Creme de leite talhado: como salvá-lo com 3 truques simples

Confira 3 truques para salvar creme de leite talhado sem nenhuma dificuldade!

Creme de leite é um daqueles ingredientes que faz a diferença nas receitas como strogonoff e molho branco! Mas quem nunca passou pelo drama de ver o creme de leite talhando na panela que estava no fogo? Ou enquanto fazia um creme? Pois é, leitor: não se desespere, pois isso tem salvação: o TudoGostoso veio te mostrar 3 truques para salvar creme de leite talhado. Confira a seguir:

Molho branco na panela

Molho branco na panela

Por que o creme de leite talha na panela?

Adicionar o creme de leite em uma mistura que está fervendo não quer dizer necessariamente que ele irá talhar. A responsável por isso é a combinação do creme de leite com algum ingrediente ácido. Por exemplo: se você misturar creme de leite e um molho de tomate, é bem provável que ele vá talhar. Dessa forma, a dica é acrescentar o creme só depois que apagar o fogo mesmo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3 truques para salvar o creme de leite talhado

Creme de leite no fogo

Tudo bem, vai: você seguiu a recomendação de apagar o fogo antes de adicionar o creme de leite, mas ainda assim não deu certo. Mas calma que nem tudo está perdido! Se ainda assim talhar, basta dissolver 1 colher (sopa) de maisena em 1/4 xícara (chá) de leite ou água e, em seguida, adicionar à panela. Aí é só retornar a panela ao fogo baixo e ir misturando tudo delicadamente até a mistura ficar cremosa.

Strogonoff de camarão

Strogonoff de camarão com creme de leite

Creme de leite batido

Se o creme de leite fresco talhar quando batido para formar cremes como o chantili, basta salvá-lo com… mais creme de leite fresco! Coloque 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco em outro recipiente e, com o auxílio de um fouet, vá batendo à mão até obter uma mistura com textura de chantili.

Em seguida, é só ir adicionando, colher por colher, o creme de leite fresco talhado ao creme de leite fresco que você acabou de bater com o fouet. Vá acrescentando aos poucos e misturando bem até o seu creme voltar ao normal e chegar à textura desejada. Bem simples, né?

Creme de leite caseiro

No TudoGostoso você já viu como fazer creme de leite fresco em casa. Porém pode ser que ele desande durante o processo e acabe talhando. Mas não precisa fazer tudo do zero, não, leitor! Basta colocar o creme de leite dentro do liquidificador e bater até voltar à sua textura original.

Creme de leite talhado x creme de leite estragado

O creme de leite, ao talhar, fica com uma consistência granulada e gordurosa. Porém o creme de leite azedo, estragado, tem alterações não só na aparência como também no sabor, o que indica que não está próprio para consumo. Aí, maisena, creme de leite fresco nem liquidificador dão conta de salvá-lo! O mais indicado é descartá-lo.

Taça com sorvete, calda de chocolate e chantili

Sorvete com calda de chocolate e chantili

Recomendadas
Pela Web