Como saber se o mel é puro? Veja 5 truques para checar se é mel falsificado

Sabia que você pode estar com um mel falsificado dentro de casa? Para identificar qual é o seu, confira por meio de 5 testes diferentes!

O mel da sua casa está duro ou mole? Se você costuma consumi-lo com frequência, é importante identificar se o mel é puro ou falsificado. O grande ponto é como saber se o mel é puro? Para te dar uma mãozinha, o TudoGostoso reuniu 5 truques culinários que te ajudam a saber qual o tipo de mel que você está consumindo. Faça os testes e descubra hoje mesmo!

Descubra como saber se o mel é puro: mel em um pote de vidro transparente

Como saber se o mel é puro?

O que é mel falso?

O mel falso é aquele que pode conter aditivos nocivos à saúde, como glicose industrial, corantes, estabilizantes, sacarose, anilina, iodo e outros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Qual é o melhor tipo de mel?

O mel puro é o melhor tipo, pois ele é mais saudável do que, por exemplo, os açúcares do mercado.

Quais são os benefícios do mel para a saúde?

De forma geral, o mel possui ação antibacteriana. Além disso, o mel contém antioxidantes, ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora os níveis de colesterol, faz bem para a saúde gastrointestinal, alivia sintomas de resfriado, entre outros.

5 formas de verificar se o mel é puro

Agora que você já sabe sobre os benefícios do mel para a saúde, confira como verificar se o mel da sua casa é realmente puro.

1 – Teste de água

Esse teste é bem simples. Você só vai precisar de 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta colocar uma colher (de sopa) de mel em um copo de água. Dica: se o mel for puro, ele permanecerá no fundo. Caso ele seja falsificado, o mel se dissolverá na água.

Como saber se o mel é puro: mel em uma jarra

Veja como esse teste pode te ajudar a saber se o mel é puro

2 – Teste de vinagre

Outra forma de testar se o mel é puro é usando o vinagre. Para fazer esse teste, misture uma colher (de sopa) de mel em um copo de água com algumas gotas de vinagre. Dica: se o mel for puro, ele não vai reagir, já se o mel for falsificado, a mistura pode gerar até uma espécie de espuma.

3 – Teste do pão

A terceira opção é utilizar um pão velho. Para isso, coloque uma grande quantidade de mel em cima do pão duro. Dica: após 10 minutos, se o pão estiver amolecido, ele é falsificado. Agora se o pão estiver intacto, ele é realmente puro.

4 – Papel-toalha

Outra dica simples é fazer o teste usando um papel-toalha. Pingue umas gotinhas do mel em cima do papel. Dica: se o mel for absorvido pelo papel-toalha, isso significa que ele não é puro, caso ele não seja absorvido, esse é o sinal de que ele é puro.

5 – Geladeira

Você sabia que o mel puro cristaliza? Isso mesmo! Em temperaturas abaixo de 25ºC, dentro da geladeira, por exemplo, se o mel endurecer (cristalizar) é sinal de que ele é puro.

Como conservar o mel puro?

O mel pode ser armazenado dentro da geladeira, mas o ideal é que ele seja mantido em temperatura ambiente, pois dessa forma você evita que ele fique cristalizado, como explicado acima. Quando o mel é puro, ele endurece rapidamente dentro da geladeira e acaba se tornando difícil para o manuseio em receitas.

Como saber se o mel é puro: jarra de mel em cima da mesa

Veja como conservar o mel

Veja mais:

Benefícios do açúcar de coco para a saúde: confira

Açúcar vicia? Descubra aqui no TudoGostoso

Utilidades do açúcar: descubra 6 usos para esse ingrediente

Recomendadas
Pela Web