Como tirar gordura da louça: dicas do TudoGostoso

Veja como tirar gordura da louça com essas dicas do TudoGostoso!

Lavar louça é uma daquelas tarefas domésticas que a maioria das pessoas não gosta de fazer, né? Não existe coisa pior do que, depois de comer, ter que lavar aquela montanha de panelas que estão na pia. Não é à toa que todo mundo adora receitas de uma panela só! A atividade é ainda pior quando a louça está toda engordurada. Mas calma, caro leitor, porque o TudoGostoso traz algumas dicas excelentes para ensinar a você como tirar gordura da louça. Confira!

como tirar gordura da louça

Pessoa lavando a louça

Como tirar gordura da louça

Deixe as coisas mais sujas e engorduradas por último

Não é bem um truque de como tirar gordura da louça, mas é uma dica para não passar gordura para outros itens. Parece simples, mas é muito importante que você nunca, nunquinha, comece limpando aquela panela toda engordurada primeiro. Deixe as panelas supersujas e cheias de gordura por último. Dessa forma, a gordura não passa para a esponja e você não a espalha pelo resto da louça.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dê tempo para o detergente agir

Não adianta lavar a louça enquanto enxágua! Faça sempre dois ciclos: comece ensaboando todos os itens de cozinha, sempre do menos sujo para o mais sujo. Finalize enxaguando. Assim o detergente tem tempo de agir na gordura e também amolecer eventuais sujeiras e pedaços de comida.

Remova o excesso de gordura com papel-toalha

Sabe aquela frigideira que você refogou uma cebola no azeite? Ficou com uns resquícios de gordura? Experimente remover o excesso com um pedaço de papel-toalha seco. Isso serve para os pratos, talheres e copos, formas de bolo e até refratários.

dicas de como tirar gordura da louça

Louça suja

O limão no detergente pode ser seu melhor amigo

Algumas gotas de limão no detergente ajudam a potencializar o efeito desengordurante, facilitando sua vida na hora de lavar a louça. Para isso, basta pingar algumas gotas no frasco e chacoalhar bem.

Detergente e água quente também vão ajudar

No caso de gorduras que grudaram nas panelas junto com pedaços de comida e outras sujeiras, o melhor a se fazer é encher a panela com água, colocar um pouco de detergente e depois levar para ferver. A água quente e o detergente irão amolecer essas sujeiras e permitir que seja mais fácil limpar a panela.

Não misture água à gordura

Se o seu utensílio não está com pedaço de comida grudado, comece removendo o excesso de gordura com o papel-toalha. Em seguida, passe uma quantidade razoável de detergente por cima da gordura e esfregue bem com a esponja. Não use água! Parece estranho, mas existe uma explicação: a água e a gordura não se misturam, mas a gordura e o detergente sim. Dessa forma, quando você for enxaguar o detergente, a gordura sairá junto bem mais facilmente.

Recomendadas
Pela Web