Como saber se o fermento está bom: confira

Confira como saber se o fermento está bom!

O fermento é aquele ingrediente indispensável no preparo de bolos, massas e pães. Porém dificilmente iremos usar o fermento que compramos para preparar uma receita só, né? Então, é comum guardamos para usar em outro momento. No entanto, muitas vezes acabamos preparando uma receita sem testar o fermento e ela acaba dando errado. Para que isso não aconteça mais, hoje vamos ensinar como saber se o fermento está bom. Vem com a gente!

como saber se o fermento está bom

Diferentes tipos de fermento

Como saber se o fermento está bom

Primeiro, é importante saber como conservar cada tipo de fermento. O fermento químico, aquele em pó usado em receita de bolo, deve ser mantido bem longe da geladeira, em lugar seco e fresco. Ele possui uma validade um pouco maior do que os outros. Já o fermento biológico deve ser mantido na geladeira, sempre refrigerado. O seu prazo de validade, porém, é mais curto. Ou seja: é importante usá-lo rapidamente!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, antes de começar a preparar uma receita, é importante confirmar se o fermento ainda está bom e existem truques simples para cada um deles. Confira:

Fermento químico

Em um recipiente, coloque 1 colher (chá) de fermento e acrescente 1/2 xícara (chá) de água fervendo. Se a mistura começar a borbulhar bastante, seu fermento está ótimo e pronto para ser usado. Se não… É hora de dar tchau para ele!

Ah, e nada de usar essa mistura para fazer o bolo, viu? Ela serve apenas para testar se o fermento está bom e não tem utilidade para a receita!

confira como saber se o fermento está bom

Tabletes de fermento biológico fresco

Fermento biológico fresco

O fermento biológico fresco é aquele que vem em tablete e é muito fácil saber se está bom: basta amassá-lo. Se ele esfarelar, pode usar tranquilamente. Agora, se ele grudar nas mãos e ficar tipo uma massinha de modelar, já era, caro leitor. Vai ter que correr no mercado para comprar um novo!

Fermento biológico seco

O fermento biológico seco é o mais chato de testar: misture uma pequena quantidade com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e um pouco de água mornar. Espere alguns minutos. Se a mistura ficar esponjosa, pode comemorar porque o seu fermento ainda está bom!

Recomendadas
Pela Web