Como soltar papel-alumínio grudado: aprenda truque simples para não desperdiçar o rolo

Descubra o que fazer quando o papel-alumínio grudar no rolo sem precisar jogar ele inteiro fora

O papel-alumínio é um apetrecho muito usado na culinária para manter a comida quente e é comum ter sempre um rolo dele no armário. Mas e quando você quer usar o papel-alumínio, começa a puxar e percebe que bem no meio ele grudou e rasgou todo em volta? Chega a ser irritante, não é?

Depois de tentar soltar e não conseguir, tem gente que acha que o rolo inteiro está perdido e joga tudo fora. Mas e se você soubesse que tem jeito? Com um truque simples você consegue soltar papel-alumínio grudado e usar o restante do rolo facilmente! Confira no TudoGostoso como fazer e não passe mais sufoco!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
como soltar papel-alumínio grudado: homem cobrindo travessa com papel-alumínio

Aprenda como soltar o papel-alumínio grudado para conseguir tirar folhas inteiras e usar na cozinha

Como soltar papel-alumínio grudado?

O truque para soltar papel-alumínio grudado é tão trivial que você não precisa de uma lista extensa de ferramentas para resolver. O segredo é usar o próprio papel-alumínio. Quando ele grudar no meio e rasgar em volta, não puxe mais.

O papel-alumínio é um material delicado e qualquer força a mais faz ele rasgar. Algumas pessoas continuam puxando na esperança de soltar na próxima volta, mas acabam desperdiçando ainda mais.

Em vez disso, corte fora a parte que já rasgou e amasse até fazer uma bolinha. Pegue a bolinha de papel-alumínio e use ela para esfregar na parte grudada do rolo. Não precisa fazer muita força. O atrito vai fazer com que a parte colada solte e sobre apenas o alumínio inteiro por baixo. É só puxar a folha que ela estará solta e como nova!

como soltar papel-alumínio grudado: pessoas segurando uma bola de papel-alumínio

Fazer uma bolinha com o papel-alumínio rasgado é a solução para soltar a parte grudada do rolo

Como aproveitar as sobras de papel-alumínio rasgado?

O papel-alumínio que rasgou normalmente vai direto para o lixo, mas você pode aproveitá-lo de outras maneiras. Você pode, por exemplo, limpar a panela queimada com papel-alumínio. Faça uma bolinha com as sobras do material, coloque água e detergente e esfregue na crosta da panela.

O mesmo truque pode ser utilizado para limpar a sujeira de uma grelha. Depois de fazer aquele churrasco, use o papel-alumínio amassado para remover a gordura presa em cada haste. Está com uma tesoura que não corta direito? Dobre um pedaço de papel-alumínio algumas vezes e faça cortes nele para afiar as lâminas.

Como puxar o papel-alumínio sem amassar?

Você sabia que a própria embalagem do papel-alumínio ajuda você a puxar uma folha do material sem que ele amasse? Em cada ponta tem uma aba que você consegue empurrar para dentro e que segura o rolo no lugar.

Depois, abra a embalagem no sentido do comprimento. Então é só puxar que a folha virá inteira e sem amassados e pronta para cortar. É um recurso prático para quem não tem um porta rolo de papel-alumínio em casa. E não se esqueça de usar o lado correto do papel-alumínio!

O papel-alumínio é tão fino e delicado que pode ser difícil tirar uma folha inteira e sem rasgar

O que pode substituir o papel-alumínio?

Se você quiser deixar esse utensílio de lado, você pode substituir o papel-alumínio por outros materiais similares. O papel-manteiga e o papel-pergaminho podem forrar formas de biscoito e bolo. O saco para cozinhar é uma alternativa para assar carnes, batatas e mais. Assim você pode deixar o papel-alumínio de lado e não se preocupar mais se ele vai grudar ou não.

Como soltar papel filme grudado?

O papel filme grudado é outro problema frequente na cozinha. O plástico, muito utilizado para fechar embalagens e preservar alimentos, adere com facilidade e até puxar a ponta dele pode ser um sufoco. O truque para soltar o papel filme grudado é bem simples: colocar o rolo na geladeira. Vale deixar ele guardado lá ou colocar uma meia hora antes de usar. Pode testar que verá como faz toda a diferença!

Veja mais:

Como substituir o papel-alumínio e entenda se é saudável usá-lo no preparo da comida

Utilidades do papel-manteiga: 5 truques que você não conhecia

Recomendadas
Pela Web