Como saber se o ovo está estragado

Identifique se o ovo está estragado ou não utilizando alguns truques simples.

Confira algumas dicas para saber se o ovo está em bom estado.

Como saber se o ovo está estragado: confira dicas simples!

Assim como a batata, o ovo é um dos ingredientes mais versáteis que temos em nossa cozinha. Além de ter vários benefícios para a saúde, é riquíssimo em proteína e faz parte de várias receitas saborosas, como massas de bolos, tortas e pães. E mais: essa delícia pode ser a estrela do prato, garantindo almoços e lanches práticos, rápidos e deliciosos!

Como saber se o ovo está bom

Geralmente, quando vamos comprar ovos, é comum vermos caixas com 6 ou 12 ovos. E aí você se indaga: o que fazer com tanto ovo? Convenhamos que receitas com ovos é que não faltam, né? Porém muitas vezes utilizamos apenas alguns e os outros vão ficando ali aguardando a hora de serem utilizados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
O copo com água pode indicar se o ovo está bom ou não.

Um copo com água pode ser um truque sagaz para descobrir se o ovo está ou não em bom estado!

E eis que, depois de uns dias, você resolve colocar aqueles ovos nas receitas! É possível identificar se estão estragados sem quebrá-los e se deparar com uma cena trágica? Confira dicas que vão te ajudar a tirar essa dúvida cruel.

Fique de olho na validade

Essa dica você deve estar cansado de ouvir, mas não custa nada reforçar! Tome como hábito da sua vida olhar a validade dos alimentos antes de comprá-los. Essa data indica o período em que ele estará conservando melhor seu frescor, sabor e textura.

O truque do copo

Esse truque é simples e certeiro! Você vai precisar apenas de um copo largo com água fria. Coloque o ovo, um por vez, dentro do copo e fique de olho nesses sinais: se o ovo afundar e ficar de lado no fundo do copo, é sinal de que está fresquíssimo! Se o ovo afundar e ficar “em pé” no fundo do copo, é sinal de que ele está próprio para consumo. Porém, se o ovo boiar, é sinal de que não está fresco.

Fique atento a cor, textura, aroma e barulho dos ovos.

Além dos truques, fique de olho na cor, na textura e no aroma dos ovos — inclusive no barulho!

Investigue mais a fundo

O ovo boiando é sinal de que não está fresco, mas, se quiser, você pode verificar melhor quebrando o ovo. Você pode notar isso pela cor da clara — se ela estiver rosada ou esverdeada, foge que é cilada! Se a gema ou clara estiverem com pontinhos pretos ou verdes, jogue o ovo no lixo.

Ouça o ovo: é verdade

Oi? Parece loucura, mas é uma técnica simples que vai indicar o frescor do ovo! Com o passar do tempo, a clara e gema perdem a umidade, ficando ressecadas e, consequentemente, encolhendo. Sendo assim, uma “bolsa de ar” passa a tomar conta do espaço, fazendo com que o conteúdo se deslize com mais facilidade dentro do ovo, emitindo sons. Se você chacoalhar o ovo e ouvir sons, é sinal de que não está fresco.

Quanto mais barulho ao agitar, mais sinal de que está estragado.

Mau cheiro: ovo no lixo

Não custa nada lembrar, né? Cor e cheiro são fatores essenciais para saber se um ovo está ou não em bom estado. O cheiro de ovo estragado é o sinal certeiro para você descartá-lo e evitar uma possível intoxicação alimentar.

Recomendadas
Pela Web