Conheça 4 tipos de pimenta-do-reino e saiba diferenciar sabor e picância

A pimenta-do-reino possui três tipos diferentes além da preta e o TudoGostoso chegou com o guia completo com a diferença entre os tipos pimentas-do-reino para ninguém mais ter dúvidas!

A pimenta-do-reino é considerada a rainha dos temperos pelo simples fato de estar tão presente no nosso dia a dia e em praticamente todas as receitas salgadas que cozinhamos. No entanto, você sabia que ela possui três variações? Se não sabia, chegou a hora de entender tudo sobre as pimentas-do-reino. O TudoGostoso explica a diferença entre todos os tipo de pimenta-do-reino e como elas devem ser usadas!

diferença entre os tipos de pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino é encontrada em quatro tipos: a preta, a branca, a verde e a vermelha

Nem sempre a pimenta-do-reino foi tão popular

Na verdade, a pimenta-do-reino só se tornou costumeira a partir do século 19! Isso porque ela ainda era muito difícil de obter, já que ela surgiu na Índia, e o processamento muito delicado. Tudo isso subia demais o preço da pimenta-do-reino. Foi apenas com o desenvolvimento tecnológico que essa especiaria pode ser adquirida com mais facilidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A função dessa pimenta nem sempre foi como tempero. Em países da Ásia como China e Tailândia, essa pimenta é usada como remédio por conta de suas propriedades medicinais. A pimenta-do-reino preta é rica em vitaminas A e K, cálcio e muitos outros minerais.

Qual a diferença entre a pimenta-do-reino preta, branca, verde e vermelha

Os quatro tipos de pimenta-do-reino são bagas da pimenteira, uma planta do gênero Piper nigrum. L. O que as diferencia, além da cor, é o período de colheita e o processamento que é usado para que elas cheguem até a gente da forma que conhecemos. Depois de colhidas e processadas, elas também possuem sabores levemente distintos uma da outra, mas todas são usadas como tempero das mais diversas receitas salgadas.

Pimenta-do-reino preta

A pimenta-do-reino preta, muitas vezes chamada apenas de pimenta preta, é a mais conhecida e usada na culinária do mundo inteiro. Ela é tida por muitos cozinheiros como um dos ingredientes essenciais na hora de temperar qualquer prato, seja saladas, massas, grãos, frango, carne ou peixe.

Para obtermos a pimenta preta, o fruto é colhido quando está completamente desenvolvido, na cor verde ou amarelada. Então, ele passa pelo procedimento de secagem ao sol, e assim atinge a cor escura. Quando pronta, a pimenta-do-reino preta é picante na medida certa, nem muito nem pouco.

diferença entre os tipos de pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino preta é mais usada no mundo inteiro

Pimenta-do-reino branca

Além de ser considerada mais suave do que a pimenta-do-reino preta, a pimenta-do-reino branca se diferencia de sua irmã no fato de que ela é colhida no tom amarelado ou avermelhado. Durante o processo de maceração, a casca se desprende do grão, relevando o interior branco.

Na alta gastronomia, há o consenso de utilizar a pimenta-do-reino preta no preparo de carnes e molhos escuros, como carne vermelha, molho de tomate e molho madeira. Já a pimenta-do-reino branca é usada para temperar molhos e carnes claras como frangos, peixes e molho branco.

Pimenta-do-reino verde

A pimenta-do-reino verde é considerada como a pimenta que “não arde”. Ela arde muito levemente, quase imperceptível para quem está acostumado com comidas picantes. Ainda assim, ela possui um sabor suave e gostoso, e pode ser usada em molhos para saladas.

Além do sabor e da picância, a primeira diferença da pimenta-do-reino preta para a pimenta-do-reino verde se dá durante o processo de desidratação. Enquanto a pimenta preta é desidratada ao sol, a pimenta verde é desidratada bem rapidamente para poder manter a coloração natural. Porém, a principal diferença se apresenta no fato de a pimenta verde ser armazenada e comercializada em salmouras ou conservas de vinagre.

Pimenta-do-reino vermelha

A pimenta-do-reino vermelha é muito rara e difícil de ser encontrada. Pela dificuldade da colheita, essa pimenta não é tão usada, e quando é encontrada, é muito cara. Por conta de sua cor, muita confunde com a pimenta rosa (que, na verdade, vem de outra árvore e tem um sabor completamente diferente). Apesar de a pimenta-do-reino vermelha ser colhida já bem madura, quando o fruto está vermelho quase roxo, ela se assemelha mais a pimenta-do-reino verde pois também é conservada e comercializada em salmouras. O sabor da pimenta-do-reino vermelha também é mais forte, ainda que seja mais suave comparada à preta e à branca.

diferença entre os tipos de pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino é a baga da pimenteira

Veja mais:

Potes para para temperos: 6 recipientes para ter condimentos sempre à mão na sua cozinha

Como plantar temperos em casa: um guia para ter alecrim, manjericão, hortelã e outras ervas frescas todos os dias

Recomendadas
Pela Web