Como tirar cola de etiqueta de potes de um jeito fácil? TudoGostoso revela 4 formas diferentes

Está sofrendo para remover o rótulo ou etiqueta de algum pote? Deixa que o TudoGostoso te ajuda! Reunimos 4 métodos simples para se livrar dos resquícios de cola sem sofrimento. Veja!

Só quem já tentou reaproveitar uma embalagem de vidro ou plástico na cozinha sabe o sofrimento que é para remover as etiquetas dos potes. Às vezes a parte de papel até sai facilmente, mas acaba deixando uma cola residual que gruda muito e não descola nem se esfregar — e então a embalagem fica feia e cheia de resquício de adesivo.

Passa a ponta da faca, esfrega com a esponja, usa a ponta do dedo e nada… então como tirar cola de etiqueta de potes sem sofrer? Felizmente existem alguns métodos bem práticos para solucionar esse problema e o TudoGostoso te mostra quais são abaixo. Vem ver!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Métodos simples ajudam a remover a cola das etiquetas para reaproveitar recipientes de cozinha

1. Azeite e bicarbonato

Sabia que apenas esses dois itens são o bastante para remover cola de etiqueta de potes de forma prática? Esse é um método bom para golas mais fortes, que parecem difíceis de tirar. O segredo para não sofrer com a remoção é deixar a peça de molho.

É bem simples de fazer: faça uma mistura de azeite e bicarbonato na proporção um para um, ou seja, uma colher de bicarbonato para uma colher de azeite, por exemplo. Mexa bem e então aplique a mistura sobre o pote de vidro ou plástico, na parte da cola. Com os dedos, garanta que todas as partes estão cobertas e deixe descansando por cerca de 30 minutos.

Passado esse tempo, você verá que a cola das etiquetas vão se desgrudar muito facilmente, sem sequer precisar esfregar. Basta lavar o pote em água corrente que todo o resquício de cola vai sair e seu pote estará pronto para o reuso.

2. Casca de laranja

A casca de laranja é um dos elementos mais versáteis que existem. O TudoGostoso já ensinou a reaproveitar a casca para fazer receitas doces e também para preparar tempero cítrico caseiro. E agora a dica é: use as cascas para dissolver a cola dos potes.

Sabe aquele vidro de azeitonas que você gostaria de usar para guardar outro alimento? Ou o potinho de patê que daria um bom recipiente para coisas pequenas? Remova suas etiquetas apenas espremendo a casca da laranja sobre elas e esfregando suavemente com a ajuda de um paninho ou esponja.

As cascas das frutas cítricas têm uma substância chamada limoneno, que atua como um solvente orgânico que tem a capacidade de dissolver a cola residual. Já sabia dessa? Basta espremer a casca e usar os fluidos que saem na limpeza dos potes. Simples e ecológico!

3. Óleo de cozinha

Potes podem ser reaproveitados para guardar temperos, mantimentos e outros itens

Comprou um eletrodoméstico novo mas não consegue se livrar das etiquetas que acompanham o produto recém desembalado? Óleo de cozinha pode te ajudar. Essa é uma dica adequada para quem precisa remover a cola dos produtos, mas não tem muitos recursos em mãos. Afinal, quase sempre temos óleo na cozinha, certo?

A instrução é umedecer bem a região impregnada de cola com o óleo e deixar alguns segundos até que a cola comece a perder a aderência. Depois disso, com a ajuda de uma espátula de plástico, por exemplo, vá raspando todo o adesivo até removê-lo completamente. Por último, utilize uma esponja com água e sabão para limpar a superfície. Basta secar com um pano macio e está pronto!

4. Água quente

Que tal trocar a água fria com sabão mais esponja pela água quente na hora de desgrudar a cola dos potes? O calor ajuda a fazer a etiqueta perder a aderência, tornando a remoção bem mais simples. Para usar esse método, basta deixar o objeto submerso em água quente por alguns minutos e depois usar a esponja para soltar os resíduos. Bem fácil, né?

Veja mais: 

Exagerou no açúcar? Aprenda a salvar uma receita que ficou muito doce

Queijo coalho perfeito: truque muito simples deixa crocante por fora e derretido por dentro

7 formas inacreditáveis de reaproveitar a borra de café

Recomendadas
Pela Web