Como usar ervas frescas nos seus preparos: veja no TudoGostoso

Quer aprender como usar ervas frescas nos seus preparos? Nós fizemos um guia para te ajudar a aproveitar melhor esses deliciosos temperos naturais!

Não dá para negar que o segredo de uma comidinha bem feita está no tempero. Das receitas mais simples às mais sofisticadas, temperar os pratos realça o sabor e pode servir até para finalizar e enfeitar os pratos. E quando a gente fala de combinar sabores, as ervas frescas são as verdadeiras estrelas: elas acrescentam um gostinho todo especial e podem ser bem baratas. Quer saber como usar ervas frescas nos seus preparos? Acompanhe com a gente esse guia e, de quebra, aprenda a conservar bem suas folhas.

Como usar ervas frescas nos seus preparos: veja as dicas do TudoGostoso

Ervas frescas em pratos de madeira, em cima de uma mesa de madeira

Aprenda como usar ervas frescas nos seus preparos

Antes de apresentar as ervas frescas e mostrar todas as combinações, precisamos falar sobre as vantagens de ter esses ingredientes na sua cozinha. Por serem compradas sem nenhum processo de industrialização, elas custam bem menos que temperos processados, além disso também podem ser cultivadas em casa. Também é uma boa saber que elas servem para dar mais sabor a pratos salgados e doces. Então, se você ainda não sabe como usar as ervas frescas ou não consegue diferenciar uma da outra, aprenda com a gente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Coentro

O gosto bem marcante divide opiniões, há quem ame e odeie temperar a comida com essa erva. Para os amantes do coentro, não deixe de usar em peixes, moquecas e saladas. Você sabia que as sementes também podem ser usadas em sobremesas, como biscoitos e bolos? Muito versátil, o coentro só possui restrição quando a intenção é um prato de sabor suave, nesse caso o ideal é deixar de lado ou usar em pouca quantidade.

Salsa

Um dos temperos mais comuns da cozinha brasileira, a salsinha entrega um toque de frescor aos pratos. Combina bem com os mais diversos pratos: carnes, sopas e caldos, bolinhos fritos ou assados e até mesmo na finalização da saladinha crua. Uma outra vantagem é a possibilidade de usar os talos para temperar suas receitas.

Manjericão

Combina bem com muitas receitas. Tem sabor e aroma fortes, mas o calor pode diminuir a potência desse tempero. Pode usar e abusar em receitas assadas, geleias e molhos diversos, mas o casamento perfeito é com massas e molhos de tomate. Um ponto de observação é que o manjericão pode perder um pouco do seu sabor ao secar, então dê preferência à erva fresca se você curte um gosto mais forte.

Louro

Essa erva também é muito famosa nos lares brasileiros. Afinal, quem nunca ouviu falar na famosa folhinha de louro no feijão? A versatilidade é uma das maiores vantagens do louro e o sabor permanece intacto tanto nas folhas frescas quanto nas secas. Além da feijoada, pode apostar no uso em marinadas para carnes, ensopados e molhos. Geralmente, uma folha é suficiente para temperar muito bem as receitas.

Tomilho

Muito usado nas cozinhas de restaurantes, o tomilho não é tão comum no dia a dia. Mas não deixe de usar as folhas dele em receitas ensopadas, nas marinadas, nos caldos e em preparos feitos no forno. Se for usar em proteína animal, dê preferência para carne bovina e aves.

Alecrim

O perfume mais gostoso do mundo das ervas frescas. Além do aroma, o alecrim também tem sabor intenso, então a recomendação é não exagerar, assim você evita que ele domine todo o prato. Opte por usar em frango e em carnes de porco ou cordeiro. Também fica ótimo em legumes assados, fritos ou grelhados, além da deliciosa manteiga de ervas.

Como conservar ervas frescas por mais tempo

Para suas ervas frescas durarem mais tempo, mantendo aroma e sabor, siga os seguintes passos:

1. Lave todas as folhas e seque tudo muito bem;

2. Embrulhe as ervas em um papel toalha úmido;

3. Coloque em potes altos ou em sacos plásticos grandes, para evitar amassar as folhas, e guarde na geladeira. Precisa estar muito bem vedado para evitar a umidade que faz a folha se deteriorar.

Caso sua geladeira seja muito potente, evite armazenar perto das paredes. A alta temperatura pode acabar queimando as folhas.

Aprendeu como usar ervas frescas nos seus preparos? Então se joga e aproveite sem medo os sabores deliciosos de cada um desses temperos!

Recomendadas
Pela Web