Como manusear facas com segurança: confira as dicas

Evite se cortar: confira as dicas de como manusear facas com segurança!

Utensílios de cozinha muito importantes são as facas! Existem vários tipos e elas são essenciais para preparar pratos diversos. No entanto, é necessário ter alguns cuidados na hora de utilizá-la, pois sua lâmina pode causar sérios machucados. Por isso, o TudoGostoso vai te mostrar algumas dicas de como manusear facas com segurança. Confira!

como manusear facas com segurança

Tábua de corte com facas

Como manusear facas com segurança

Segure a faca da maneira certa

Sim, existe uma forma certa de segurar a faca que, além de garantir a sua segurança, garante mais precisão no corte. Com o indicador e o polegar, segure a lâmina logo acima do punho da faca. Em seguida, use os outros dedos para envolver o punho. Essa técnica pode ser usada para cortar a maioria dos alimentos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lembre-se de afiar a faca

Parece estranho, mas você sabia que é muito mais fácil se cortar com uma faca que não está tão afiada? Isso porque você precisará usá-la várias vezes para cortar um alimento que poderia ter sido cortado logo de primeira com uma faca afiada. Portanto, mantenha suas facas afiadas!

como manusear facas com segurança

Usando a faca para cortar cebola

Cabo bem seco

Cuidado com cabos de faca levemente úmidos ou escorregadios! Mesmo que você precise umedecer a sua faca para fazer algum corte, tome cuidado com o cabo: ele precisa estar sempre seco para não escapar da sua mão e te ferir!

Guarde em local separado

É importante que a sua gaveta de talheres tenha um espaço dividido apenas para as facas. Dessa maneira, você não corre o risco de se cortar procurando por outros utensílios.

Cuidado na hora de colocar na pia

Na hora de lavar a louça, separe as facas de outros itens como pratos, panelas e refratários. A água e o sabão podem esconder as facas no fundo da pia. O ideal é lavá-las antes dos outros utensílios para não correr esse risco!

Veja também:

Como cortar cebola e tomate perfeitamente

Tábua de corte: 4 erros comuns que cometemos ao utilizá-la

Recomendadas
Pela Web