro, para ser feito assado, no forno ou churrasqueira, é bem maior e a corvina é um dos peixes mais procurados.

Já no resto do ano, o preço baixo é o que manda. Por esse motivo, a sardinha é o carro-chefe desse tipo de comércio. Mas fiquem de olho, comerciantes e consumidores, pois, apesar de deliciosa, a sardinha é considerada uma espécie sobrexplorada e possui um período de defeso (proibição da pesca de determinado peixe ou fruto do mar), que também deve ser respeitado.

Nesse período do ano, camarão, lagosta e manjuba estão em período de defeso. Que tal optar então por outros delícias do mar?

Recomendadas
Pela Web