Creme de leite fresco, caseiro, de caixinha e mais: conheça as diferenças

Aprenda as diferenças entre os principais tipos de creme de leite: do de caixinha até a nata.

Você já deve ter visto alguns tipos de creme de leite no supermercado, mas já se perguntou qual é a diferença entre eles? São tantas opções que fica difícil escolher a melhor para fazer molhos, coberturas, estrogonofes ou chantili. Conheça as diferenças ente o creme de leite fresco, caseiro, de caixinha, lata ou de nata e descubra onde utilizá-los para deixar suas receitas ainda mais deliciosas!

Creme de leite fresco, caseiro, de caixinha e mais

Veja as diferenças entre creme de leite fresco, caseiro, de caixinha e mais tipos

Creme de leite fresco, caseiro, de caixinha e mais: conheça as diferenças

Creme de leite em caixinha

O creme de leite de caixinha é o tipo que apresenta o menor teor de gordura, cerca de 17 a 20%. Isso acontece devido à sua diluição com outros ingredientes, como o leite em pó. Seu uso é ideal em sobremesas e caldas e, apesar do que se diz por aí, a temperatura não é a principal razão para esse produto talhar em uma receita, mas sim a acidez de ingredientes como vinho e molho de tomate.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Creme de leite em lata

Com teor de gordura entre 20 a 25%, o creme de leite em lata vem com o soro separado, o que o torna mais encorpado do que o creme de leite fresco e pode alterar a consistência de algumas receitas. Ele é o único tipo em que é possível extrair o soro.

Esse produto recebe estabilizantes para que seja possível guardá-lo fora da geladeira e para que ele dure mais tempo. Algumas marcas utilizam aditivos como espessantes, o que talha o creme de leite ao ser levado ao fogo, portanto, preste atenção na composição do produto. Diferente do creme de leite fresco, não é possível fazer chantili com ele.

Creme de leite fresco

O creme de leite denominado “fresco” deve ser mantido refrigerado e contém apenas um ingrediente: creme de leite pasteurizado. Contém cerca de 35% de gordura – o segundo maior teor dessa lista – o que possibilita levá-lo ao fogo sem que ele talhe. Esse alto teor de gordura também permite que ele vire chantili quando batido com uma batedeira (o de caixinha e o de lata, por exemplo, não viram chantili por causa do baixo teor de gordura).

Por não conter conservantes, o creme de leite fresco tem a menor durabilidade entre os tipos do produto. Ele precisa ser guardado na geladeira e utilizado em até 5 dias depois de aberto.

Nata

Parecida com o creme de leite fresco, a nata possui ainda mais gordura, podendo ultrapassar 45%. Ela passa pelo processo de pasteurização para eliminar micro-organismos e aumentar sua durabilidade. Essa alta porcentagem de gordura atribui leveza ao creme, que pode ser utilizado em qualquer receita que peça o ingrediente, inclusive chantili.

Creme de leite caseiro

O creme de leite caseiro, apesar de possuir uma textura parecida com os produtos vendidos em um supermercado, não é, de fato, creme de leite. As receitas caseiras consistem em misturas que incluem gordura vegetal, manteiga e ovos, que não se tornam gordura do leite, produto base do creme de leite.

Recomendadas
Pela Web